VERGONHA

Recebi um vídeo do deputado estadual Ivan Naatz abordando a questão da BRK, que parou com a instalação da rede de esgoto e vai partir para as fossas individuas, cobrando da população mais 10,72% do que os 5,2% a mais do autorizado pela AGIR, assumindo com exclusividade a limpeza das fossas existentes e com o contrato prorrogado por mais 30 anos. Vai faturar em Blumenau até 2064. Ivan Naatz, na capital, não perdeu a língua ferina e mostrou o livro que escreveu em 2012, juntando recortes da imprensa, comentando que combatia a desfaçatez do contrato com o SAMAE que a empresa fature cada vez mais fornecendo cada vez menos. Acontece que no quinto aditivo contratual, a BRK ficou desobrigada de implantar a rede coletora do esgoto em 90% da cidade. A minha rua é uma das que ofereciam alguma dificuldade, foram esquecidas e que agora constam dos 40% do território que poderão ser atendidos com o serviço de limpeza de fossa e filtro. Vamos ser brindados com fossas sépticas, que não precisaríamos ter da BRK para tê-las. Agora ainda terá a exclusividade da limpeza, com a promessa de cobrar menos do que as que prestavam o serviço. Tenho que concordar com o Ivan Naatz e dizer como o Boris Casoy dizia na televisão: “É uma vergonha!”


CHUTEIRA


Até que enfim ouço a respeito de um projeto de lei que combina com o que sempre defendo: o fim da reeleição de presidente, senadores e deputados federais. O projeto já estava na pauta, mas foi retirado pelo relator, que quer pensar mais um pouco. Se aprovado o presidente e os deputados federais serão eleitos por um período de 5 anos e deu para a bola. Os senadores passam de 8 para 10 anos, findo os quais vão ter que trabalhar ou pendurar a chuteira.


GELO


O ministro da justiça, Ricardo Lewandowski e outros representantes do Palácio do Planalto levaram para o Congresso Nacional o projeto de criação do SUSP, o Sistema Único de Segurança Pública. Apesar de todos os cuidados para o texto não ferir o orgulho dos governadores que exigem a responsabilidade pela segurança pública, embora não estejam dando conta do recado, o texto ainda nem foi apresentado para discussão e já tem opositores. A intenção é haver uma coordenação para ações nacionais, com a participação da PF, PRF, Polícias Militares e Civis Estaduais e Guardas Municipais, que passam a ter poder de polícia. O povo, com razão, reclama da falta de segurança, as quadrilhas agem em conjunto, ramificadas por todo país, e as forças policiais trabalham isoladamente e estão enxugando gelo.


AÇÃO


O presidente Lula quer cumprir a sua promessa de campanha de isenção de pagamento do imposto de renda para os 10 milhões de trabalhadores que ganham até 5 mil reais mensais. Este propósito as Excelências do Poder Legislativo se sentem forçadas a aprovar, por motivo óbvio. O problema é a questão da compensação pela queda de receita. O governo quer enquadrar, com 10%, os 141 mil que recebem dividendos de mais de 50 mil reais mensais e nada recolhem para o erário. A pressão dos grupos poderosos é grande e seus lobistas estão em plena ação.


ANISTIA


A política nos apresenta quadros de difícil compreensão. O ex-presidente Jair Bolsonaro passou 4 anos reclamando das urnas eletrônicas e afirmando que foi roubado no escrutínio. Entretanto quer voltar a ser elegível para disputar a eleição de 2026. Vai querer ser roubado novamente? O pessoal, muitos inocentes úteis e massa de manobra, está preso e sendo condenado a pena máxima. Políticos que temem a PF e o Alexandre de Moraes batalham para que seja aprovada uma lei de anistia, que os beneficiará. Mas, como todos se declaram inocentes e que vão provar a sua inocência, por que lutam pela anistia. Se eu fosse o Lula acabava com a polêmica. Acenava com o Indulto de Natal para os patriotas.


DITADURA


Espero que os leitores estejam gostando da “Conversa com Ingo Hering Hoje” fabricada pela imaginação de Marco Antonio Arantes com exposições feitas e publicadas pelo empresário. Eu, que trabalhei com ele e conheci a sua educação refinada, estou adorando. Sempre elogio a postura cortês de Ingo Hering. Quando queria falar comigo, ligava e perguntava: “Seu Pimpão, o senhor teria um minutinho para falar comigo?” Como seu funcionário, claro que eu sempre tinha. Muitas vezes que fui a sua sala o vi olhando para o retrato do pai, Curt Hering, que tinha na parede atrás da sua cadeira. Um dia perguntei: “Qual a maior lição que seu pai lhe deixou?” Ele me respondeu: “Nunca fazer alguma coisa que envergonhe a família”. Cumpriu sempre a lição. Hoje, pela quantidade de tópicos, vou transcrever apenas uma pergunta do Marco Antonio Arantes.


Em um artigo de agosto de 1982, o senhor discorreu sobre o “modelo socialista” de Lula, à época ainda uma liderança incipiente e que conquistou dois mandatos presidenciais. O socialismo, tão temido por uns e tão esperado por outros, não veio. Vamos lembrar aquele artigo?


- Sim, eu dizia que pelas declarações de Lula à revista Veja, o PT, a rigor, ainda não tem uma ideia concreta de como será o seu socialismo. Pois, abordado nesse sentido, o Lula disse que ainda é cedo para definir esse tipo de sociedade. “Entendemos que a classe trabalhadora precisa participar dessa definição”, afirmou. Isto, em si, é uma inversão do processo democrático: primeiro votar os representantes para depois estabelecer o programa. Como, numa democracia representativa, como a nossa, o povo se manifesta pela eleição dos representantes, não vemos muita possibilidade de que a “classe operária” participe dessa definição depois da eleição. Lula explicou melhor suas ideias particulares sobre o seu socialismo: deve ser um socialismo comandado pela classe trabalhadora, mantidas, porém, as liberdades individuais. Como viabilizar o “comando efetivo de uma classe” com a manutenção de todas as liberdades, inclusive a de voto, merece uma explicação plausível. Até hoje, esta utopia sempre enveredou para a ditadura (1982).


ISOLADO


Os “Hermanos” não nos dão trégua. O time de Córdoba veio ao Maracanã e apagou o pito do Filipe Luís. Marcou 2 gols no primeiro tempo e só tomou 1 na falta que o uruguaio Nico de La Cruz cobrou com perfeição. Acabou a longa invencibilidade e complicou a situação do Flamengo na Libertadores. Já o Palmeiras não se entregou para os paraguaios. Ganhou de 1 a 0 do Cerro Porteño e no Grupo G é o lider isolado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTINUA

RETALIAÇÃO

ARRANHA--CÉU