FEVEREIRO
Está decidido. Blumenau vai voltar a ter Desfiles de Natal na Rua XV. Alegria principalmente para os moradores da rua, que poderão assistir das suas sacadas, e da população, que adora a principal artéria blumenauense, a antiga “Wurststrasse” (Rua da Linguiça). Serão 2 desfiles, às 20:30 dos dias 10 e 17 de Dezembro. Na Rua Alberto Stein, em frente ao Parque Vila Germânica, continuarão sendo realizados 5 desfiles natalinos, em 29/11 e 6, 13, 20 e 22/12. Neste ano também haverá, como novidade, pela primeira vez no Brasil, o “Luminous Show”, espetáculo com lanternas chinesas e temas como Natal, natureza, fundo do mar e espaço sideral. Esta atração no Setor 1 do Parque Vila Germânica se estenderá até Fevereiro.
MUNICÍPIO
Blumenau vai investir 9,7 milhões de reais para desassorear rios e ribeirões. O prefeito Egídio Ferrari aproveitou para anunciar o Programa Rio Seguro, na passagem do governador Jorginho Mello por Blumenau, para prestar contas de ações do Estado na área da Defesa Civil, cujo secretário, Mário Hildebrandt, é o nosso ex-prefeito. A limpeza de 6 rios e ribeirões vai aumentar a vazão dos cursos d’água, reduzindo os prejuízos em casos de enchentes. O Governo do Estado vai entrar com 6,1 milhões de reais e 3,6 milhões serão a contrapartida do município.
DOÍDO
Pensei que a preocupação com a COP-30 fosse dar um refresco para a corrupção no Pará. Enganei-me. O Procurador Geral da República, Paulo Gonet, ofereceu denúncia e o ministro Flávio Dino, do STF, mandou investigar a Corrupção no Pará. Diante da denúncia foi cancelada uma licitação, pela qual o governo estadual iria repassar 142 milhões de reais. A investigação, contudo, vai passar pela peneira saques milionários na boca do caixa por agentes ligados ao deputado Antônio Doido (MDB). Na lupa da PF outras 11 pessoas, incluindo o secretário de obras paraense, Ruy Cabral, e o policial militar, Francisco de Assis Galhardo do Vale, apontado como segurança do parlamentar. Inquérito sob sigilo, mas o caso foi revelado pelo “site” Metrópoles”. Duas empresas envolvidas na licitação de obras para a COP-30 são de pessoas do convívio com Antônio Doido: Construcons Civil Ltda., de Andrea Dantas, esposa do deputado, que recebeu 911 milhões do Governo do Pará em vários contratos, e Jac Engenharia Ltda., de Geremias Hungria, que é funcionário de uma fazenda do político em Torné-Açu. Acho que, apesar da imunidade parlamentar, o Antônio Doido deve estar muito Doído.
ARREFECE
Deputadas bolsonaristas do PL de Santa Catarina fizeram uma transmissão “on-line” para discutir as divergências sobre a formação da chapa para o Senado na eleição de 2026. A deputada federal Júlia Zanatta e a deputada estadual Ana Campagnolo fizeram a “live” para expor seus pontos de vista sobre o plano de Carlos Bolsonaro de ser candidato ao Senado por Santa Catarina. O vereador carioca até já se mudou para nosso estado. Quando o senador Jorge Seif entrou na transmissão, Ana Campágnolo disse: “Eu não participo de nada com esse cidadão. Vou ter que sair, então. E desligou a sua câmera. A discórdia não arrefece.
ACONTECER
Recebi um vídeo criticando decreto do governo federal e afirmando que vai acabar com as APAES. Fui pesquisas e encontrei o longo texto do Decreto 12.686, que criou o Programa Nacional de Educação Inclusiva. Acho que o objetivo é nobre: dar a todas as crianças e adolescentes deficientes, autistas e superdotadas ensino inclusivo da educação básica à superior. Como não se refere às APAEs e deixou de diferenciar os casos mais complexos da deficiência física e mental, foi recebido como um absurdo e a Federação da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais imediatamente se manifestou contra. A ideia de colocar todos numa mesma escola promovendo igualdade de oportunidades, apesar da diversidade humana, pode ser interessante do ponto de vista teórico. Mas na prática é mesmo um absurdo. A APAE acolhe, está especializada e aparelhada para o cuidado e ensino a todos os deficientes, coisa que na rede de escolas públicas jamais vai acontecer.
BOM SENSO
Com a vinda de presidentes, ministros, cientistas e representantes da imprensa mundial, Belém não só se tornou, hoje, capital oficial do Brasil, mas tambám, não oficialmente, do mundo. Ainda que desfalcada dos dois principais manda-chuvas, Donald Trump e Xi Jinping, na COP-30 as Delegações de 194 países, mais a União Europeia, discutirão os temas relativos a o que fazer de concreto para salvar o planeta Terra. Serão 10 dias, até 22 de Novembro, em que os dignitários buscarão partir para a implementação. Chega de empurrar com a barriga o aquecimento global e as mudanças climáticas. A COP-30 começou às 10 horas da manhã desta segunda-feira e espero que prevaleça o bom senso.
LIMITES
Por acaso acabei vendo no You Tube e ouvindo um áudio sobre a entrevista que o famoso espírita mineiro Chico Xavier deu em 1971, no programa Pinga Fogo, e se referiu à “Data Limite”, após o homem ter pisado na Lua, em 20 de Julho em 1969. Confesso que fiquei surpreso com a assertiva da previsão. Chico Xavier disse que os espíritos do alto do céu comunicaram que haviam decidido dar 50 anos para a humanidade voltar à fé, solidariedade, caridade e paz. Se tal não acontecesse iria sofrer as consequências. Tal não aconteceu, com as diferenças aumentando e eclodindo conflitos bélicos. Pode ser que tenha sido só uma coincidência. Mas, na verdade, 50 anos depois, em 2019 começou uma série de acontecimentos preocupantes, como a Covid-19 e o rompimento da barragem de Brumadinho em Minas Gerais.
REPÚBLICA
O fim de semana não poderia ter sido melhor para a torcida flamenguista. Só sofreu para derrotar o Santos por 3 a 2 depois de vencendo por 3 a 0 e com o Arrascaeta acertando a trave, na cobrança de um pênalti, Filipe Luís resolveu dar oportunidade para a turma do banco e o Mengão acabou tomando 2 gols e a torcida teve novamente que ficar com o coração na mão. Depois acompanhou nervosamente o jogo do Mirassol contra o Palmeiras, porque o time do interior marcou 1 a 0 no primeiro minuto e sofreu o empate aos 30, num gol de bicicleta de Vitor Roque. Nos descontos da primeira etapa, Reinaldo cobrou escanteio e João Victor marcou de cabeça o segundo do Mirassol. Na segunda etapa o Palmeiras dominou e no bombardeio fez aparecer a categoria do goleiro Walter, que foi o eterno reserva do Cassio, no Corinthians. O desconhecido zagueiro Jemmes também foi um baluarte e Danielzinho foi a sombra do Vitor Roque, na derrota do Palmeiras por 2 a 1. Palmeiras e Flamengo iguais em pontos ganhos. Na terceira partida dominical o Fortaleza, no finalzinho, conseguiu o empate contra o Grêmio. O time cearense está no penúltimo lugar, tem uma partida a menos e, para se salvar, precisa ganhar os 6 compromissos que lhe restam, sendo que nos 32 anteriores só venceu 7 vezes. O Santos para escapar tem que ganhar do Palmeiras, às 21 horas, no sábado, em 15 de Novembro, dia da Proclamação da República.
Comentários
Postar um comentário