ABACAXI
O Distrito da Vila Itoupava pertence ao Município de Blumenau, porém é vizinho de Pomerode e está mais próximo do centro da Cidade Mais Alemã do Brasil do que do blumenauense. Daí a influência germânica que se reflete nele. Para o aniversário de 175 anos da Antiga Colônia do Dr. Blumenau, que abrangia toda a região, Vila Itoupava vai bater o recorde que vem quebrando anualmente desde 2018. Mantendo a tradição histórica neste ano vai servir gratuitamente, uma cuca de 201 metros de comprimento, para lembrar os 201 anos da imigração alemã para o Brasil. O aniversário acontece no dia 2 de Setembro, mas em 2025 o desfile festivo e o corte da maior cuca foi antecipado. Desfile às 14 horas deste sábado, dia 30 e cuca para o povo às 15 horas. A Cuca da Vila Itoupava é confeccionada com vários sabores. Deveriam ter convidado o Cuca, que acaba de ser demitido do Atlético Mineiro, para vir servir a primeira fatia, de abacaxi.
PÚBLICA
Eu acho que os pais da pátria se acovardaram na Câmara Federal. Votos eles tinham para aprovar a sua blindagem para impedir investigações policiais contra eles. Mas, depois de uma reunião noturna das lideranças partidárias, de mais de duas horas de duração, na residência do presidente da casa legislativa, chegaram à conclusão de que a melhor coisa era deixar o gato em cima do telhado. O projeto vai para a gaveta. 1 a 0 para a opinião pública.
PODEROSOS
Gostei de uma declaração feita pelo presidente do STF, ministro Luiz Roberto Barroso. Ele foi curto e grosso ao dizer: “Um país onde o patrão paga menos imposto do que o empregado não pode estar bem”. Este país é o nosso e o projeto da isenção do IR para quem ganha até 5 mil reais mensais é uma proposta para mudar a situação, porque mexe com os ganhos patronais. Como o povão não tem lobista e os empresários tem e muito ativos, vamos ver o que os pais da pátria irão decidir na capital da república, quanto a cobrar mais dos poderosos.
COMERCIAL
Existe um queijo francês que leva a marca “La Vache Qui Rit” (A Vaca Que Ri). A nossa vaca deve estar chorando de saudade do touro, que virou boi e foi para o abate. Mas os nossos vaqueiros devem estar morrendo de rir. Enquanto o Trump ataca as exportações brasileiras de carne bovina, seguimos sem qualquer percalço. Os analistas de mercado afirmam que nos embarques de Agosto vamos atingir facilmente recorde histórico para o oitavo mês do ano. A média diária alcançou as 13,30 toneladas, 34,7% a mais do que o volume médio de Agosto do ano passado que foi de 9,88 mil toneladas. Até países africanos, como Burkina Fasso, estão querendo ajudar o Brasil a ganhar a guerra comercial.
UNIDO
O ex-presidente Jair Bolsonaro ganhou a capa da revista britânica “The Economist” desta semana. Aparece com a cara pintada com as cores da bandeira do Brasil e tendo na cabeça um chapéu de “viking” igual ao daquele invasor do Capitólio, apoiador do Trump. O título da capa: “O que o Brasil pode ensinar para a América” O subtítulo: “O julgamento de Bolsonaro”. No editorial afirma que “o Brasil oferece aos Estados Unidos uma lição de maturidade democrática” e descreve a condução do processo penal contra Bolsonaro e seus aliados como uma “fantasia da esquerda americana”. A matéria é bastante longa e opinativa. Alexandre de Moraes não terá negado o visto de entrada no Reino Unido.
DEMOCRACIA
Eu admiro os líderes democráticos, como Donald Trump, que não fazem caças às bruxas e não perseguem como o Alexandre de Moraes. Tudo bem que ele demitiu funcionária supervisora do departamento de trabalho porque divulgou dados relativos ao número de empregos. Ele também demitiu a diretora de órgão da área da saúde, que havia tomado posse há menos de um mês, no departamento de controle de enfermidades. Trump também quer acabar com a arcaica independência do FED, o banco central deles, criada em 1913, e não titubeou em demitir a única diretora negra da instituição. Não foi por racismo e sim porque suspeita de fraude. Ela antidemocraticamente não quer deixar o cargo para o qual tem mandato até 2038. No meio ambiente, depois que funcionários mandaram carta para o poder judiciário reclamando do corte de verbas, acabou com a alegria dos 35 que tiveram a ousadia de colocar seus nomes na reclamação. Lá nos EUA não é como aqui e a Suprema Corte abriu caminho para que Donald Trump faça cortes em massa de empregos e reestruture as agências, para reduzir e reformular o governo federal. Isso é que é democracia.
Comentários
Postar um comentário