TRÂNSITO
Hoje quero fazer uma sugestão ao Serviço de Trânsito de Blumenau. Acontece que verifiquei o perigo que representa uma sinaleira bem no fim da Rua Stanislau Schaette com a General Osório. Ela abre para quem vai dobrar a direita e para a esquerda. Para a direita só serve para dar oportunidade aos pedestres de poderem atravessar na faixa de segurança. Para a esquerda abre simultaneamente com a colocada para o trânsito de quem procede da Água Verde. O perigo de acidente é grande e maior para quem deseja ir ao Laboratório Santo Antônio, situado bem próximo da confluência. Verifiquei isso quando fui fazer exame de sangue e tive que dar uma de maluco para conseguir chegar ao meu destino. Quero sugerir que a sinaleira da Stanislau Schaette abra pelo menos 30 segundos antes da existente na General Osório. É minha contribição para a paz no trânsito.
URBANO
Em Florianópolis, o superintendente do DNITT em Santa Catarina, Amauri Souza Lima, e o deputado estadual Oscar Gutz (PL) participaram da assinatura do convênio para a construção de um viaduto no quilômetro 138 da BR-470, em Rio do Sul. Previsto um investimento de 20,2 milhões de reais, com prazo total de 24 meses para a entrega da obra, ardentemente desejada pela população do Alto Vale, principalmente daqueles que precisam passar pela rodovia no perímetro urbano.
SILÊNCIO
A presença de Daniel Vorcaro na CPI do Master, em Brasília, foi autorizada para o dia 5 de Fevereiro. Entretanto, para possibilitar o aprofundamento das investigações sobre irregularidades em créditos consignados para beneficiários do INSS foi transferida para o dia 26. O ministro Dias Toffoli permitiu a saída de São Paulo, portando tornozeleira eletrônica. Vorcaro poderá se recursar a responder questionamentos quanto à venda do seu banco para o BRB de Brasília, ao contrato de 130 milhões firmado com Viviane Barci de Moraes e à sociedade de sua família com a família do ministro Dias Toffoli. O senador Carlos Viana (Podemos-MG) declarou que não pretende constranger o executivo mas que “os parlamentares podem fazer as perguntas que quiserem”. Vai ser uma série de “faço uso do direito de permanecer em silêncio”.
COLEGAS
Edson Fachin e Carmen Lúcia querem o Código de Ética. Alexandre de Moraes, em sessão plenária do STF, demonstrou claramente que é contra. Fez um pronunciamento dizendo que a Constituição Federal faz do magistrado o profissional mais vetado em suas atividades. Só permite trabalho extra como professor e fazendo palestras. Afirmou que “as palestras estão sendo demonizadas”, principalmente pela Mídia, por ignorância ou má-fé. Fez uma argumentação em defesa de possível herança, de participação acionária em empresa e que nenhum juiz pode julgar casos relativos a parentes ou que tenham mulher, filho ou outro familiar advogando na justiça. Esta defesa provocou mais críticas ao ministro, odiado pelos bolsonaristas e, provavelmente, temido pelos colegas.
CORTE
Já estamos acostumados a ver ministros do STF levando pauladas e pedidos de “impeachment”. O presidente Lula sugeriu que haja mudança na questão do mandato para os magistrados. De fato, mão faz sentido que um jovem nomeado com 35 anos só saia com 75, decidindo por 40 anos. Por outro lado, o ministro Flávio Dino, chamado de comunista, deu uma cartada que está sendo elogiada por todos. Tomou decisão liminar mandando suspender o pagamento dos penduricalhos para funcionários dos 3 poderes, na União, Estados e Municípios. Para se tornar decisão definitiva ainda tem que passar pela votação do plenário. Não acredito que seja derrotado pelos colegas, embora também sejam afetados. É uma oportunidade para melhorarem a imagem da Suprema Corte.
MARTE
Expirou o último pacto de armas nucleares entre Rússia e EUA. Apesar de estarem, conversando, é evidente que aumenta o temor pelo risco de um conflito atômico. Para especialistas, ouvidos pelo portal Terra, o colapso do “Start” pode levar a uma nova corrida armamentista e fomentar a instabilidade global. A Rússia quer parceria com Brasil, China, Índia e outros países para “dominar” o espaço sideral. O Lula disse, em entrevista para o UOL, que vai a Washington e falar olho no olho com Trump. Será que além de defender a solução do problema da Venezuela pelos venezuelanos, Cuba Libre de bloqueios, também vau abordar o desejo russo de nos levar para a Lua e Marte?
Comentários
Postar um comentário