MUNICIPAL

 


A Policlínica Regional, que havia sido pleiteada pela administração municipal passada, foi perdida porque a atual não encontrou terreno apropriado para a construção do amplo edifício. Agora, os blumenauenses e moradores dos outros 13 municípios da região, quando quiserem um atendimento médico terão que se deslocar até Indaial. O prefeito indaialense arrumou o local e aceitou a administração tripartite: União, Estado e Município. Como sempre acontece, Blumenau vai arcar sozinha com a sua nova Policlínica, no Reino do Garcia. Não aceitamos que o Lula venha meter o bedelho e o Jorginho que não se “fresqueie”. Aqui tudo é municipal.

 

LEGISLATIVA


A aprovação relâmpago da vergonhosa PEC da Blindagem, que só beneficia os integrantes do Congresso Nacional que se envolvam em falcatruas fez-me pensar numa campanha para a eleição de 2026, se o Senado não engavetar o projeto ou o TSF não julgar inconstitucional. Se tal não acontecer, a solução será só votarmos em candidatos, da direita, centro ou esquerda, que se comprometam a, uma vez eleitos, promoverem nova Emenda Constitucional que anule a então vigente. Se você concorda, compartilhe e peça aos seus contatos que compartilhem. Chega de malandragem legislativa.


INDEPENDÊNCIA


Nos Estados Unidos a pressão do Trump deu certo. O FED decidiu baixar os juros em 0,25% a taxa percentual. Assim, ele até pode deixar de lado a questão da demissão da diretora negra do banco central deles, Lisa Cook, que acusou de fraude hipotecária, que foi impedida por Corte de Apelação. Quem sabe nem recorre à Suprema Corte. O “Federal Reserve” foi criado em 1913 e é primeira vez que está tendo ameaçada sua independência.


NOMEADO


O nosso Banco Central também teve reunião do Copom para analisar os juros de 15% que estão nas alturas. Como já era esperado, o índice foi mantido unanimemente. A diferença para os juros nos EUA aumentou para 10,75% por cento. Tem tudo para recebermos uma chuva de dólares especuladores, o que vai fazer o dólar continuar caindo de valor. Vamos ver qual será a sanção anunciada pelo secretário de estado para esta semana. A dúvida é se será apenas para membros do judiciário ou se para todos nós, inclusive os descontentes com a penalidade aplicada ao pai do nosso embaixador, não nomeado.


INTERPRETAÇÃO


No Pará, os trabalhadores da área da construção resolveram botar a faca no peito dos patrões e do governo. Há pouco mais de um mês da realização da COP-30 cruzaram os braços, paralisaram todas as obras e exigem aumento salarial. Paradas as obras do setor hoteleiro, da Vila Cop 30 e do Parque da Cidade. O fato fez-me lembrar que os índios colombianos que haviam sido contratados para participar do filme Missões, no dia em que deveriam embarcar para o Brasil, declararam que não viriam, se não recebessem mais dinheiro. Receberam, vieram e deram um “show” de interpretação.


VENCER


Movimento paredista aconteceu também no Machu Pichu, no Peru. Com enormes pedras, bloquearam a estrada e paralisaram a passagem do ônibus que sobe a íngreme montanha e deixaram lá em cima 2.300 turistas de vários países, inclusive do Brasil. 1.400 já foram retirados e os 900 restantes deverão ser levados ladeira abaixo, até Cusco. Fizeram um acordo para suspender a greve até sábado. O objetivo do protesto é a mudança da empresa concessionária do serviço de transporte, cujo contrato de 35 anos acaba de vencer.


EMPATAR


No Rio de Janeiro o Botafogo abriu 3 a 0 contra o Mirassol, no primeiro tempo. O time do interior paulista, na segunda etapa, mostrou porque está no quarto lugar do Brasileirão. Conseguiu o empate de 3 a 3. Em Buenos Aires o Palmeiras só não saiu também com 3 a 0 nos 45 minutos iniciais, porque cabeçada de Evangelista bateu na trave. 2 a 0, com gols de Gustavo Gomez e Vitor Roque e uma aula de futebol, firme na defesa e rápido no contra-ataque. O River Plate mudou a forma de jogar, até dominou, mas não conseguiu marcar até os 43 minutos do segundo tempo. 2 a 1 para o Palmeiras, que em São Paulo, para chegar à semifinal, pode até empatar.

 

CONTAGEM


Nesta quinta-feira, os ouros dois representantes do Brasil em campo pela Libertadores. O São Paulo no Equador contra a equipe da LDU e a altitude de Quito e o Flamengo no Maracanã. Como foi pífio na primeira fase, joga a primeira partida em casa e depois vai sempre decidir a permanência na disputa em terreno adversário. O primeiro desafio é o Estudiantes de la Plata. Precisa ganhar bem, com resultado que lhe permita até perder em Buenos Aires, desde que por menor contagem.


QUADRA


Em Manila a partida de vôlei masculino do Brasil contra a Sérvia. Primeiro “set” 25 a 22 para os sérvios. Segundo 25 a 20. O Brasil precisando vencer um “set” para se classificar em segundo no grupo H e dois para ser o primeiro. Tudo ou nada no terceiro. 25 a 22 para a Sérvia. Com a derrota, ficamos correndo o risco de eliminação, se a China não ganhar pelo menos um “set” da República Tcheca. Talvez a desculpa seja o falecimento, nesta quarta-feira, da mãe do Bernardinho. Nosso time estava mesmo triste na quadra.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTINUA

RETALIAÇÃO

ARRANHA--CÉU