COMANDO

 


O general de divisão Gustavo Henrique Dutra de Meneses, que estava à frente do Comando Militar do Planalto durante os ataques de 8 de Janeiro de 2023, foi rejeitado nas promoções recentes ao posto de general de quatro estrelas. Com a decisão do Alto Comando do Exército, Dutra será compulsoriamente transferido para a reserva. No jargão militar, Dutra foi “caroneado”. A expressão é usada quando um general mais “moderno” ou seja, que se formou na AMAN depois dele, passa à frente na lista e é promovido. Segundo fontes militares, pesaram contra ele dois fatores principais. O primeiro sua posição de comandante durante a invasão das sedes dos Três Poderes. O segundo a sua origem nas Forças Especiais, que tem perdido espaço nas últimas promoções. Alguns dos seus integrantes são investigados por suposta participação na tentativa de Golpe de Estado da qual o ex-presidente Jair Bolsonaro é acusado. Atualmente não há nenhum “Kid Preto” no Alto Comando.


CÂMERAS


Acredito que a Folha de São Paulo acertou quando comentou o motivo pelo qual o governo federal dobrou a liberação de emendas parlamentares, o que não será suficiente para evitar derrotas, como no caso do aumento do IOF. Segundo as lideranças políticas, o placar para a derrubada do Decreto do IOF já está consolidado. Apesar de todos os agrados do chefe do poder executivo, o presidente da Câmara Federal, Hugo Motta, surpreendeu o governo ao pautar a matéria sobre o Imposto sobre Operações Financeiras. Os governistas pediram um reunião com ele e esta foi recusada. O líder do PT na Câmara dos Deputados, Lindebergh Farias não gostou da decisão de Hugo Motta de ter pautado para esta quarta-feira a votação do projeto legislativo que derruba o decreto presidencial. Questionou o fato de a sessão para analisar o tema fosse realizada de forma virtual e não presencial. Disse que o assunto é sério demais para o país. Mas não adiantou o esperneio. Foi a maior derrota do governo nos 33 anos depois de Fernando Collor de Mello. Na Câmara Federal foram 383 a 98 votos e no Senado os 41 necessários para aprovação contra 38. O voto decisivo foi do próprio amigo Davi Alcolumbre. Como é da Amazônia, verdadeiro Amigo da Onça.


URBANA


Tantos problemas enfrentados pela população brasileira e o legislativo preocupado com soluções que dificilmente sairão do papel. Está tramitando nas comissões da Câmara Federal projeto que obriga entidades públicas com mais de 100 funcionários a instalar bicicletários, guarda-volumes e vestiários para os servidores. O projeto possibilita que órgãos públicos compartilhem os espaços desde que a distância entre eles não seja superior a 700 metros. Ficam dispensadas as repartições cujos prédios não possuam espaço suficiente. Mas, para obter a dispensa, terão que apresentar laudo de perícia oficial. Vai haver uma chuva de laudos pois poucos edifícios tem viabilidade técnica para a instalação, que visa fomentar o uso da bicicleta para melhorar a mobilidade urbana.


QUERENDO


O ex-presidente Jair Bolsonaro foi penalizado com a inegebilidade. Entretanto não quer largar o osso e acredita numa reviravolta na política. Os pecuaristas, contudo, querem que ele abra mão de candidatura e apostam suas fichas em Tarcísio Freitas. O setor avalia que é preciso antecedência para que outro nome da direita possa se firmar contra o Lula. Tarcísio Freita é cria do Mito e só graças a ele conseguiu se eleger governador do estado mais rico da nação. Por isso não se manifesta publicamente a respeito de uma candidatura sua para a presidência. Está em compasso de espera, não querendo querendo.


SOCIAL


O Lula, por seu turno, pode estar desgastado, mas não está morto. Acaba de decretar isenção de pagamento da conta de luz para famílias de baixa renda, através de Medida Provisória. Esta dificilmente será derrubada no Congresso Nacional. Isenção total para quem consumir até 50 Kwh e descontos na conta da luz para famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa e consumo de até 80 Kwh. A medida aumenta o custo da energia elétrica para os grandes consumidores. O Lula se fantasiando de Robin Hood, mas não deixa de ser uma bela jogada na assistência social.


COLA


Na minha opinião o Presidente Trump fica cada vez mais com cara de ter sido criado pelo Gepeto. Só está faltando crescer o nariz. Ele declarou alto e bom som que foi um grande sucesso a operação para acabar com a instalações nucleares iranianas. A imprensa norte-americana publicou a informação obtida junto à própria inteligência dos EUA que algumas entradas nas instalações foram atingidas, mas nada foi destruído. Saiu se gabando que conseguiu estabelecer a paz entre Israel e Irã, que ambos não confirmaram, e que um deputado republicano indicou seu nome para receber o Prêmio Nobel da Paz. Parece que ele foi o criador da série humorística Vai que Cola.

 

ZEBRA 


Na noite da quarta-feira, o Inter de Milão mandou o River Plate de volta para a Argentina, aplicando 2 a 0 nos portenhos. O Monterrey, contudo, honrou a América Latina e goleou o Urawa Red Diamonds do Japão por 4 a 0 e ficou com a outra vaga do grupo. Ficou com a outra vaga e vai enfrentar o Borussia Dortmund. O Fluminense terá que roer o osso duro do Inter de Milão. Na noite desta quinta-feira, às 16 horas tivemos Manchester City 5 x 2 Juventus de Turim e, já desclassificados, Al Ain 2 x 1 Wydad de Casablanca. 22 horas, o Real Madrid pega o Salzburg e o Al Hilal o Pachuca. Acho que é outro time mexicano a se classificar, ao lado do Real Madrid. A não ser que neste grupo tenhamos Zebra.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTINUA

RETALIAÇÃO

JANEIRO