MANGUEIRA



Como não sou carnavalesco, não estou acompanhando a cobertura dos desfiles do Carnaval de 2026. Não tive nem a curiosidade de assistir à apresentação da homenagem que a Escola de Samba Unidos de Niterói fez para a trajetória do Lula, da infância miserável à presidência da república. A escola pode até voltar para a segunda divisão, mas uma coisa ela conseguiu: está sendo a mais comentada do Carnaval Carioca nas redes sociais. Mais do que a Portela e a Mangueira.


SAMBA


Independente das notas que receberá na Quarta-Feira de Cinzas, a Unidos de Niterói continuará em cartaz por um bom tempo. Michelle Bolsonaro protestando contra o palhaço Bozo, colocado atrás das grades, que viu como ofensa ao seu marido. O governador mineiro, Romeu Zema, dizendo que vai pedir que Lula não saia candidato pelo crime de desrespeito à religião, porque, desrespeitosamente, colocaram 4 Evangélicos dentro de uma Lata. O Partido Novo e outros mais reclamam do dinheiro público que o Governo Federal deu para a Escola de Samba.


JOAÇABA


Mais uma vez as opiniões estão divididas entre juristas e apoiadores. Há os que dizem que não foi dado nome ao palhaço preso e que só a Michelle reconheceu que representava o Capitão Bolsonaro. Na verdade, porém, todos viram que era uma crítica para o Mito preso. Quanto aos Evangélicos na Lata, muitos comentam que não foi o Lula que mandou colocá-los. E referente ao argumento de que Lula investiu dinheiro público para a homenagem, a contestação é que a União foi a que menos destinou recursos. Foram 12 milhões, como no ano anterior, e distribuídos de forma equitativa, pela EMBRATUR. 1 milhão para cada uma das 12 Escolas de Sampa do Grupo Extra. Além disso o Governo Estadual concedeu doação de 40 milhões de reais e a Cidade do Rio de Janeiro 25,8 milhões. Justifica-se o investimento porque os 2 milhões de turistas vão deixar no Estado 10 bilhões de reais e na Cidade Maravilhosa 5,7 bilhões. Fora a projeção internacional com a maior festa do mundo. Isto derruba a acusação de que os 700 milhões de dinheiro público aplicados no Carnaval em todo o país dariam para construir centenas de creches e escolas. Não gosto de Carnaval, mas não sou contra a festa do Rei Momo, que gera muitos empregos e movimenta a economia no período das férias, entre o Natal e a Páscoa, até mesmo em Joaçaba.


NAÇÕES


O Poder Judiciário, contudo, vai ser mais uma vez amplamente acionado e depois os próprios políticos irão criticar os Juízes, pelo protagonismo. Eu me lembro que antigamente, em 1970, sabia de cor os nomes dos 11 jogadores da seleção brasileira de futebol. Não tinha o menor conhecimento quanto a juízes do STF. Hoje é justamente o contrário. Sei o nome de todos os nossos Magistrados da Suprema Corte e não tenho a menor ideia de quem irá vestir a camisa amarelinha, na copa mundial das três nações.


MANDA


Um dos protagonistas que está agitando a nação é o último que foi nomeado: Flávio Dino. Na minha opinião, ele foi corajoso e tomou uma decisão que corta na carne do próprio poderoso Poder Judiciário. Mandou Executivo, Legislativo e Judiciário de todo o país reverem os salários e penduricalhos, que muitas vezes são cinco vezes superiores ao teto salarial, que é de 46,3 reais brutos. É muito dinheiro na comparação com o que ganha um trabalhador braçal, que enfrenta o nosso calorão, batalhando sob sol a pino, para receber 1.621 reais no fim do mês. Quem mandou não estudar, contestam os apaniguados, muitos dos quais o maior mérito é o parentesco com quem manda.


HUMORADA


Como disse, não sou carnavalesco. Fui furunfar no You Tube e acabei me recolhendo em retiro espiritual. É que encontrei uma entrevista que Jô Soares fez com um padre diferente, em 2005. O Padre Leo, mineiro de nascimento, andou por seminário de Brusque e comandava uma casa que abrigava menores abandonados, em São João Batista. Com uma franqueza total contou que foi drogado, fumava muita maconha e num dia em que estava chapado teve a visão de que estava manejando a hóstia. Decidiu largar tudo e dedicar-se à vida religiosa. Gostei da entrevista e procurei mais material com o Padre Leo. Impressionante o número de jovens e depois de casais que vi sorrindo e aplaudindo a pregação do reverendo. Vi também a sua última palestra. Sentado, cabelos ralos e rosto macilento, mas com voz alta, pronunciou seu último ensinamento bíblico, na sua forma bem distinta do normal. Morreu em 2007, em São Paulo, bastante jovem, com 45 anos de idade. Católico ou não, com fé ou não, recomendo que você também veja um dos vídeos postados pela Canção Nova. Eles são bastante atuais e educativos de forma bem humorada.


SEMANA


No Rio de Janeiro aconteceu o que já se esperava. O Fluminense não teve dificuldade para derrotar o Bangu por 3 a 1 e está classificado para a semifinal contra o Vasco da Gama. A outra será entre Madureira e Flamengo. Agora a decisão não será em jogo único. Serão duas partidas e o Fluminense e Madureira, como foram os times melhor classificados, jogarão a segunda partida em casa. As datas previstas são 21 e 22 de Fevereiro e 28 e 1o de Março. Os quatro eliminados nas quartas, Botafogo, Boavista, Volta Redonda e Bangu disputarão a Taça Rio, também nos próximos dois finais de semana.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTINUA

RETALIAÇÃO

GERMÂNICA