FEVEREIRO

 


Está decidido. Blumenau vai voltar a ter Desfiles de Natal na Rua XV. Alegria principalmente para os moradores da rua, que poderão assistir das suas sacadas, e da população, que adora a principal artéria blumenauense, a antiga “Wurststrasse” (Rua da Linguiça). Serão 2 desfiles, às 20:30 dos dias 10 e 17 de Dezembro. Na Rua Alberto Stein, em frente ao Parque Vila Germânica, continuarão sendo realizados 5 desfiles natalinos, em 29/11 e 6, 13, 20 e 22/12. Neste ano também haverá, como novidade, pela primeira vez no Brasil, o “Luminous Show”, espetáculo com lanternas chinesas e temas como Natal, natureza, fundo do mar e espaço sideral. Esta atração no Setor 1 do Parque Vila Germânica se estenderá até Fevereiro.


MUNICÍPIO


Blumenau vai investir 9,7 milhões de reais para desassorear rios e ribeirões. O prefeito Egídio Ferrari aproveitou para anunciar o Programa Rio Seguro, na passagem do governador Jorginho Mello por Blumenau, para prestar contas de ações do Estado na área da Defesa Civil, cujo secretário, Mário Hildebrandt, é o nosso ex-prefeito. A limpeza de 6 rios e ribeirões vai aumentar a vazão dos cursos d’água, reduzindo os prejuízos em casos de enchentes. O Governo do Estado vai entrar com 6,1 milhões de reais e 3,6 milhões serão a contrapartida do município.


DOÍDO


Pensei que a preocupação com a COP-30 fosse dar um refresco para a corrupção no Pará. Enganei-me. O Procurador Geral da República, Paulo Gonet, ofereceu denúncia e o ministro Flávio Dino, do STF, mandou investigar a Corrupção no Pará. Diante da denúncia foi cancelada uma licitação, pela qual o governo estadual iria repassar 142 milhões de reais. A investigação, contudo, vai passar pela peneira saques milionários na boca do caixa por agentes ligados ao deputado Antônio Doido (MDB). Na lupa da PF outras 11 pessoas, incluindo o secretário de obras paraense, Ruy Cabral, e o policial militar, Francisco de Assis Galhardo do Vale, apontado como segurança do parlamentar. Inquérito sob sigilo, mas o caso foi revelado pelo “site” Metrópoles”. Duas empresas envolvidas na licitação de obras para a COP-30 são de pessoas do convívio com Antônio Doido: Construcons Civil Ltda., de Andrea Dantas, esposa do deputado, que recebeu 911 milhões do Governo do Pará em vários contratos, e Jac Engenharia Ltda., de Geremias Hungria, que é funcionário de uma fazenda do político em Torné-Açu. Acho que, apesar da imunidade parlamentar, o Antônio Doido deve estar muito Doído.


ARREFECE


Deputadas bolsonaristas do PL de Santa Catarina fizeram uma transmissão “on-line” para discutir as divergências sobre a formação da chapa para o Senado na eleição de 2026. A deputada federal Júlia Zanatta e a deputada estadual Ana Campagnolo fizeram a “live” para expor seus pontos de vista sobre o plano de Carlos Bolsonaro de ser candidato ao Senado por Santa Catarina. O vereador carioca até já se mudou para nosso estado. Quando o senador Jorge Seif entrou na transmissão, Ana Campágnolo disse: “Eu não participo de nada com esse cidadão. Vou ter que sair, então. E desligou a sua câmera. A discórdia não arrefece.


