QUER
Na Câmara Municipal de Balneário, estava sendo criado o Dia da Democracia. O jovem vereador Jair Renan Bolsonaro resolveu fazer um discurso em defesa do Regime de 64 e pediu que explicassem por que chamam de Golpe se o povo estava nas ruas pedindo a intervenção militar para evitar o comunismo. Cutucou a onça com vara curta e teve que ouvir que, como está há pouco tempo na cidade, não sabe que o primeiro prefeito eleito do município que ajudou a fundar, Higino João Pio, foi preso, torturado e morto na Ditadura. A família levou 56 anos para obter a certidão de óbito, com o reconhecimento de que a morte, no dia 3 de Março de 1969, não foi por suicídio. Agora consta: Assassinado pelo Estado brasileiro. O Dia da Democracia será uma homenagem a ele, que além de político foi comerciante e hoteleiro. E foi o dia escolhido por ser a data da sua morte, coincidentemente com o aniversário da esposa, Amélia Cherem Pio. Ele foi enterrado em caixão lacrado, em Itajaí. Seus restos mortais agora serão levados para Balneário Camboriú. A lição para o vereador importado: “Quem diz o que quer, ouve o que não quer”.
CATARINENSE
Quando casou com Dona Francisca, Dom Francisco, o Príncipe de Joinville, recebeu de presente um grande espaço de terra em Santa Catarina. Após a região ser escolhida a dedo e demarcada, o Príncipe cedeu uma área inicial de 8 léguas e depois mais 12 léguas a Christian Mathias Schroeder, um senador alemão que veio de Hamburgo. Foi assim que surgiu Schroeder, das terras de Joinville. Hoje a cidade tem 20 mil habitantes. Em 1901 chegaram os primeiros imigrantes alemães, luteranos. Em 1919 colonizadores italianos, católicos, procedentes de Luiz Alves, foram participar da vida comunitária. Um lugar pequeno, com apenas 165.237 quilômetros quadrados, mas rico em belezas naturais e com meio ambiente preservado. Aliás, é o único que mantém metade do território com Mata Atlântica intocada e tem praia natural no Centro. Sua história se mistura com a de Joinville, a maior cidade catarinense.
ENFERMAGEM
O estudante Leandro Pinheiro, 25 anos, estava distribuindo seu currículo em busca de emprego. De repente recebeu o telefonema de um empresário dizendo que havia, por engano, feito um Pix de 200 mil reais para a sua conta bancária. Verificou que realmente o dinheiro foi transferido para ele e providenciou a devolução. O dono da grana comprou uma carreta de bovinos e ficou desesperado quando notou que transferiu o valor para número errado do vendedor. O empresário deu-lhe mil reais de gratificação. No dia em que o dinheiro caiu na sua conta, Leandro havia feito uma entrevista de emprego e foi chamado para trabalhar como estoquista. Contou que se sente recompensado e que “a maior recompensa foi a consciência tranquila”. O rapaz está morando em Goiânia há um ano e estava vivendo do seguro-desemprego. Seu sonho é formar-se Técnico de Enfermagem. Um exemplo que mostra que a honestidade tornou-se rara, contudo persiste existindo.
CHERNOBIL
Alexandre Caporal, presidente interino da Eletronuclear, declarou que “Se não houver uma solução, seremos os Correios amanhã”. Referiu-se ao impasse em torno da usina nuclear Angra 3 que, segundo ele, só dispõe de recursos em caixa para aguentar até meados de Março. Precisa que haja uma solução para evitar o colapso financeiro. Não precisa de aporte do Tesouro Nacional, se os bancos não cobrarem a dívida de 7 bilhões, relativas ao empreendimento, com as obras paralisadas há 10 anos. Eu não tenho nada com isso. Mas, se tivesse que tomar uma decisão, eu simplesmente fecharia as usinas nucleares. Temos energia elétrica abundante das hidrelétricas, eólica e solar. Não precisamos correr o risco de um acidente como o de Chernobil.
ALERJ
No Carnaval do Rio de Janeiro, a Acadêmicos de Niterói, que subiu para a Série A, vai levar para o Sambódromo uma samba enredo homenageando o presidente Lula. A senadora Damares Alves entrou com ação tentando impedir o desfile na Marquês de Sapucai, no dia 15 de Fevereiro, que deverá ser aberto justamente pela Acadêmicos de Niterói.. O presidente da sociedade carnavalesca, Wallace Palhares, foi demitido do cargo que ocupava na Comissão de Transportes, ligada ao gabinete de Dionísio Lins (PP), vice-líder do governo Cláudio Castro (PL) na ALERJ.
DECIDIR
Para incentivo ao Carnaval, a EMBRATUR destinou 12 milhões de reais para serem distribuídos às 12 Escolas do Grupo Especial. Um milhão para cada um, mas parlamentares da Oposição querem o bloqueio da verba para esta escola de samba de Niterói e recomendação de áreas técnicas do TCU. A PGR também quer barrar a homenagem. Acusação de uso de verba pública para promoção política. Complicado porque a verba é igual para todos os grupos que irão desfilar. Claro que vira propaganda eleitoral, mas o bloqueio faria sentido se o quinhão fosse maior para os que decidiram passar cantando: “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”. O dinheiro pode ser bloqueado, por ser público e não privado, mas o enredo não. É a famosa liberdade de expressão. O Lula vai estar lá para receber aplausos dos lulistas e dos bolsonaristas uma saraivada de vaias. O caso pode ir parar no Tribunal Superior Eleitoral, pois o Rei Momo não tem autoridade para decidir.
EUA
O secretário de estado norte-americano, Marco Rubio, em janeiro, afirmou que os EUA devolveram à Venezuela o valor restante da primeira venda de petróleo após a captura de Maduro. Disse que a primeira parte, 300 milhões de dólares foram pagos e os outros 200 milhões ficaram retidos numa conta. Segundo a Agência Reuters, os 200 milhões foram repassados para o governo da Venezuela. Conforme o funcionário, que deu a informação, “o dinheiro será distribuído em benefício do povo venezuelano, a critério do governo dos EUA”.
Comentários
Postar um comentário