PLENÁRIO
A Câmara Municipal de Blumenau aprovou em primeira votação o projeto do Executivo para mudanças no calendário orçamentário. Ele modifica a Lei Orgânica do Município ajustando os prazos para o envio e devolução do Plano Plurianual (PPA), da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei Orçamentária Anual (LOA). A medida dará ao Legislativo pelo menos 45 dias para analisar cada peça orçamentária, garantindo mais previsibilidade, segurança e qualidade no planejamento financeiro do município. A segunda votação só pode acontecer após decorridos 10 dias e três discussões em plenário.
GOVERNOS
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina, tal qual o Poder Executivo e o Judiciário está investindo muito nos veículos de comunicação. A agência que serve aos nossos deputados criou uma peça publicitária falando da LOA e enaltecendo que através dela o Legislativo controla e garante a boa aplicação dos recursos orçamentários. A propaganda está muito bonita. Na prática, porém, sabe-se que muitas vezes o dinheiro dos impostos é jogado fora, em todos os governos.
LITROS
Os copos de cerveja na próxima Oktoberfest vão ficar maiores. Além da tradicional opção de 400 ml de chope, teremos o copo de 700 ml na 40a edição da Festa da Cerveja. Outra novidade serão os combos com 4 unidades de 400 ml, em embalagem de papelão, desenvolvida para facilitar o transporte. O mais sóbrio vai levar o chope para ele e três amigos já mais alegres. A Prefeitura comunicou que a novidade foi pedido das próprias cervejarias. Acredito. Se depender da vontade das cervejarias serão criados copos de dois litros.
RECORDES
Em Brusque a polícia prendeu uma mulher de 93 anos de idade que, na companhia de uma jovem de 22 anos, queria dar um golpe em agência bancária no bairro Santa Rita. Elas tentava realizar o cadastro da idosa com uma carteira de identidade falsa. Segundo a Polícia Militar, o objetivo era o saque de uma quantia em dinheiro de uma conta no banco. Em vez de cadeia, esta Vovó merece ir para o Livro Guiness de Recordes.
Paul Krugman, ganhador do Prêmio Nobel de Economia em 2008 ao mostrar como o comércio exterior amplia a eficiência e variedade de produtos para os países, voltou a criticar o presidente Trump pela tarifa de 50% imposta ao Brasil. Opinou que o poder de barganha dos EUA sobre o Brasil não é tão grande quanto Trump imagina. O recuo da Casa Branca com a retirada de 700 produtos da lista de tarifados é amostra disso. A Associação Americana dos Restaurantes está pedindo que a carne também não seja tarifada. A despeito de ser o segundo maior comprador do Brasil, sua participação não é tão grande. “Na verdade, nós não temos um papel tão relevante no panorama geral das exportações brasileiras” declarou. Atualmente os EUA respondem por cerca de 12% das exportações brasileiras. Fica atrás da China, com 28%, e da União Europeia, que em bloco, leva outros 13%. Fez a pergunta: “Trump e os seus assessores realmente acreditam que vão conseguir forçar uma nação com mais de 200 mllhões de pessoas a abrir mão dos seus esforços em defender a democracia sendo que 88% do que ela exporta vão para outros países que não os Estados Unidos. Creio que Paul Krugman meteu o dedo na ferida.
NUCA
Questinado no Jardim da Casa Branca, pela repórter da TV Globo, Raquel Krähenbühl correspondente em Washington, Donald Trump declarou que está pronto para receber telefonema do presidente Lula. O brasileiro disse que sempre esteve aberto às conversações e disposto ao diálogo. Como não aconteceram, apesar das tentativas diplomáticas brasileiras, está tratando de adotar medidas para proteger a economia, as empresas e os trabalhadores.Como o Trump comunicou o Tarifaço por rede social, se eu fosse o Lula mandava para ele uma mensagem pelo X, do seu ex-amigo Elon Musk, com teor altivo, sem abaixar a cabeça para não mostrar a nuca.
JUVENTUDE
Neste sábado tem Brasileirão da Série A. 16 horas, o Sport do Recife enfrentando em casa o Bahia do Rogério Ceni. Às 18:30 Mirassol x Vasco e 21 hora Fluminense x Grêmio. Neste domingo, 16 horas, Corinthians x Fortaleza e Botafogo x Cruzeiro. O Ceará derrotou o Cruzeiro, em Minas Gerais, e colocou o Flamengo na liderança do Brasileirão. Neste domingo, em Fortaleza, pode ajudar o time mineiro a voltar à liderança, se derrotar o Mengo no Castelão. O jogo acontece às 18:30 horas. No mesmo horário Atlético Mineiro x Bragantino. 19:30 Vitória x Palmeiras. 20:30 horas Internacional x São Paulo. Segunda-feira, 20 horas Santos x Juventude.
Comentários
Postar um comentário