REELEIÇÃO
Blumenau foi selecionada para sediar uma Policlínica Regional incluída no PAC do governo federal. Tudo porque a secretaria de saúde do governo estadual desaprovou os dois terrenos indicados pela nossa prefeitura. Um era muito próximo da Policlínica Municipal Lindolf Bell e em área de proteção ambientalo. O outro por estar em área inadequada, perto de aterro sanitário e com supressão de vegetação nativa e topografia com muitos aclives e declives, segundo julgamento de Florianópolis. Sendo assim, a Secretaria de Estado da Saúde encaminhou ofício ao Governo Federal solicitando orientação para extinguir a instrução ou alterar o município beneficiário. Vamos perder a Policlínica Regional. Será que não temos mesmo um terreno para a obra do Plano de Aceleração do Crescimento ou é porque não queremos um presente que possa angariar votos para o Lula buscar a reeleição?
PREVISTA
O Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina apontou que temos apenas 34,8% de esgoto tratado e 72,48% da população catarinense dispõem de água encanada. Como o Marco Legal do Saneamento estabelece a meta de 90% até 2033, temos 8 anos para fazer praticamente o dobro do que se conseguiu ao longo de toda a nossa história. Estamos abaixo da média nacional que é de 52,2% o percentual do tratamento de esgoto e 83,1% a cobertura de água potável. Não acredito que o saneamento alcance o número da universalização na data prevista.
BOCA
Walter Meirovitch, colunista do UOL, comentou que Flávio Bolsonaro produziu prova para acerto da decisão de Alexandre de Moraes. O filho do ex-presidente e senador da república disse que havia encaminhado, divulgado as imagens e o áudio, mas que os advogados tinham dito que não. Os próprios advogados alertaram para o risco. Mas aí já era tarde, não adiantou apagar a matéria. “A coisa já tinha ido pro brejo”, concluiu o jurista, professor de direito e desembargador aposentado. Como diz o velho ditado: o peixe morre pela boca.
ACONTECER
Na tarde de terça-feira, senadores bolsonaristas ocuparam a Mesa Diretora do plenário do Senado. O grupo promete permanecer no local até que a Casa dê uma “resposta” à prisão e às demais sanções impostas pelo ministro do STF Alexandre de Moraes ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Estão sentados na Mesa Diretora: Damares Alves, Jorge Seif, Jaime Bagatoli, Izalci Lucas, Eduardo Girão e Magno Malta. Este último está sentado na cadeira do presidente Davi Alcolumbre. Na Câmara Federal, com o presidente Hugo Motta passando o dia fora de Brasília, os deputados federais bolsonaristas fizeram a mesma coisa, seguindo a orientação do Líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante. Já o vice-presidente, Altineu Côrtes, declarou que quando o presidene Hugo Motta viajar para o exterior e ele assumir a sua função irá colocar imediatamente na pauta o projeto de lei de anistia condenados por participação no 8 de Janeiro. Disse que o presidente da Casa Legislativa já foi avisado. Houve muito bate boca e as sessões foram impedidas de acontecer.
VISTO
O presidente Donald Trump jogou um balde de água fria na cara de muitos que estavam sonhando com a ida para os Estados Unidos e fincar pé, mesmo que ilegalmente, em solo norte-americano. Os que requererem o visto de entrada terão que pagar uma caução de 15 mil dólares, uns 80 mil reais. Pelo menos o Brasil não está na lista dos países que terão a tal exigência. A medida é destinada para as nações que mais tem enviado ilegais para trabalhar na pátria do povo mais rico e poderoso do globo. Até agora só Zâmbia e Malawi foram agraciados com a inovação. O dinheiro será devolvido após o estrangeiro sair do território americano, dentro do prazo estipulado no visto.
SOJA
O Big Brother também fez uma declaração que deve ter caído no agrado dos estadunidenses pobres e da classe média. Saindo do seu clube de golfe, em Nova \hersey, Trump disse aos jornalistas que pode distribuir parte do dinheiro das tarifas para a população de média e baixa renda dos Estados Unidos. Assim, os ricos que tomarem café, comerem carne de boi e manga estarão pagando mais, por causa do imposto de importação exagerado, para ajudar aos necessitados para que possam continuar tomando suco de laranja e comendo “hambúrguer” vegano, de soja..
PORTE
A APEX é uma entidade federal, criada em 2003, cujo objetivo é auxiliar micro, pequenos e médios empresários a se tornarem exportadores e conseguir investidores para o crescimento de empresas brasileiras. Em 2023 criou o programa Mulheres e Negócios Internacionais visando ao envolvimento feminino na área das exportações. A idealizadora foi a diretora de negócios da Agência Brasileira de Promoção da Exportações e Investimentos, Ana Paula Repezza. Ela foi pessoalmente a Joanesburgo, na África do Sul, para receber, na primeira Reunião Ministerial Global de Pequenas e Médias Empresas, o prêmio de 2024 concedido pelo “International Trade Center” para a categoria de “melhor iniciativa que garante a inclusão e sustentabilidade de um negócio”. É o terceiro prêmio conquistado. Orgulhosa a criadora do programa declarou: “O reconhecimento mostra que estamos no caminho certo, promovendo o empreendedorismo feminino, lideranças femininas e a inclusão no mercado internacional”. Na verdade o programa já mudou a vida de dezenas de lideranças femininas que passaram a fazer parte das 20.596 empresas fomentadas pela APEX com capacitação, inteligência de mercado e apoio em feiras, rodadas de negócios e missões internacionais. Entre as empresas de mulheres atendidas 63% são de micro e pequeno porte e 37% de médio e grande porte.
Comentários
Postar um comentário