MUNICÍPIOS
O Brasil foi o segundo país do mundo a instituir o serviço postal, por ordem de Dom Pedro II, derrubado do trono em 15 de Novembro de 1889. O nosso Correio funcionava muito bem e fez sucesso sobretudo depois que o Marechal Rondon instalou o telégrafo e o Brigadeiro Eduardo Gomes criou o correio aéreo brasileiro. Mas o tempo passou e hoje, com 85.000 funcionários, os Correios só dão prejuízo porque quase ninguém mais manda cartas. O buraco este ano já alcançou 4,3 bilhões de reais e é de 700 milhões mensais. Isto significa que vai ter que arrumar 5 bilhões para fechar as contas no fim do ano. O presidente anterior, advogado petista, fez concurso para admitir 3.500 novos empregados. O atual, oriundo do Banco do Brasil, anunciou que quer promover a demissão de 10.000 e busca financiamento de 10 bilhões de reais. Na entrega de encomendas não compete com a Mercado Livre e está sob ameaça de greve nas entregas natalinas. Já dei a minha sugestão, que se faça como na Alemanha: crie-se o banco postal, com caderneta de poupança, para aproveitar a capilaridade, já que os Correios estão presentes em todos os nossos 5.570 municípios.
MORAR
Aqui em Santa Catarina tenho que dar razão para os que reclamam da dinheirama que o Lula destina para o Bolsa Família. O nosso estado é o último da fila. Da população que recebe o benefício, apenas 4,4% são catarinenses. No 25o e 26o lugares São Paulo e Paraná, com 8,9% o dobro de Santa Catarina. O Maranhão ocupa o primeiro lugar na pobreza com 41,3%, o Piauí o segundo com 41,2% e o terceiro é o Pará com 38,2%. Bem cantava o Dorival Caimy: “Peguei um Ita no Norte e vim pro Rio morar”.
RENDA
O fundador da Legião da Boa Vontade, Alziro Zarur, morreu em 1979. Com sua morte, assumiu a presidência da LBV José de Paiva Netto. Este dirigiu a instituição filantrópica por seis décadas, até 7 de Outubro de 2025, quando faleceu com 84 anos de idade. Quem assumiu o cargo foi Francisco de Assis Periotto e a LBV prossegue no seu trabalho social por todo o Brasil. Aqui em Santa Catarina está pedindo ajuda de 130 reais para oferecer, no Natal, 40.000 cestas básicas para a população de baixa renda.
POVOS
Em Belém do Pará, cerca de 20 mil pessoas se reuniram no centro da cidade para o “Funeral dos Combustíveis Fósseis”. O ato com a participação de artistas e ativistas foi um desfile pelas ruas da capital paraense, que teve a segurança reforçada. A manifestação chamando a atenção do público e das autoridades para se por fim ao uso do petróleo, gás natural e carvão mineral. Com caixões foi simbolizado o enterro do passado e promovida a transição energética, com mudança para a energia renovável. A ação performática de arte, poética e resistência integrou a Marcha Global pelo Clima, organizada pela Cúpula dos Povos.
EXTERNAS
O PCC e o CV são as organizações criminosas que ganharam mais fama no Brasil. Temos, contudo, uma outra que deixa as duas para trás. Estou me referindo à organização que atuava no INSS desviando dinheiro dos velhinhos aposentados. Foi montado um esquema grandioso para garantir os acordos fraudulentos mantidos entre entidades sindicais e a autarquia, com a participação de parlamentares e assessores. Assim funcionava o Acordo de Cooperação Técnica junto ao INSS e protegia o grupo criminoso de investigações externas.
ESPÚRIAS
Na nova fase da Operação Desconto, o ministro André Mendonça, do STF, mandou a PF vasculhar os endereços dos responsáveis, inclusive do deputado federal mineiro Euclydes Pettersen Neto, do Republicanos, que passou a ser monitorado por tornozeleira eletrônica. Conforme investigadores da PF, ele era a “pessoa melhor paga na lista de propina”. Foi denominado como “Herói E” nas planilhas apreendidas durante a apuração. Ele recebia valores mensais fixos, repassados por empresas de Cícero Marcelino de Souza Santos, ex-procurador-geral do INSS, e seu assessor André Luiz Martins Dias. Um repasse de 14,7 milhões teria ocorrido por meio de uma loteria e uma construtora. Pettersen era o porta-voz político da Conafer, uma das entidades que mais lucrou com o esquema criminoso. A sujeira tem outros episódios que configuram a sua organização espúria.
NAZISTA
Em Portugal, numa escola pública de Fonte Coberta, no distrito de Viseu, a 130 quilômetros do Porto, alunos deceparam dois dedos do colega brasileiro, José Lucas, de 9 anos de idade. A mãe contou que ele já havia sofrido outras agressões por ser brasileiro. Acontece que está se espraiando por Portugal e muitos outros países europeus o preconceito contra estrangeiros. Provavelmente, ouvindo em casa os comentários paternos criticando os que chegam para roubar seus empregos, as crianças vão se carregando de ódio. Os toscos adultos lusitanos não atentam para o fato de que os estrangeiros chegam com seu talento e capacidade para promover o crescimento econômico da nação, que prescinde da mão de obra qualificada ou não. Os pequeninos se vingam do jeito que podem. A xenofobia começando já na infância. Triste e lamentável. Brasileiro sofrendo em Portugal o que os judeus sofreram na Alemanha Nazista.
ENTROSAMENTO
Para facilitar a chegada dos craques brasileiros, que jogam na Europa, a Seleção do Brasil foi disputar partida amistosa, contra o Senegal, em Londres, no Estádio do Arsenal, com mais de 58 mil espectadores. A torcida, aqui, teve que almoçar mais cedo. O jogo começou a ser transmitido pela Globo às 12:50 horas. Carlo Lancelotti e seus pupilos fizeram um primeiro tempo brilhante. 2 a 0 com gols de Estêvão e Casemiro. Na segunda etapa o Brasil recuou, dando campo para os senegaleses, para testar os contra-ataques. Todavia, nem com as substituições procedidas foi possível aumentar o marcador. Foi a nossa primeira vitória contra Senegal. Dos países que enfrentamos só reata a Noruega, que nunca vencemos. Foram dois empates e duas derrotas. Agora será contra a Tunísia, terça-feira, às 4 horas, em Lille, na França. Poderemos ter mudanças para o treinador ver como anda o entrosamento.
TÍTULO
Com tanto interesse quanto pela partida da seleção brasileira, temos duas partidas atrasadas do Brasileirão reunindo os dois clubes que lideram o campeonato nacional. O Flamengo joga às 18:30 horas contra o Sport Recife, na capital pernambucana, e o Palmeiras vai descer a serra para às 21 horas enfrentar o Santos. Cada um dos que ponteiam torcendo por tropeço do outro. Um empate ou derrota pode representar o fim do sonho do título.
Comentários
Postar um comentário