OBSERVAR
O rompimento da canalização da SC Gas, nas proximidades do Shopping Center Norte, em Blumenau, obrigou os bombeiros a providenciarem a rápida evacuação de todos que estavam no concorrido centro comercial. Felizmente foi só um susto. O vazamento não teve maiores consequências e foi estancado. Eu sou capaz de jurar que o verdadeiro abalo sísmico que aconteceu há algum tempo e custou várias vidas e muita destruição na região do Morro do Baú foi ocasionado por rompimento do gasoduto, seguido de incêndio e explosão. Da minha casa no Bairro da Velha, minha filha viu o enorme clarão no céu e chamou-me para observar.
SUCESSO
Quando fui trabalhar na Deutsche Welle fui adotado pelo Carlos Struve, paulistano formado, na Alemanha, em engenharia de fotografia e que foi o iniciador dos programas em português para o Brasil. Ele e a mulher, Ingrid, se desdobraram em atenções e aumentaram o carinho quando chegou a minha esposa, grávida, com nosso filho, Carlos Eduardo, e nossa filha, Ana Rosa. Quando Martha Maria nasceu, em Colônia, tivemos o prazer de convidá-los para serem padrinhos de batismo e tornaram-se nossos Compadre e Comadre. Carlos Struve foi respeitado correspondente da Veja, na Europa, e especializou-se em produzir filmes sobre pássaros brasileiros, inclusive a ararinha azul. Ele e Ingrid se embrenhavam pelo mato no Brasil e passavam horas quietinhos esperando pela cenas desejadas. Seus filmes foram levados para a Associação Alemã de Ornitologia e fizeram o maior sucesso.
AMIZADE
Um belo dia Carlos Struve fechou contrato com o governo alemão para produzir uma série de filmes de curta metragem, documentários sobre brasileiros que estavam vivendo ou visitando a Alemanha. Não sei se porque tenho nome de ave, já que Altair é águia em árabe, convidou-me para fazer as entrevistas e a narração. Foi assim que conheci pessoalmente o escritor Érico Veríssimo, a pianista Yara Bernette, o pintor Almir Mavignier e a bailarina Márcia Haydée. Estava programado filme com o neurocirurgião Luiz Renato Mello. Eu iria conhecê-lo em Hamburgo, onde fazia estágio médico. Não conheci. O filme não foi feito porque ele havia viajado de férias, com Lolita sua eterna musa e grande violinista e ceramista. Anos mais tarde vim encontrá-lo aqui em Blumenau e nasceu uma sincera amizade.
CONTO
Luiz Renato Mello é curitibano, como eu, apaixonado por Blumenau, idem, e, não contente com a sua arte de manejar o bisturi, foi fazer o Curso de Escrita Criativa da Editora Metamorfose. Deve ter sido o melhor aluno da classe, pois tornou-se metamorfose ambulante. De grande médico virou excelente escritor. Teve a fidalguia de deixar para mim, na TV Galega, com bela dedicatória, um exemplar da sua última obra: O Pulo do Rato. Já li o prefácio e concordo plenamente com tudo o que disse o seu colega de avental branco, Ronald Fiuza, mineiro que viveu meio século em Joinville e faleceu sem ver seu texto publicado. Notável também a introdução feita pelo autor. Estou ansioso para ler todo o conteúdo do livro Pulo do Rato, com suas histórias médicas e contos. A respeito do seu teor depois eu conto.
CONGRESSO
Aconteceu em Brasília a Reunião de Conciliação do Caso IOF; Começou às 3 horas da tarde e não demorou para terminar. As figuras principais mandaram representantes para comunicar, na ata, que não houve acordo. Então a decisão ficou por conta do ministro Alexandre de Moraes. Vamos ver se ele consegue agradar à maioria do povo. Só tem uma escolha. Deixa passar o Decreto do Aumento do IOF para beneficiar o Executivo ou prefere confirmar a Derrubada do Congresso?
SETEMBRO
O Procurador Geral da República, Paulo Gonet, entregou documento das alegações finais, com 517 páginas, pedindo a condenação da Jair Bolsonaro e dos 7 réus, inclusive 3 Generais e 1 Almirante, que faziam parte da sua equipe de governo e aliados. O ex-presidente foi apontado principalmente pelas suas declarações que começaram já em 2021 e que seriam um plano estratégico para criar o clima de golpe. Destaque para o que afirmou no dia 28 de Agosto de 2021, que só tinha três alternativas para o seu futuro: estar preso, ser morto ou a vitória. “Preso jamais!” Parece, porém, que será preso, provavelmente em Setembro.
ELÉTRICA
Se o Tarifaço do Trump tinha o objetivo de ajudar o amigo Bolsonaro acabou tendo efeito contrário. Está ajudando é ao Lula. Acabou unindo Governo e Centrão, que estavam em rusgas, por causa do desgaste ocorrido. Eu estou pensando que, embora prejudique grandemente os exportadores, pode promover, para nós, uma queda dos preços de produtos como o café, carnes, frutas e sucos. Se não encontrarem outros mercados para direcionar suas vendas ao exterior, em dólares, vão ter que baixar os preços e oferecer em reais para o público interno. O tiro no pé só não mexe com a inflação porque esta está sendo pressionada pelos serviços e a conta da energia elétrica.
LANTERNINHA
Pelo Brasileirão da Série A o Juventude ganhou do Sport de 2 a 0 e escapou da penúltima colocação. Saltou para o 17o lugar com 11 pontos. O Fortaleza, com 10 pontos ganhos, herdou a posição ao perder de 1 a 0 do Ceará, perdendo também o seu treinador, o argentino Juan Pablo Vojvoda, que no ano passado fez o maior sucesso com destaque nas competições nacionais e classificação para a Libertadores. Está nas oitavas de final e vai enfrentar o argentino Velez Sarsfield, no mata-mata. O Sport do Recife já demitiu quatro treinadores e, com apenas 3 pontos ganhos em 13 rodadas e 39 pontos disputados, dificilmente vai conseguir escapar da lanterninha.
Comentários
Postar um comentário