RELÍQUIAS

 


Num livro escolar, do meu tempo de menino, tinha uma lição que aprendi e levei para minha vida. O título era: O Burro e as Relíquias. Era a história de um burro que foi usado para levar santos e paramentos da igreja antiga para a nova, que acabara de ser construída. Foram várias viagens e, cada vez que o burro passava, o povo fazia misuras e demonstrava respeito. O Burro então foi se enchendo de orgulho. Achou que estava abafando. Quando levou o último carregamento, retiraram das suas costas os balaios e os guris começaram a jogar pedras nele e dar-lhe pauladas. O Burro não conseguia entender por que? A moral da história é que nós somos burros com ou sem relíquias.


BURRO


Notei esta realidade quando fui Chefe de Gabinete do Prefeito. No final de ano recebi toalhas, camisetas, roupões, cestas de natal, garrafas de vinho e champanhe, belas agendas e outros presentes empresariais. Comentei com minha mulher: Agora sou burro com relíquias. Não deixei que o recebimento de tanta atenção me subisse à cabeça. Não fiquei achando que eu era tão querido. Na verdade, depois que deixei o cargo fui totalmente esquecido. Sem relíquias virei apenas um Burro.


INTERESSEIROS


Por isso acho que não devemos jogar pedras apenas nos políticos, quando revelados casos de corrupção. Muitos devem até ter assumido com boas intenções. Mas, se um simples chefe de gabinete é agraciado com tantos mimos, imagine só um prefeito, vereador, governador, deputado estadual, presidente, da república, senadores e deputados federais, juízes, mais seus assessores e familiares. Para mim, isso significa que o empresariado tem papel decisivo na corrupção, porque começa com o régio financiamento das campanhas eleitorais dos candidatos que podem ser eleitos e depois presentes e convites interesseiros.


PÁTRIA


O Ministério da Gestão e a Caixa Econômica Federal estudam o plano de criação de um Fundo dos Imóveis da União, para poder vender propriedades da Nação, muitas das quais estão entregues ao abandono. Será uma forma para alavancar recursos para investir em obras e serviços públicos. Na opinião de opositores, para encher os bolsos do Lulinha, porque nossos presidentes fazem tudo em prol da Família, agradecendo a Deus e à riqueza da Pátria.


FISCAL


Romeu Zema, mineiramente, está acreditando no seu futuro político. Está priorizando os embates com Lula e vai deixar o protagonismo para seu vice, na reta final para a eleição de 2026, na Terra de Tiradentes. Ele está encerrando o ano com a afirmação de que cumpriu as promessas de campanha. É bem verdade que sofreu reveses no Tribunal de Contas do Estado. Ele não quer aceitar a decisão do TCE de paralisar programa de escolas cívico-militares em Minas Gerais. O governador enfrenta também o problema de estar abrindo mão do dinheiro de impostos, com as isenções fiscais, e aumentando os gastos com pessoal, acima do limite previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal.


APOSTOU


Nesta noite de quarta-feira, às 22 horas, a Caixa vai sortear 1 bilhão e 3 milhões de reais da Mega Sena da Virada. Na cidade goiana de Cachoeira Dourada, um sargento da PM criou, há 13 anos, um bolão que começou com 50 policiais e foi crescendo. Hoje tem mais de 1.000 participantes de Goiás, São Paulo, Mato Grosso, Minas Gerais, Tocantins, Paraná e também do exterior. Tem apostadores dos EUA, Suíça, Inglaterra e Portugal. O organizador é Glaciel Andrade que exibiu os volantes das apostas de 20 números, em cada comprovante, totalizando cerca de 13 bilhões de reais. Em anos anteriores o grupo já acertou várias quinas. Continua sonhando com a coincidência de ter certos os seis números sorteados. Feliz e Próspero Ano Novo para eles, ou para quem tiver a sorte de ganhar a bolada. A mesma coisa desejo para quem tiver que continuar sonhando com um grande prêmio ou que nem apostou.


MUNDO


Em Fortaleza, no Ceará, o “Reveillon” já teve início na noite de terça-feira, dia 30, com a Praia de Iracema lotada e com mais 2 palcos em outros pontos da cidade. Artistas nacionalmente famosos com música sertaneja e nordestina para alegrar 1,5 milhão de cearenses e turistas. No Rio de Janeiro esperados 2,5 milhões para a Festa da Virada, com 12 minutos de queima de fogos de artifício, em Copacabana, que acaba de ser reconhecida pelo Livro Guinness de Recordes como a maior do mundo. 

 

EDIÇÃO


Pela manhã, foi disputada a Corrida de São Silvestre. Mais uma vez os africanos mostraram a sua força. Na prova masculina, contudo, foi quebrada a hegemonia queniana. Com uma arrancada, nos últimos 100 metros o corredor etíope Muse Gizachew ultrapassou Jonathan Kipkoech do Quênia. O baiano Fábio de Jesus foi o terceiro e o único brasileiro entre os 5 primeiros. Chegou reclamando da falta de patrocínio e de apoio ao atletismo. Disse que precisa treinar na rua porque não lhe liberam as pistas. Entre as mulheres Sisilia Panga, da Tanzânia, também conseguiu o feito de derrotar Cynthia Chemweno pondo fim ao reinado das quenianas. A brasileira Núbia de Oliveira, também baiana, voltou a ocupar a terceira posição no pódio, conseguindo melhor tempo do que no ano passado e, otimista, disse que vai vencer a próxima edição.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTINUA

RETALIAÇÃO

GERMÂNICA