RECORDES

 


Com o frio reinante, gosto de tomar um calice de pinga ou de licor para me aquecer, em casa e à noite. Sei que muitos pobres, por falta de um bom agasalho, costumam beber cachaça para se sentirem bem. Mas há, contudo, os que exageram. Foi o que aconteceu com um blumenauense. O limite de álcool no sangue é de 0,4%. O cidadão estava com 0,54%, foi preso e levado para se explicar com o delegado. Talvez possa se candidatar a constar no Livro de Recordes.


PÍLULA


Foi instalada a Comissão Parlamentar de Inquérito para analisar a questão do Contrato com a BKS para construir e explorar a rede de esgoto de Blumenau. Presidente o vereador Diego Nasato (NOVO), Relator Egídio Beckhauser (Republicanos), Flávio Linhares – Flavinho (PL) indicado vice-presidente, Bruno Cunha (Cidadania) e Marcelo Lanzarin (Progressistas). Na Sala das Comissões, o presidente da CPI declarou: “Nosso objetivo não é perseguir ninguém, mas apurar com isenção os fatos. Partimos da premissa de que existem elementos que precisam ser analisados com responsabilidade, transparência e compromisso com o interesse público. Se ao final constatarmos que todos os atos foram legais, o relatório da CPI vai deixar isso claro. Agora é aguardar para vermos se a CPI vai feder ou se ira dourar a pílula.


NOBEL


O instituto de pesquisas da Universidade Federal de Minas Gerais desenvolveu um repelente revolucionário. Criou um produto que espanta os mosquitos pelo prazo de 4 meses. Testou com êxito no Brasil e na Tanzânia. O novo repelente é colocado no tecido da roupa, cortinas e sofás e fica expelindo moléculas que espantam os mosquitos transmissores da dengue e outras moléstias. Um laboratório mineiro se associou à universidade e em breve fará o lançamento para o consumo, com a pretensão de ter um preço bem popular. Acabando com a dengue, a zica e a chykungunya os cientistas da UFMG merecem receber o Prêmio Nobel.


EXAME


O ministério da saúde revelou um fato preocupante. Apenas 23% das mulheres brasileiras tem se apresentado para fazer o exame de mamas e a ONU preconiza que sejam 70%. O câncer de mama é o que mais mata as representantes do sexo feminino no nosso país. Aqui em Blumenau, como em muitas outras cidades, temos a Rede Feminina de Combate ao Câncer, que realiza um excelente trabalho e totalmente de graça. Assim não há motivo, a não ser o medo, para a falta da realização anual do exame.


HONRARIA


Tenho a teoria de que na mistura de raças sempre prevalecem as características mais fortes de cada uma. Embora isso ainda precise ser estudado pelos cientistas, acredito que o povo brasileiro é tão miscigenado que se destaca internacionalmente. Seja pela beleza física, raciocínio rápido e capacidade física e mental. Só falta maior estímulo. Assim é que a goiana Sarah Borges (23) se formou psicóloga pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e inserida no grupo de 54 alunos que se graduaram com a maior média geral ao longo do curso universitário. 54 entre 1960 estudantes de 94 países. Depois do sucesso do seu desempenho acadêmico na faculdade de psicologia e da sua tese “Caminhos para Aumentar o Acesso a Serviços de Saúde Mental dos Jovens Brasileiros”. É a primeira brasileira a alcançar este laurel. Prêmio, depois de muito trabalho e enorme talent. Agora vai fazer Doutorado em Psiquiatria, em Cambridge, na Inglaterra. Mereceu a Honraria.


ARMAMENTO


Mal acabou a reunião dos BRICS, no Rio de Janeiro, e o presidente Trump fez a sua declaração bombástica. Vai taxar em mais 10% todo o país pertencente ao grupo de 11 nações que adote alguma medida que seja prejudicial aos interesses dos Estados Unidos da América. Parece, claramente, uma coação. Na minha opinião subjetiva, até uma compra de qualquer bem que o Brasil faça na China pode ser prejudicial aos interesses norte-americanos, porque eles também os produzem, embora com preços mais elevados. Depois partiu para a defesa de Jair Bolsonaro afirmando que ele está sendo perseguido no Brasil. Tomaram que não venha nos atacar com seu moderno armamento.


PRÉ-MUNDIAL


Em Santiago do Chile chegou ao fim a Copa América de Basquetebol Feminino. Perdemos a partida final contra os Estados Unidos. As americanas cresceram no último quarto e venceram por 89 a 84. Cinco pontos que nos tiraram o sétimo título continental. Nossas adversárias conquistaram a vaga para a Copa do Mundo de 2026. Nós voltamos com a prata e teremos que disputar o pré-mundial.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTINUA

RETALIAÇÃO

JANEIRO