ACONTECER


Recebi um vídeo criticando decreto do governo federal e afirmando que vai acabar com as APAES. Fui pesquisas e encontrei o longo texto do Decreto 12.686, que criou o Programa Nacional de Educação Inclusiva. Acho que o objetivo é nobre: dar a todas as crianças e adolescentes deficientes, autistas e superdotadas ensino inclusivo da educação básica à superior. Como não se refere às APAEs e deixou de diferenciar os casos mais complexos da deficiência física e mental, foi recebido como um absurdo e a Federação da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais imediatamente se manifestou contra. A ideia de colocar todos numa mesma escola promovendo igualdade de oportunidades, apesar da diversidade humana, pode ser interessante do ponto de vista teórico. Mas na prática é mesmo um absurdo. A APAE acolhe, está especializada e aparelhada para o cuidado e ensino a todos os deficientes, coisa que na rede de escolas públicas jamais vai acontecer.


BOM SENSO


Com a vinda de presidentes, ministros, cientistas e representantes da imprensa mundial, Belém não só se tornou, hoje, capital oficial do Brasil, mas tambám, não oficialmente, do mundo. Ainda que desfalcada dos dois principais manda-chuvas, Donald Trump e Xi Jinping, na COP-30 as Delegações de 194 países, mais a União Europeia, discutirão os temas relativos a o que fazer de concreto para salvar o planeta Terra. Serão 10 dias, até 22 de Novembro, em que os dignitários buscarão partir para a implementação. Chega de empurrar com a barriga o aquecimento global e as mudanças climáticas. A COP-30 começou às 10 horas da manhã desta segunda-feira e espero que prevaleça o bom senso.



LIMITES


Por acaso acabei vendo no You Tube e ouvindo um áudio sobre a entrevista que o famoso espírita mineiro Chico Xavier deu em 1971, no programa Pinga Fogo, e se referiu à “Data Limite”, após o homem ter pisado na Lua, em 20 de Julho em 1969. Confesso que fiquei surpreso com a assertiva da previsão. Chico Xavier disse que os espíritos do alto do céu comunicaram que haviam decidido dar 50 anos para a humanidade voltar à fé, solidariedade, caridade e paz. Se tal não acontecesse iria sofrer as consequências. Tal não aconteceu, com as diferenças aumentando e eclodindo conflitos bélicos. Pode ser que tenha sido só uma coincidência. Mas, na verdade, 50 anos depois, em 2019 começou uma série de acontecimentos preocupantes, como a Covid-19 e o rompimento da barragem de Brumadinho em Minas Gerais.


REPÚBLICA


O fim de semana não poderia ter sido melhor para a torcida flamenguista. Só sofreu para derrotar o Santos por 3 a 2 depois de vencendo por 3 a 0 e com o Arrascaeta acertando a trave, na cobrança de um pênalti, Filipe Luís resolveu dar oportunidade para a turma do banco e o Mengão acabou tomando 2 gols e a torcida teve novamente que ficar com o coração na mão. Depois acompanhou nervosamente o jogo do Mirassol contra o Palmeiras, porque o time do interior marcou 1 a 0 no primeiro minuto e sofreu o empate aos 30, num gol de bicicleta de Vitor Roque. Nos descontos da primeira etapa, Reinaldo cobrou escanteio e João Victor marcou de cabeça o segundo do Mirassol. Na segunda etapa o Palmeiras dominou e no bombardeio fez aparecer a categoria do goleiro Walter, que foi o eterno reserva do Cassio, no Corinthians. O desconhecido zagueiro Jemmes também foi um baluarte e Danielzinho foi a sombra do Vitor Roque, na derrota do Palmeiras por 2 a 1. Palmeiras e Flamengo iguais em pontos ganhos. Na terceira partida dominical o Fortaleza, no finalzinho, conseguiu o empate contra o Grêmio. O time cearense está no penúltimo lugar, tem uma partida a menos e, para se salvar, precisa ganhar os 6 compromissos que lhe restam, sendo que nos 32 anteriores só venceu 7 vezes. O Santos para escapar tem que ganhar do Palmeiras, às 21 horas, no sábado, em 15 de Novembro, dia da Proclamação da República.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTINUA

RETALIAÇÃO

DEMITIDOS