TERRENO
Passando pela Rua 7 de Setembro vi que derrubaram o prédio onde por 9 anos funcionou o Restaurante R7 e depois o Canabarro por 10 meses. Restaurante, estacionamento e posto de lavação de carros. O dono resolveu escapar da concorrência do varejo e passou a fornecer marmitas para empresas, sem atendimento direto ao público. Na nova atividade poderia mudar para imóvel de aluguel mais barato e foi o que fez. Buscou um novo endereço. Tentou vender o ponto e não conseguiu. Resolveu, então, devolver o imóvel e a dona do terreno disse que queria tudo assim como alugou: terreno limpinho. João Carlos teve que obedecer porque era uma exigência contratual. Mandou demolir a estrutura. Esta é a primeira vez que vejo uma proprietária não aceitar benfeitoria feita em seu terreno. Pelo que pagou pela demolição, teria economizado se desse o ponto de presente para quem quisesse assumir o aluguel do terreno.
SOLIDÁRIO
Na Velha, bairro em que resido, um mulher idosa (63) foi vítima de sequestro. O criminoso a surpreendeu enquanto dormia. Teve uma venda colocada nos olhos e as mãos amarradas. Após isso, a obrigou a revelar as senhas dos cartões de crédito que encontrou em sua bolsa. Em seguida colocou a pobre senhora no porta- malas do carro e circulou por diversos lugares. Quando pararam, ela pediu para ir ao banheiro. Foi liberada. O criminoso, antes de fugir, prendeu a vítima na lavanderia. Notando que estava sozinha, tirou a venda e viu que haviam retornado para sua casa. Gritou por socorro e uma vizinha foi ajudá-la. O ladrão sacou 2 mil reais e gastou 194 reais numa padaria. Ouvida pelos policiais, a idosa contou que reconheceu a voz do sequestrador e indicou um vizinho. Dito e feito. Ele estava escondido em casa e tinha 1.316 reais, mais cervejas e salgados que comprou na padaria. Este safadinho, se tem, vai ter que devolver o apito da Rede de Vizinhos e o “Kit Vizinho Solidário”.
ESPECIAL
No sul catarinense, os descendentes de italianos há 100 anos cultivam a uva Goethe e produzem vinhos de qualidade. O solo e o clima possibilitaram a adaptação das cepas da fruta e dos caramanchões pendem cachos de uvas com as quais são produzidos vinhos tintos, brancos e espumantes. Os nossos vinhos de uvas Goethe acabam de receber o direito de se denominar Vinhos de Denominação de Origem. O Brasil só tem 3 regiões que podem usar este selo. As outras duas são do Rio Grande do Sul. DO na garrafa significa produto especial.
CONTROLADOS
Quando vivia na Alemanha estranhei o fato de que era uma grande dificuldade conseguir que o médico receitasse um antibiótico. Estava acostumado que aqui no Brasil a gente nem precisava consulta médica. Amigo ou parente tivera o mesmo sintoma e teria se curado com o antibiótico xis. Corríamos à farmácia mais próxima e compravamos o produto. Costume que continua prevalecendo. O resultado é que os antibióticos, para fazer efeito, quando necessários, precisam ser cada vez mais fortes. E os antibióticos matam os lactobacilos no intestino, provocando um desequilíbrio no metabolismo. Acho que, para resolver este problema, as farmácias deveriam ficar proibidas de vender antibióticos indescriminadamente. Só com receita médica como acontece com os medicamentos controlados.
PREPARADOS
O TCE abriu os dados levantados pelo conselheiro substituto Gerson dos Santos Sicca, relator temático de Educação no tribunal. Foram encontrados 18.383 alunos dos programas de estudos Universidade Gratuita e Fundo Estadual de Apoio à Manutenção e Desenvolvimento da Educação Superior Catarinense matriculados sob algum indício de irregularidade. Tais inconsistências podem indicar que 324 milhões de reais estão sendo mal aplicados. São 4.430 casos de renda incompatível com as exigências dos programas, 15.281 em relação ao patrimônio declarado, 1.699 casos de vínculos empregatícios não comprovados e 335 de pessoas que não são naturais ou não residem em Santa Catarina. Muitos que não precisam estão frequentando cursos universitários gratuitamente e muitos que realmente precisam de ajuda não conseguiram vaga, apesar de aprovados, por falta de recursos. O primeiro lugar nos casos suspeitos é da Univali, de Itajaí (278 alunos e 6 milhões em bolsas). A nossa FURB aparece no 10o lugar (89 alunos e 1,5 milhão em bolsas). O que mais me chamou a atenção foi o fato de que a faculdade que apresentou o maior número de inconsistências foi justamente a Faculdade de Direito. Que belos advogados estão sendo preparados.
VIVIDAS
A Polícia Federal apurou que o pernambucano Gilson Machado, ex-ministro de turismo do Governo Bolsonaro, esteve no Consulado de Portugal solicitando passaporte para o Coronel Cid, réu e testemunha no processo de tentativa de golpe de 8 de Janeiro de 2023. Como o pai, a mãe, a mulher e uma filha de Cid viajaram para os EUA, a PF prendeu Gilson Machado, concluindo que estava em andamento um plano de fuga de Mauro Cid, que tem dupla nacionalidade. Depois de ouvir o Coronel Cid o ministro Alexandre de Moraes mandou soltar o preso em Recife e proibiu Cid de sair de Brasília. Vale lembrar que o general da reserva, Mauro Cesar Lourena Cid, pai do coronel ex-ajudante de ordens do presidente Jair Bolsonaro, possui uma residência na região de Miami, e os familiares podem ter ido descansar um pouco das preocupações vividas.
Comentários
Postar um comentário