RETALIAÇÃO
Paulo Henrique Peruzzo, jovem repórter do Portal Alexandre José, continua fuçando na história blumenauense. Produziu um documentário, de pouco mais de 5 minutos, que me ensinou a respeito de episódio que eu não tinha conhecimento. Blumenau era um grande município, que se estendia de Curitibanos até Itajaí. Na pretensão de diminuir a força política e econômica germânica e nacionalizar a Antiga Colônia Alemã, Getúlio Vargas, em 1934, mandou o interventor em Santa Catarina, Aristiliano Ramos, desmembrar o território em vários municípios. Foram então criados os municípios de Gaspar, Indaial, Timbó e Albérgia (atual Ibirama). Era uma vingança porque em 1933 os blumenauenses não elegeram os candidatos do Governo Vargas. Houve a promessa de ser feito um plebiscito para ver se a população era favorável. Mas, o governo estadual não a cumpriu. O fato provocou um movimento de protesto, com cartas para autoridades, ida de representação ao Rio, que não foi recebida pelo governo federal e em 22 de Fevereiro de 1934 o comércio fechou as portas e o povo foi para a Rua XV. O prefeito Jacob Schmidt foi exonerado e Aristiliano Ramos nomeou o capitão da polícia militar Antônio Martins dos Santos para assumir o cargo e acabar com os protestos. Mais tarde houve outros desmembramentos e 36 novos municípios foram criados. Blumenau começou a deixar de ter o tamanho de um país europeu. O Movimento Blumenau Unido chegou a se preparar para o uso das armas, mas a liderança decidiu evitar o derramamento de sangue. Um dos líderes era Amadeu da Luz, juiz de direito e filho do ex-governador Hercílio Luz. Apesar de reduzido territorialmente a 518.619 quilômetros quadrados, o município de Blumenau é um dos principais polos econômicos catarinenses e nossa cidade é a terceira maior de Santa Catarina. Imagine se tivesse continuado com os 10.610 quilômetros quadrados que tinha até a retaliação.
HOMENS
A indústria catarinense é a que mais emprega mulheres no nosso país. Nosso índice situa-se 8% acima da média nacional. Em Santa Catarina 33,31 de quem trabalha na indústria são mulheres, enquanto a média naciional é de 25%. Os segmentos que mais empregam nossas guerreiras são o têxtil, confecção e calçados. Temos 301,8 mil mulheres trabalhando na indústria. O maior grupo (33,5%) é das colaboradoras entre 18 e 29 anos. O segundo (28,5%) na faixa de 30 a 39 anos e o terceiro (22,4%) de 40 a 49 anos. As coroas representam 15,6% do total. Só resta saber se não se trata de um estratagema empresarial porque as mulheres têm salário menor do que o dos homens.
FALSO
Cidadão encostou a BMW no estacionamento de um supermercado de Canoinhas, no Norte de Santa Catarina, e foi às compras. No caixa entregou uma nota de 200 reais e, quando viu que a equipe supermercadista suspeitou da moeda, tratou de escapar e fugir com seu carro de luxo. A Polícia Militar foi acionada e encontrou o homem na região. Durante a revista foram encontradas duas cédulas de 200 reais com o mesmo número de série, na carteira de um dos ocupantes do veículos. Foi encontrada também uma nota fiscal de outro supermercado, onde fôra feita uma compra também paga com dinheiro falso.
CLIMÁTICAS
Manaus ficou 8 horas sem energia elétrica, com os moradores atravessando a noite no escuro e sendo prejudicada a distribuição da água potável. Bem longe da capital do Amazonas, em Blumenau também houve um apagão que deixou mais de 9 mil unidades consumidoras sem o fornecimento de luz. O centro foi o ponto mais afetado com 5.128 interrupções, ficando às escuras. Acho que não foi o costumeiro furto de fio de cobre e nem consequência de ventania muito forte. Então só resta para a Celesc descobrir o que foi que aconteceu ou dar a desculpa das mudanças climáticas.
CEREAIS
Com o processo de globalização, os países ficaram na dependência dos outros. Por isso dá para entender porque o ministro da fazenda, Fernando Haddad, haver declarado que torce para que a política econômica de Milei dê certo. De acordo com sua opinião, com a qual concordo plenamente, o sucesso da economia argentina é fundamental para o Brasil.
CEREAIS
Recentemente comentei que o presidente Donald Trump, com sua política econômica, pode nos jogar nos braços da China. Pois, já na expectativa de uma guerra comercial com os Estados Unidos, a China aumentou a importação da soja brasileira. Nos dois primeiros meses de 2025 os chineses foram responsáveis por 79% do total das nossas exportações. A China, que é o maior importador do produto, ao mesmo reduziu as suas importações de soja norte-americanas e aumentou as do Brasil, segundo a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais.
CONDUTA
O UOL revelou que o Itamaraty montou uma rede clandestina durante a ditadura militar brasileira para espionar milhares de pessoas no exterior. O CIEX (Centro de Informação no Exterior). Criado em 1966 e extinto em 1986 monitorou cerca de 17 mil pessoas, sendo dois terços delas estrangeiras. Acho que, sendo jornalista e morando na Alemanha, trabalhando na Deutsche Welle e como o governo em Bonn não simpatizava com o regime militar, meu nome também estava na lista. Felizmente sempre me dei bem com os nossos adidos militares. A não ser que eles também estivessem de olho na minha conduta.
GREMISTA
Fiquei devendo os resultados de Flamengo x Vasco e Santa Catarina x Avaí. O Flamengo vai disputar a final, acredito que contra o Fluminense, pois ganhou de 2 a 1 do clube da cruz de malta. Em Rio do Sul, com muita emoção, após o empate na partida, o Avaí se classificou para a final vencendo por 8 a 7 nos pênaltis. No Rio Grande do Sul ficou mais longe o sonho do Grêmio de conquistar o octocampeonato. Perdeu do seu maior rival, o Inter, por 2 a 0, em pleno estádio gremista.
Comentários
Postar um comentário