ESTADO

 


O presidente Lula, falando na França, disse que os nossos políticos precisam levantar da cadeira, sair do gabinete e viajar para abrir portas para os empresários e conseguir investimentos em nosso país. O governador Jorginho Mello concorda. Tanto assim é que vai para países da Ásia com o objetivo de alavancar negócios e trazer empresas para Santa Catarina. Quem também vai na sua comitiva é o prefeito Egídio Ferrari. Ele se licencia, pela primeira vez, e assume a prefeitura a vice-prefeita Maria Regina de Souza Soar. Desejo sucesso para os nossos governantes, pois sua viagem não é só para passear e gastar milhões, conforme costumam acusar o antigo operário, que passou uma semana na França e foi recebido com honras de chefe de estado.


VIVA


Lula, na França, defendeu as suas viagens internacionais e disse que o Brasil precisa começar a pensar grande e impor-se no âmbito internacional. Com relação à reunião privada que teve com 14 grandes empresários franceses, jactou-se de que está trazendo 100 bilhões de dólares para o Brasil. É a promessa empresarial que ouviu e que deve acontecer até 2030, com sua esperança de ainda estar com a caneta na mão, após sua jocosa afirmação de que vai viver até os 120 anos. Ele não cursou universidade, mas, no seu jeitão simples, mete o dedo na ferida e é aplaudido no exterior. A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, o elogiou chamando-o de “lenda viva”.


PARLAMENTAR


Em Brasília continua a queda braços do STF com a Câmara dos Deputados. A decisão da Suprema Corte da perda imediata do mandato da deputada Carla Zambelli, que fugiu para a Itália, pode criar um novo embate. Após o trânsito em julgado do processo que a condenou a 10 anos de prisão por invasão do sistema de computação do Conselho Nacional de Justiça, a perda de forma imediata do mandato parlamentar atinge frontalmente o espirito de corpo dos eleitos. Os togados julgaram que em virtude da prisão ser em regime inicial fechado, ficando impedida de comparecer a 120 sessões da Câmara Federal perderia o mandato por faltas. O PL quer contestar a decisão porque entende que só o plenário pode cassar mandato parlamentar.


POVO


Os representantes do povo reclamam dos ministros do STF por estarem se imiscuindo em sua competência. As organizações Transparência Brasil, Transparência Internacional e Associação Contas Abertas pediram ao Supremo Tribunal Federal o bloqueio do pagamento das chamadas “emendas parlamentares paralelas”. Segundo elas, esse tipo de emenda soma 8,51 bilhões de reais e apresenta “falhas de transparência e rastreabilidade”. O documento encaminhado ao ministro Flávio Dino compara os mecanismos utilizados no Orçamento da União de 2025 com o Orçamento Secreto do Governo Bolsonaro. Acharam uma maneira de incluir as verbas nas pastas do Executivo e da Casa Civil, que escapam do crivo. As emendas parlamentares impositivas são da rubrica R8 e estão sendo lançadas em R2, que é do Executivo, e R3 da Casa Civil. Tudo pelo bem do povo.


CORPORATIVA


O Ministério Público Federal fez uma denúncia séria contra a cúpula dos Correios. Trata-se de denúncia de cabidão de emprego. Documentos mostram a “prática de coerção” e “abuso de poder” para “contratações de interesse particular”. O caso envolve uma terceirizada, a GO2B, distribuidora que se diz “vítima de um calote escandaloso” pela ação de políticos na estatal que faz com que algumas empresas recebam em dia, por terem relações com poderosos no governo, e outras ficam no prejuízo. Segundo a denúncia, “está em curso a deterioração moral e funcional de uma das maiores estatais do país, que perdeu a capacidade de distinguir gestão pública de proteção corporativa”.



BAIÃO


Com o início das festas juninas nordestinas acabei descobrindo que em Caruaru, Pernambuco, a comemoração do Dia de São João, padroeiro da cidade, vai deixar 980 milhões de reais na sua economia. Descobri também que foi Luiz Gonzaga o inventor do trio formado por sanfona, zabumba e triângulo que popularizaram a música regional e em especial o baião. Luiz Gonzaga não cantava. Era só músico. Mas, como não gostou da interpretação do cantor que lançou sua composição Dezessete e Setecentos, em parceria com Miguel Lima, resolveu cantá-la e a repercussão foi tão grande que continuou cantando e tornou-se o Rei do Baião.


PÊNALTI


Não vi, mas fiquei feliz quando meu filho me contou sobre a decisão da Copa Europeia de Seleções, que reuniu duas equipes ibéricas. Espanha e Portugal em campo lutando pelo título. Os espanhóis abriram o marcador e os portugueses empataram. A Espanha obteve o segundo gol e caminhava para a conquista do bicampeonato. Cristiano Ronaldo, porém, empatou o jogo novamente. Na prorrogação o resultado não mudou e aí aconteceu a cobrança das penalidades máximas. Como a Espanha perdeu um pênalti e Portugal botou as cinco vezes a bola no fundo da rede explosão da alegria no Estádio Olímpico de Munique e em Portugal com a vitória por 5 a 3, sendo desnecessária a quinta cobrança espanhola.


CLASSIFICAÇÃO


Nós não estamos contentes com o desempenho da seleção brasileira de futebol masculina e até fomos buscar um treinador italiano para vermos se a coisa melhora e conseguimos uma apresentação convincente na noite desta terça-feira contra o Paraguai. Só fico imaginando a situação da torcida italiana depois que a Itália foi goleada pela Noruega de 3 a 0. O país quatro vezes campeão do mundo está ameaçado de voltar a ficar fora da Copa do Mundo. O treinador italiano caiu. Quem sabe eles vem buscar o Felipão, Tite ou Vanderley Luxemburgo para conseguir o milagre da classificação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTINUA

RETALIAÇÃO

ARRANHA--CÉU