PREÇO
A Comissão Europeia apresentou em Bruxelas o texto final do acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia. Um passo há muito tempo acalentado para que Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai acessem o mercado de 27 países europeus. Para ser aprovado precisa de votação no Parlamento Europeu e obter 15 dos 27 votos. A Alemanha e a Espanha estão louquinhas para assinar. O país mais contrário é a França, porque é o maior produtor de carne bovina da Europa e seus agricultores já foram jogar um caminhão de bosta de vaca na frente da Assembleia Nacional, porque tem medo da chegada da nossa carne que, diga-se de passagem, é de melhor qualidade e menor preço.
NORTE-AMERICANA
Quem matou a charada foi Geraldo Alckmin, vice-presidente e ministro da indústria, comércio e serviços. Ele declarou que: “Esse é um sinal claro para o mundo. Existe este espaço sim para a integração, comércio, investimento e oportunidades compartilhadas que geram emprego e renda. Juntas, nossas economias serão mais fortes”. Como as negociações se arrastavam há 25 anos, ao sair da gaveta, pode ser ratificado até Dezembro e abre para nós um mercado de 700 milhões de pessoas. Foi de importância vital a ajuda da cruel tarifa norte-americana.
MANÉ
Quando eu digo que aquele guri miserável que veio de pau de arara para São Paulo e chegou à presidência da república é um cara de sorte, muitos julgam que sou petista. Na verdade não sou. Eu era brizolista, porque nacionalista. Hoje sou membro do Partido Verde, apenas por causa do estatuto que defende o meio ambiente. O novo golpe de sorte do Lula veio do Tarifaço do Trump. Graças a ele a União Europeia vai assinar o acordo com o Mercosul, que se arrastava sem qualquer chance de êxito. Por isso, em vez de praguejar contra o presidente dos EUA, o Lula deveria mandar confeccionar uma estátua gigante do Big Brother e colocá-la bem no meio da Praça dos Três Poderes. Aí, se eu fosse ele, soltava a mulher do batom e pedia para que fosse escrever no monumento a Donald Trump: “Perdeu Mané!”.
PICANHA
Lula pela sétima vez em MG, que é um estado decisivo nas campanhas eleitorais. Foi a BH para lançar o programa Gás do Povo. Um botijão de 13 quilos de gás gratuito para as 15,5 milhões de famílias cadastradas e que chegam a 50 milhões de brasileiros. Lançamento feito na maior “comunidade” da capital mineira e, conforme o discurso, visando fazer com que a população mais pobre deixe de cozinhar com carvão ou lenha. Economizando no gás de cozinha, muito beneficiado terá gás para poder tomar uma caninha ou usar o carvão para fazer mensalmente um churrasco de picanha.
FRANCESES
Os projetos de anistia seja para todos, só para Jair Bolsonaro, ou só para os patriotas do quebra-quebra de 8 de Janeiro de 2023, continuam agitando o cenário político. Estão aparecendo os textos mais variados, desencontrados e estapafúrdios. Na minha modesta opinião, para ganhar força, a ideia da anistia, deveria incluir também o Bruno Henrique do Flamengo. Afinal o seu crime foi apenas o de revelar para o irmão e alguns amigos que iria provocar um cartão amarelo, para que apostassem e ganhassem um dinheirinho extra. Ele foi condenado a uma suspensão de 12 partidas e a pagar uma multa de 60 mil reais. Como torcedor do Flamengo, penso que ele merece mesno mais do que o patriota que quebrou o horroroso relógio que herdamos de Dom Pedro II, o nosso melhor governante, que não vendeu o presente recebido dos franceses.
PARKINSON
O tango argentino, que os uruguaios afirmam terem sido os verdadeiros criadores da musica e da dança, que nasceu dentro dos cabarés portuários do Rio da Prata. Eu acho maravilhoso o tango bem dançado e louvo os imigrantes italianos e as prostitutas que o inventaram. Fiquei feliz ao ficar sabendo que o tango também tem efeito terapêutico para o Mal de Parkison. A dança está sendo cada vez mais usada para reduzir os sintomas da doença. Cerca de 200 pacientes estão passando por oficinas no Hospital Ramos Mejia, em Buenos Aires, e os resultados são surpreendentes. “Pues que viva el Tango Parkinson!”.
VELOCIDADE
A dança mais popular no Chile é a “cueca”. Mas os chilenos foram convidados para dançar um samba no Maracanã. Com gols de Estêvão, Paquetá e Bruno Guimarães o Brasil venceu de 3 a 0, diante de 57 mil torcedores, não sei se bolsonaristas, porque a grande maioria estava com camiseta amarela. Assumimos o segundo lugar nas classificatórias graças ao empate do Equador com o Paraguai de 0 a 0. Só falta uma rodada e, com 28 pontos ganhos, estamos 10 pontos atrás da Argentina, que com dois gols de Messi também meteu 3 a 0 na Venezuela. Ao derrotar o Peru também por 3 a 0, o Uruguai subiu para o terceiro lugar, o Equador caindo para a quarta posição. Vale lembrar que os equatorianos perderam 3 pontos porque escalaram um jogador em condição irregular. A Colômbia está classificada e conseguiu também 3 a 0 contra a Bolívia, nossa próxima adversária, nos 4.100 metros de altitude de El Alto. Lá em cima, com o ar rarefeito, só mastigando folha de coca para aguentar correr atŕas da bola que pega maior velocidade.
Comentários
Postar um comentário