INCOMPETENTES

 


Em Blumenau o vereador Egídio Beckhauser Republicanos) apresentou projeto, aprovado pela Câmara Municipal, autorizando a rede do SUS a fornecer medicamentos a pacientes com receitas emitidas por médicos particulares, conveniados ou cooperados de planos de saúde, inclusive de outros municípios, desde que comprovada a residência no nosso município e inscrição no SUS. O prefeito Egídio Ferrari, chefe do Executivo, vetou. Mas os vereadores derrubaram o veto. Eu concordo. Muitas vezes o cidadão, por causa da demora no atendimento pelo SUS, acaba buscando consulta particular. Recebe uma receita, cujo medicamento é fornecido gratuitamente pelo poder público. Mas, não pode fazer uso do benefício. Só iria ganhar o remédio se o médico fosse do SUS, como se os particulares ou dos planos de saúde fossem incompetentes.


DISCUSSÃO


Davi Alcolumbre, presidente do Senado, fez crítica pública ao presidente da república. Disse que nunca na história desse país foi anunciado, no Diário Oficial, o nome de um indicado para o STF que não foi comunicado para o Congresso Nacional. É que Lula segurou a informação oficial porque Alcolumbre marcou para o dia 10 de Dezembro a sabatina de Jorge Messias, sem tempo para que ele possa correr os gabinetes de todos os senadores e de jantar com as bancadas para obter o apoio necessário para chegar aos 41 votos e pular da AGU para o STF. Não restou outra alternativa a não ser adiar a sabatina, mesmo que visivelmente contrariado. Lula vai visitá-lo até o fim de semana e ver se bota panos quentes na discussão.


TERRA


Por falar em Lula, ele ficou com tanta saudade do Trump, que pegou o telefone e ligou para o Big Brother. Bateram um papo cordial, o Lula perdiu para que acabe com o resto do Tarifaço e disse que os dois países precisam trabalhar juntos para combater as organizações criminosas, que se tornaram transnacionais. Trump comunicou que vai pensar e Lula declarou para a imprensa que na televisão Trump é um e nas relações particulares é outro. Só quero ver se o presidente do EUA resolver atacar a Venezuela pelo mar e pelo ar e dar ao Brasil a missão de fazer um ataque por terra.


JUSTIÇA


O senador Alessandro Vieira, relator do projeto da Lei Antifacção, apresentou a sua proposta, que é a sétima versão. Ela se aproxima e melhora o texto do Ministério da Justiça e se distancia do substitutivo do ex-secretário da justiça paulista, Guilherme Derrite. Como mudou quase tudo que a Câmara dos Deputados havia aprovado, a matéria volta para nova discussão e pode se tornar uma colcha de retalhos. Aí vira Lei de Antifacção Legislativa, dando recursos para os advogados dos criminosos estenderem “ad infinitum” os processos na nossa lenta justiça.


TERRITÓRIO


Talvez por isso o Lula ligou para o amigo Trump pedindo ajuda. O governo brasileiro já está traduzindo para o inglês o texto da proposta de cooperação entre Brasil e Estados Unidos para o combate ao crime organizado. A Receita Federal quer que o governo norte-americano atue para acabar com os investimentos dos criminosos brasileiros no estado de Delaware, que é um autêntico paraíso fiscal. Talvez seja abordado o tema da remessa de armas para o nosso país. Lá a venda de armamento é livre e armas de alto calibre são contrabandeadas para o nosso território.


