ITAPOÁ

 


Havia uma demanda catarinense porque o Paraná recebeu “royalties” do petróleo e gás explorados em mar territorial catarinense. A questão já tinha 35 anos, estava no STF e, se fosse para pagamento por precatório, levaria mais algumas dezenas de anos. Os governadores Jorginho Mello e Ratinho Jr., civilizadamente, como disse o nosso chefe do executivo, firmaram um acordo que põe fim à querela judicial. O Paraná destinará 340 milhões de reais para a obra de duplicação da ligação de Garuva, em Santa Catarina, a Guaratuba, no Paraná, com a rodovia levando também ao nosso Porto de Itapoá.


VELHO


Sintonizando a programação da BAND FM acompanhei a participação do ex-presidente da Câmara dos Deputados e ex-ministro Aldo Rebelo. Acho que todos os ferrenhos bolsonaristas e lulistas deveriam ouvir as declarações do experiente político e profundo conhecedor da nossa história. Ele abordou, com muita propriedade, diversos temas atuais. Quando e jornalista Cláudio Humberto sugeriu que ele deveria se envolver no conturbado processo nacional declarou que não é mais Cacique. Agora é apenas Índio e Índio Velho.


IDOSO


Afirmou que o Brasil é o país da anistia. Teve anistia depois da Guerra dos Farrapos, após as intentonas, comunista em 35 e integralista em 37, no tempo de Getúlio Vargas e também no término do Regime Militar. Sempre anistia acertada na mesa de negociação, envolvendo as partes, e nunca a ferro e fogo como estão pretendendo os parlamentares que adotaram uma ilegalidade. A Constituição permite a obstrução legislativa, respeitando, porém, o Regimento Interno do Congresso Nacional. Jornalista condenou a atitude dos parlamentares e lembrou que Davi Alcolumbre, que agora é contra, também já sentou e negou-se a sair da cadeira da presidência do Senado Federal, para comandar e garantir a sua eleição para o cargo, quando, na votação, cabia a função ao senador mais idoso. Aldo Rebelo emendou: “A precedência ou a recorrência do crime não absolve o criminoso”.


CONFUSÃO


Buscou no futebol o exemplo para uma comparação. No futebol são dois times e um árbitro. Este não tem o direito de cobrar pênaltis, nem de fazer gols. Cabe-lhe o dever de marcar as faltas, expulsar jogadores do campo, determinar impedimentos e reconhecer o gol. No STF temos juiz cobrando penalidades máximas e insistindo em ser artilheiro. Precisamos retornar às prerrogativas legais. Executivo, Legislativo e Judiciário tem seus papéis bem definidos. Mas, no Governo Bolsonaro o Legislativo invadiu o território do Executivo com as Emendas Secretas e o Judiciário se apossou de decisões do Legislativo. Daí a confusão.


LEGISLATIVO


Criticou o esvaziamento do poder do presidente da república. Hoje, qualquer juiz de primeira instância, promotor público, IBAMA e FUNAI e até a Gisele Bündchen, com um tuíte podem parar o país. Por isso o Brasil não pode explorar o petróleo do mar territorial da Amazônia, nem produzir os fertilizantes necessários para a agricultura, mesmo possuindo as maiores reservas de potássio e fosfato. Nem u ureia derivada do petróleo. Para se obter uma licença pode demorar 30 ou 300 anos. O ministério público deve ter todo poder para combater o tráfico e a corrupção, mas não para bloquear até decisões do legislativo.


ESTRANGEIRAS


Lembrou que o então secretário geral do Partido Comunista, Luiz Carlos Prestes, teve a infeliz ideia de dizer que se houvesse uma guerra entre o Brasil e a Rússia ficaria do lado dos russos. Foi cassado e com ele sua agremiação política e todos os seus membros. Hoje temos deputado federal fazendo a mesma coisa contra o país e no próprio Parlamento ouvesse vozes contra a nossa pátria e desfraldando bandeira estrangeira.


SINAI


Opinou que o presidente Lula errou quando não respondeu à carta de Donald Trump. Deveria ter respondido com os argumentos de que o Brasil tem a melhor regulação ambiental do mundo, a maior preservação florestal e é um país pacifista, que tem 17 mil quilômetros de fronteira e não tem contencioso com qualquer vizinho e que nunca tomamos terra de um deles. Quase dois terços do seu território, os Estados Unidos obtiveram com a anexação do Texas, Arizona e Califórnia, que pertenciam ao México. Agora fala em anexar o Canadá, o Canal do Panamá e a Groenlândia. Aqui tem uns que querem que façamos guerra com a Venezuela e outros desejam conflito com a Argentina. Mas temos que respeitar a autonomia dos outros e é por nossa postura que somos sempre chamados para mediar conflitos, como entre o Peru e o Equador, no Haiti e entre árabes e israelenses, no Sinai. 

 

ARMISTÍCIO 


Vi que a fala de Aldo Rebelo está no You Tube. São 32,06 minutos. Recomendo a todos sejam da esquerda ou da direita. Ouçam e reflitam sobre as sábias palavras do político de 69 anos de idade. Do alto da sua longa experiência e cultura política expôs com toda franqueza a sua opinião e apontou um meio para chegarmos a um armistício.


SORTEIO


No papel o Flamengo e o Palmeiras são os bons de bola. Mas, na Copa do Brasil, ambos foram eliminados na noite de quarta-feira. O Flamengo até ganhou do Atlético Mineiro de 1 a 0. Como perdeu por igual resultado no Rio, a decisão foi para os pênaltis e os mineiros venceram por 4 a 3. O Palmeiras, que já havia perdido a primeira partida de 1 a 0, perdeu a segunda por 2 a 0 e tal qual o Mengão está fora. O São Paulo foi a Curitiba, perdeu do Athlético nos pênaltis. 3 a 0 porque o goleiro Santos defendeu três cobranças dos paulistas. Athlético segue na competição. O Internacional conseguiu empate de 1 a 1 com o Fluminense. Eliminado porque perdeu em Porto Alegre. O Botafogo também se classificou ganhando de 1 a 0 do Bragantino, em Bragança Paulista. O Retrô empatou de 0 a 0 com o Bahia e foi eliminado. O time do Rogério Ceni havia vencido de 3 a 2 em Salvador. Nesta noite mais dois clubes serão eliminados nos confrontos do Vasco com o CSA e do CRB com o Cruzeiro. Os jogos das quartas de final serão tabelados por sorteio.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTINUA

RETALIAÇÃO

ARRANHA--CÉU