VOTO



A melhor frase que ouvi de um político, em toda a minha vida, foi pronunciada pelo então vereador Manuel Victor Gonçalves, o popular Piranha. Suas sábias palavras ditas em reunião da Câmara Municipal  de Blumenau: “Se queremos resolver os problemas do povo precisamos fazer eleição todo o mês”. Em 2026 teremos eleição e as soluções começam a aparecer. Isenção do IR para quem ganha até 5 mil reais, cartão verde barateando o custo da energia elétrica, redução de 12% do preço do gás, pode-se tirar carteira de habilitação sem ter que pagar para escola de motorista, renovação automática da CNH para quem não cometeu irregularidades, a música gospel fazendo parte da cultura nacional, em Santa Catarina os clubes de futebol, profissionais e amadores,  não vão mais ter que pagar pelo policiamento nos estádios e outras medidas virão. Já tramita na Câmara Federal projeto para dar aos aposentados e idosos desconto de 30% na compra de um carro novo. Viva o direito da escolha dos representantes do povo através do voto.

RENDA

Políticos da oposição vem reclamando há muito tempo. Agora os advogados engrossaram o coro. O Presidente da subseção da OAB no Rio Grande do Sul, Leonardo Lamachia declarou: “É muito preocupante o nível de restrição ao exercício da advogacia que estamos vivendo no País”. Ele vislumbra nas restrições impostas para o trabalho da advocacia um movimento que ameaça a democracia e o Estado de Direito. Com a justiça prendendo banqueiros e mandando soltar latrões de celulares, eu penso que nunca os advogados tiveram tanta oportunidade para aumentar a sua renda. Só que passando para o andar de cima vão ter que pagar mais imposto de renda.

EXPLICA

Muito jurisconsulto não está entendendo a decisão monocrática do ministro Dias Toffoli, do STF, de marcar acareação no período do recesso do judiciário e antes dos convocados serem ouvidos separadamente nas investigações. Como se recorda, ele foi assistir ao jogo do Palmeiras contra o Flamengo, em Lima, a bordo de avião particular de um empresário e desfrutou da companhia de advogado do dono do Banco Master. É o caso dos 12 bilhões em fraude contra o BRB, que levou o Banco Central a decidir pela liquidação extra-judicial da casa bancária. Como além dos dois envolvidos diretamente, também foi convocado diretor do BC, alguns observadores julgam que o Magistrado está querendo empurrar a culpa para o Banco Central. Na minha opinião, “Só Fraude explica!”

SEMPRE

Os europeus, acostumados desde de priscas eras a levar nossas riquezas, parece que querem fazer do Acordo Mercosul com a União Europeia mais uma forma de continuar nos expoliando. Esta é a opinião de Roberto Requião, ex-presidente do Parlamento Euro-Latino-Americano. Ele julga que o texto negociado transforma o Brasil definitivamente em colônia europeia. Para ele o tratado é ruim para a indústria, a economia e a maioria da população brasileira. Só beneficia o agronegócio e não o país. Na verdade, só vai ficar bonito dizermos que criamos o maior bloco econômico de livre comércio do mundo. Ele terá 718 milhões de pessoas e um PIB de 22 trilhões de dólares. Os europeus ricos e nós, latino-americanos, pobres como sempre.

PENAL

Mais um patriota tentou fugir da Ditadura da Toga e deu-se mal. O ex-diretor da PRF, Silvinei Vasques arrumou passaporte falso, diagnóstico de câncer, não conseguindo falar, e indo se tratar em El Salvador, rompeu a tornozeleira e, em carro alugado, foi para o Paraguai. No Aeroporto Internacional de Assunção foi pego pelas autoridades paraguaias e entregue à PF. Já foi levado para Brasília. Seu advogado, Eduardo Nostrani, pediu para que não vá para a Papuda e sim para uma prisão e Santa Catarina, onde receberá o carinho que merece. Após esta tentativa de fuga, o ministro Alexandre de Moraes determinou, cautelarmente, a prisão domiciliar de Felipe Martins, ex-assessor internacional do então presidente Jair Bolsonaro, em Ponta Grossa, no Paraná. São 10 ordens de prisão domiciliar contra condenados por tentativa de golpe de Estado. Seu advogado, Jeffrey Chiquini, disse que vai recorrer porque a medida é “absurda” e mais um “abuso” ao código penal.

BRIGAR

As autoridades israelenses aprovaram a construção de 19 assentamento na Cisjordânia. A medida será para “impedir o estabelecimento de um Estado Palestino Terrorista”. Quando tomaram conhecimento, 14 países, incluindo França, Alemanha, Reino Unido, Canadá e Japão, condenaram a recente aprovação de novos assentamentos israelenses. O grupo pediu que o governo de Israel reverta a decisão e a cessar o expansionismo. Em sua declaração os países contrários reiteram que essa ação unilateral é “uma violação do direito internacional”. Afirmaram que: “Esta ação põe em risco a implementação do plano de paz para Gaza, os esforços para avançar para a segunda fase do plano e prejudica as perspectivas de paz e segurança duradouras em toda a região. Estão determinados a apoiar o direito dos palestinos à autodeterminação. Eu também acho que Israel e Palestina deveriam viver lado a lado em paz e segurança dentro de fronteiras seguras e reconhecidas.  Mas não sou judeu, nem árabe e eles gostam de brigar.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTINUA

RETALIAÇÃO

GERMÂNICA