MUDANÇA


Ao julgar ações do PSOL e da Associação dos Magistrados do Brasil, o ministro Gilmar Mendes tomou uma decisão monocrática que está dando o que falar. Ela acaba com a possibilidade de qualquer cidadão brasileirão poder pedir ao Senado o “impeachment” de um ministro de tribunal de justiça por falta grave. Apenas a PGR fica com tal prerrogativa e para ser acatado o pedido a maioria simples não será mais aceita. Serão necessários votos favoráveis de dois terços (54) dos senadores. A medida terá que passar pela aprovação do plenário. Como ele é o Decano, acho bom que seja submetido a exame de saúde mental. Acaba de se divorciar da mulher, com a qual estava casado há 18 anos, mas continuam bons amigos, e o que pretende parece ser uma versão judiciária daquela Lei de Blindagem dos Legisladores. Será que o povo vai ter que voltar às ruas para forçar que não haja tal mudança?


DEFESA


Em João Pessoa, na Paraíba, o jovem Gerson de Melo Machado, 19 anos de idade, galgou uma parede de 6 metros e entrou no “habitat” de Leona, uma leoa que nasceu no cativeiro, no Jardim Zoológico. A fera não congostou da invasão e partiu para o ataque. Com um ferimento no pescoço, que atingiu a jugular, uma hemorragia levou à morte o desafortunado rapaz. Os avós sofriam de problemas mentais, a mãe era esquizofrênica, ele e mais quatro irmãos foram criados em asilo de menores. Os outros foram adotados e ele permaneceu, pois era problemático. Quando tinha 10 anos foi pego pela PRF caminhando sozinho numa rodovia. Depois foi apanhado escondido no trem de pouso de um avião. Queria ir para a África cuidar dos leões. Passou por várias entidades de assistência social. Como agem de forma independente, sem uma coordenação, os tratamentos não ajudaram. O diretor do Parque Arruda Câmara declarou que o animal não será sacrificado. Concordo com ele. A leoa, nos tempos malucos em que vivemos, agiu em legítima defesa.


LAMBADA


Quatro dias depois de levantar o caneco em Lima e embolsar 24 milhões de dólares, o elenco artístico do Flamengo sofreu mas conseguiu marcar o golzinho, no Ceará, que lhe valeu o título antecipado do Brasileirão e que vai lhe render pelo menos mais 50 milhões de reais. Eu havia achado que os craques teriam o compromisso contra o Mirassol, só para cumprir tabela, e entrariam em férias. Enganei-me. O jogo do interior de São Paulo foi antecipado de domingo para sábado, porque o campeão brasileiro vai embarcar para o Catar a fim de disputar a Copa Intercontinental, que substituiu o Mundial de Clubes. No dia 10, próxima quarta-feira, joga contra o Cruz Azul do México, no clássico das Américas, às 14 horas. Se vencer terá pela frente o campeão da África, o Pyramids do Egito, no dia 13. Uma nova vitória o levará para a final, no dia 17, contra o PSG, atual campeão da Europa. Se continuar enchendo o cofre, se quiser, o Mengão poderá até repatriar Estêvão, Raphinha e Vinícius Júnior de uma só lambada.

 

COMPROMISSO


O Palmeiras até se encheu de esperanças, quando terminou o primeiro tempo e o Flamengo empatava de 0 a 0 com o Ceará. Vencia fácil o Atlético Mineiro em BH e teria chance de ganhar o Brasileirão. Ganhou de 3 a 0 e não adiantou, porque Samuel Lino marcou o gol do título para o Flamengo. O Bragantino goleou por 4 a 0 o Vitória, que se complicou, porque o Fortaleza derrotou o Corinthians de 2 a 1 e o Santos, com 3 gols de Neymar, venceu o Juventude de 3 a 0, em Caxias do Sul. Pior ainda a situação do Internacional que apanhou de 3 a 0 do São Paulo. Bahia 2 e Sport Recife 0, resultado normal. Noite desta quinta-feira, 19:30 horas, Cruzeiro x Botafogo. O Cruzeiro ainda sonhando com o vice-campeonato, esperando ganhar as duas partidas que lhe restam e desejando tropeço do Palmeiras ontra o Ceará, em Fortaleza, no seu último compromisso.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTINUA

RETALIAÇÃO

DEMITIDOS