LUXO
Vivemos o último dia do inverno com temperatura veranil. O primeiro dia da primavera nos brindou com uma chuva copiosa e ventania que causaram queda de árvores e falta de energia elétrica em várias cidades de vários estados e a temperatura tornou a madrugada invernal. Neste segundo dia primaveril a abertura da Assembleia Geral da ONU. O serviço secreto descobriu que havia uma plano para deixar Nova York sem telefonia celular. Primeiro o discurso do Lula, travado constantemente. O segundo foi do Trump, que reclamou da escada rolante, que não funcionou, e também do “teleprompter, que o obrigou a iniciar sua fala de improviso. O Lula defendeu a democracia, a soberania e o multilateralismo. Trump, com a sua peculiar modéstia, enalteceu o poderio do EUA e os milagres que fez em apenas 7 meses de governo, acabando com 7 guerras e com a entrada de estrangeiros traficantes e criminosos, expulsando os que o desastrado governo anterior havia permitido viverem nos Estados Unidos. Tanto Lula quanto Trump criticaram a ONU. Lula porque a organização está enfraquecida e Trump porque ela gastou bilhões para a reforma da sede em Nova York e fez um serviço de péssima qualidade. Palmas para um, palmas para o outro e “La Nave Va”, tal qual no filme de Felini retratando a decadência humana num navio de luxo.
AMAZONIA
Aconteceu um encontro dos presidentes Lula e Trump. O nosso foi a Nova York para abrir a Assembleia Geral da ONU, como acontece historicamente. Ele fez o primeiro discurso, seguido pelo presidente dos EUA. Existe uma antessala para poderem ficar, antes e depois de seus discursos. Apesar da escalada da crise e os dois estarem de mal, tiveram rápido dialogo, abraçaram-se, Trump elogiou Lula e informou que marcaram encontro para a próxima semana. Será que o Eduardo Bolsonaro será convidado para servir de intérprete? Eu acredito que no encontro, para negociar tarifas, Lula convide o desafeto para vir conhecer a Amazônia.
DESCOBERTA
Encarregado de contratar diretores para grandes empresas multinacionais afirmou que existe uma preferência por executivos brasileiros por causa da sua criatividade. Já comentei que acredito que somos criativos porque crescemos em meio à improvisação de tudo. Leio, agora, que na Universidade Federal de Goiás, foi feito um estudo revolucionário. Nossos cientistas descobriram que exames feitos com cera de ouvido podem ajudar a detectar câncer antes do aparecimento do tumor. A pesquisa com a cera de ouvido está propiciando resultados promissores para a antecipação de diagnóstico do câncer. Só mesmo pessoas muito criativas para fazer tal descoberta.
MIAMI
Os Estados Unidos anunciaram a aplicação de sanções contra Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro do STF Alexandre de Moraes. Publicada no “site” do Departamento do Tesouro dos EUA, a medida imposta e pela Lei Magnitsky contra a empresa LEX Instituto de Estudos Jurídicos, da qual Viviane e os filhos são sócios. A ação posta em prática deixou claro que o Big Brother vai continuar responsabilizando aqueles que ameaçam os interesses norte-americanos e as liberdades dos seus cidadãos. Ela e os filhos não poderão ir se divertir na Disneylândia, nos cassinos de Las Vegas e nem fazer compras em Nova York e Miami.
FAMÍLIA
Como no Dia da Independência, na concentração de bolsonaristas na Avenida Paulia, exibiram uma gigantesca bandeira dos EUA, a esquerda quis dar o troco. No seu evento, que teve público semelhante, a esquerda fez questão de estender uma enorme bandeira do Brasil. Também apareceram alguns trajando a camiseta da seleção brasileira de futebol, que foi adotada por Jair Bolsonaro e apoiadores como símbolo do patriotismo, com o “slogan” Deus pátria e família.
CONSTITUIÇÃO
O Brasil é, reconhecidamente, o país do jeitinho. Assim é que, para escapar do risco de a lei da anistia ser aprovada na Câmara Federal, os ministros Alexandre de Moraes e o decano Gilmar Mendes teriam aceitado e deram o aval para a “dosemetria” articulada por Paulinho da Força, Michel Temer e Aécio Neves. Sendo o relator, Paulinho da Força (Solidariedade), na versão final do projeto, vai reduzir as penas para os crimes de abolição do estado democrático de direito e golpe de estado. Além disso, no julgamento dos casos em que houve os dois crimes, apenas um deles poderá ser condenado. Assim até a pena de 27 anos e 3 meses para Jair Bolsonaro será reduzida, tal qual as impostas pelo outros condenados do chamado núcleo crucial, já julgados no início de Setembro. O presidente Lula também conversou com os dois ministros do STF e concordou que é a melhor estratégia para contentar o Centrão e a esquerda. A oposição bolsonarista é contra a ideia da dosemetria. O líder do PL, Sóstenes Cavalcante, afirmou que “Dosemetria não é competência do Legislativo, mas prerrogativa exclusiva do Judiciário” e que “Fingir o contrário é rasgar a Constituição.
ADOLESCENTES
Hoje destaco duas quadras de alunos da 5a e 6a Séries do ensino fundamental.
De Marcos Iatchac, da 5a Série, O PLANETA TERRA
Hoje o planeta Terra
É uma grande nação
Pena que existem as guerras
Que destroem toda esta união.
De Maike Lach, da 6a Série, FAMILIA
A Familia nasce,
cresce, chora e morre.
A Família é união e amizade.
É também felicidade.
Na próxima postagem mostrarei os dois últimos trabalhos dos escolares em 1995, que são versos de adolescentes.
Comentários
Postar um comentário