COLÔNIA

 



Os advogados de defesa e os próprios apoiadores de Jair Bolsonaro expõe a tese de que é injusta a acusação contra ele e assessores próximos de terem cometido crimes contra o Estado de Direito. Afirmam que foram apenas conversas, papos sem as menores consequências para a democracia. Xandão e a maioria dos Ministros do STF e também dos comentaristas da área jurídica argumentam que o crime é a tentativa de golpe. Quando o golpe acontece não há mais qualquer discussão. Se o Exército tivesse aderido ao plano, colocado tanques e tropas nas ruas e derrubado o Governo Lula, este, Alexandre de Moraes, lulistas de carteirinha e quem abrisse a boca para reclamar estariam na cadeia, sem direito de defesa e provavelmente apanhando e desaparecendo, como já aconteceu. Eu concordo que as conversas tramando golpe já são um crime. Se não fossem o Tiradentes não teria sido enforcado e os implicados na Inconfidência Mineira não seriam expulsos do território do Brasil Colônia.


ELEIÇÃO


Mas, enquanto todas as atenções estavam voltadas para o início do julgamento de Jair Messias Bolsonaro e cupinchas, os senadores aproveitaram para passar a boiada. A Lei da Ficha Limpa estava rígida demais para eles e estão dando um jeito de mudar para “melhor”. Aprovação por 50 votos a favor e 24 contra. A mudança fragiliza a Lei da Ficha Limpa e unificou o prazo da inelegibilidade em oito ano. Projeto vai para a sanção e pode habilitar Eduardo Cunha, para a próxima eleição.


AUMENTAR


Depois da repercussão da Operação Carbono Oculto, que revelou o quanto o PCC está infiltrado em serviços legais, como os postos de gasolina e as financeiras, o Senado aprovou um código de defesa dos contribuintes e penaliza empresas que usam a inadimplência como estratégia de negócios. Os que devem de 15 milhões de reais para cima, se não tratarem de regularizar a situação, poderão ter até cassado o CNPJ e decretada a falência. Esta é uma boa para o ministério da fazenda, que precisa arrecadar mais, para fazer frente às emendas PIX e aos gastos que não param de aumentar.


PRECATÓRIOS


O pagamento de dívidas da União, dos Estados e dos Municípios reconhecidas judicialmente era limitado orçamentariamente e morria-se esperando pela liquidação do crédito. A proposta de emenda constitucional retira esses débitos do teto e da meta fiscal, cria novos prazos para o parcelmaento de dívidas previdenciárias e permite linhas de crédito via bancos públicos federais para ajudar no pagamento dos precatórios. Em segunda votação o Senado aprovou a PEC dos Precatórios. Na próxima terça-feira, dia 9, ela será promulgada pelo Congresso Nacional. Estou esperançoso de não deixar de herança para meus filhos o dinheiro que meu pai morreu esperando receber da União e aguarda o pagamento dos precatórios.


TRINCHEIRA


A federação União Brasil e Partido Progressista decidiu que seus afiliados devem se afastar de vez do Governo Lula. Os que não obedecerem serão expulsos, se não entregarem os cargos ao Governo Lula. Celso Sabino, ministro do turismo, quer permanecer porque é paraense e quer faturar eleitoralmente com a COP-30. André Fufuca, ministro dos esportes, já disse que vai mudar de partido para não perder a boca. Valdez Góes, do desenvolvimento regional e Frederico Siqueira, das comunicações, não precisam desembarcar porque não são filiados. Se todos obedecerem, será necessário um navio transatlântico de grande porte para acomodar os filiados que estão ocupando outros cargos de confiança no governo federal, em Brasília e nos Estados. Como outro dia o Lula disse que não gosta do Antonio Rueda, presidente do União Brasil, é possível que tenha chegado à conclusão de que não vale a pena ter inimigos dentro da própria trincheira.


TARIFAÇO


Marco Stefanini comanda uma multinacional brasileira de tecnologia que está presente em 46 países, tem clientes em 108 mercados e um faturamento anual de 8 bilhões de reais. Ele também encabeça a parte brasileira do núcleo central do Fórum Brasil-Estados Unidos, que inclui empresas como Embraer, Gerdau e Suzano. Não descuidando da Stefanini, está envolvido na missão de empresários do Fórum, Amcham e Confederação Nacional da Indústria foram a Washington para um corpo a corpo com congressistas americanos. Levaram uma pauta concreta, tanto de produtos para serem negociados, quanto de investimentos. A grande estratégia é dobrar a relação comercial entre Brasil e Estados Unidos, em cinco anos. Ação em várias frentes, entre as quais os minerais críticos e a dupla taxação, que é um acordo que vêm tentando há 40 anos. Também a área da defesa. Somos grandes compradores, mas podemos ter uma participação ainda maior. Temos cinco, seis empresas que geram 85 mil empregos nos EUA e que têm previsão de investir lá 7 bilhões de dólares nos próximos 3 anos. Vão na mesma linha das negociações feitas pela Inglaterra, Japão e Europa. Vão tocar em pontos sensíveis aos dois países. Que tenham boa sorte e consigam demover o Trump da ideia do Tarifaço.


TELEVISÃO


No dia em que o Jornal Nacional completou 56 anos no ar, foi anunciado que William Bonner vai deixar de ser o âncora do noticiário. Seu lugar será ocupado por César Trally, ao lado de Fernanda Vasconcelos. William Bonner vai assumir o Globo Repórter, juntamente com Sandra Annenberg. William Bonner declarou que há cinco anos vinha pedindo para ter diminuída a sua carga de trabalho e que está feliz por ter sido atendido. Há 29 anos ele estava no posto do programa de mair audiência da nossa televisão.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTINUA

RETALIAÇÃO

ARRANHA--CÉU