MEMÓRIA
Segunda-feira gravei o Mesa de Bar mais cedo, com o Caleb Zaniz, voltei para casa, comecei a jogar paciência e passei batido. Só às 21:30 horas descobri que não havia postado o meu Blog. Pesso perdão aos leitores que aguardam a postagem às 18:00 horas Prometo que isso não vai mais acontecer, a não ser que falhe a minha memória.
OUVIDA
O blumenauense Júnior Jacinto faz uma queixa que é muito válida: “Moradores de Blumenau estão esperando meses e até mais de um ano por retornos com especialistas, exames e acompanhamentos médicos na Policlínica. Pessoas que já passaram por cirúrgia, que fizeram exames, que precisam de cardiologista, ortopedista… e até agora nada. Quando o retorno sai – quando sai – o exame muitas vezes já perdeu a validade. Quem sofre? O trabalhador. O pobre. Quem depende do SUS. Enquanto isso muitos grandões, que deveriam fiscalizar e cobrar soluções, estão sentados em cadeiras confortáveis, em silêncio na sala com ar condicionado, longe da realidade de quem enfrenta fila, dor e incerteza. Saúde não é favor. É direito constitucional. E dignidade não pode esperar. Esse é um pedido de respeito à População de Blumenau. Se você passa ou ja passou por isso, comente e compartilhe. A voz do povo precisa ser ouvida”.
VALER
Embora existam pesquisas e pesquisas e agora vemos o resultado de diversas eleitorais, feitas semanalmente. Elas refletem uma situação momentânea e não representam o resultado final de uma eleição. Uma que foi feita pela “Real Time Big Data” e mostrada no Instagram, apontou que Lula vence em 21 unidades da federação, no primeiro turno. Perde para Flávio Bolsonaro em Roraima, Rondônia e no Acre, para Ronaldo Caiado em Goiás e para Ratinho Júnior no Paraná e Santa Catarina. Considerável e decisivo o número dos eleitores que se dizem indecisos e grande a dos que afirmaram que não vão votar, no Distrito Federal e em todos os 26 Estados da Federação. A campanha, contudo, ainda nem começou pra valer.
SOBREVIVÊNCIA
Recebi vídeo de um cidadão já idoso, fardado, anunciando que é oficial da reserva e que politicamente se alinha à direita. Faz questão, contudo, de se manifestar contra o privilégio das filhas de militares que recebem pensão, por um direito criado da década de 60 e que acabou nos anos 2000. Mas, por ser direito adquirido, prevalece para 137.000 que continuam recebendo. Tem filhas de generais recebendo 70 mil reais. Em 2020, dos 19,6 bilhões pagos em pensões, 60% foram para elas. O privilégio começou quando as mulheres não costumavam trabalhar e assim, quando o pai militar morria, tinham uma pensão enquanto solteiras. Aí elas casavam só na igreja, não formalizavam o matrimônio civil e permaneciam recebendo o benefício. Hoje as mulheres trabalham, podem até servir no exército, aeronáutica e marinha, com a possibilidade de fazer carreira e galgar até posições de comando. Concordo que é preciso que acabemos com tais privilégios, enquanto os que calejaram as mãos trabalhando durante 40 anos recebem uma mixaria e quando morrem, as viúvas ficam com menos ainda para a sobrevivência.
ADOLESCÊNCIA
O Papa Francisco não agradou a muitos católicos conservadores. Primeiro porque era contra o Constantinismo, que foi a união do Poder com a Igreja. O Sumo Pontífice argentino também era anticlerical. Na sua opinião os padres tem que estar na frente do rebanho, mas também no meio, para conviver, e atrás, para tocá-lo para frente. Nunca, porém, em cima dele. O escritor espanhol Javier Cercas, que se anuncia ateu, anticlerical, laico militante, racionalista contumaz, impio e rigoroso, foi convidado para acompanhar o Papa Francisco na viagem para a Mongólia. Teve autorização para escrever livremente o que quisesse. Ficou impressionado com a homilia de Francisco e escreveu o romance “O louco de Deus no Fim do Mundo, que mistura a sua biografia com a crônica da viagem. O livro foi lançado em versão para a língua portuguesa. Fiquei curioso para verificar se ele conseguiu recuperar a fé perdida na adolescência.
FEDERAL
Macacas de auditório dos norte-americanos, adoramos a música, a língua e a biografia dos norte-americanos. Se o cara lá esbanja dólares é porque construiu uma fortuna da maneira mais honesta possível. Já, aqui, quando alguém prospera, a inveja logo nos diz que foi produto de algum golpe. Pode até ser verdade. Mas, se os irmãos Joesley e Wesley Batista, fossem cidadãos dos EUA seriam venerados e admirados pela sua competência. De fato, eles começaram em Anápolis, Goiás, em 1980, com o açougue do pai, e hoje são os donos da JBS maior produtora de proteína animal do mundo e estão comprando outras empresas e investindo em celulose, energia, finanças (PicPay) e alimentos processados. A maioria nacional fica torcendo pelo seu fracasso ou para que sejam pegos numa operação da polícia federal.
ANUALMENTE
A fundação criada por Howard Buffett (71) já desembolsou mais de 1 bilhão de dólares de ajuda à Ucrânia e desembolsou grandes somas para o desenvolvimento agrícola na África, América Central e América do Sul. O filho, do filantropo Waren Buffett (95), sinalizou mudança nas ações de filantropia com doação de 150 bilhões de dólares. Numa nova mensagem declarou que não é possível combater a pobreza sem um sólido Estado de Direito. Disse que abordar a oportunidade econômica não é suficiente para resolver a pobreza sozinha, em países como o Congo e o Sudão, onde o estado de direito é minado por conflitos. O comentário foi feito enquanto ele e os irmãos, Susan e Peter, se preparam para doar a riqueza do pai por meio da filantropia. Isso fez parte do “Giving Pledge”, que seu pai cofundou, em 2010, junto com Bill e Melinda Gates, prometendo doar 99% de sua riqueza durante sua vida e convidando outros americanos ricos a doar pelo menos 50% de sua riqueza para caridade. Percebendo que esse plano era inviável, Warren decidiu direcionar sua fortuna para as fundações de caridade de cada um dos três filhos, possibilitando a distribuição de cerca de 500 milhões de dólares anualmente.
BARRADÃO
Vou entrar no Pacto do Lula com o Davi Alcolumbre, Hugo Motta e Edson Fachin em prol das mulheres. Este ano temos campeonatos estaduais, campeonato nacional, Copa do Brasil, Copa Libertadores, Copa Sul-Americana, Supercopa do Brasil, Supercopa Latino-Americana, Copa Intercontinental, amistosos da Seleção e Copa do Mundo. As mulheres vão se irritar porque atrapalha o horário das novelas. Elas vão xingar bastante. Mas, pelo amor de Deus, não batam nas suas esposas por causa do futebol. No fundo elas tem razão: é jogo demais, para ajudar as “Bets”. E, por sinal, nesta noite começa a terceira rodada do campeonato brasileiro. Às 21:30 horas, tem Vitória x Flamengo, no Barradão.
Comentários
Postar um comentário