MARATONA

 


O prefeito de Blumenau, Egídio Ferrari, está completando 100 dias de gestão. Em entrevista para o jornal O Município, disse que tem sido um período de muito trabalho, desafios e aprendizado. “São dias intensos, mas estou gostando. Cada vez mais motivado para desempenhar esse papel de gestor municipal.” Na sua avaliação destacou o Programa Prefeitura nos Bairros, que no primeiro mês realizou 2.747 atendimentos e no segundo saltou para 3.955. Está providenciando licitação para o serviço de capina. Por acordo com o governo estadual, a roçada vem sendo feita por apenados. Enalteceu a criação no SAMAE de um Código de Ética e tem programadas obras para resolver o problema da água no município. Demonstrou sua preocupação com o atendimento às pessoas em situação de rua. Ninguém em Blumenau precisa dormir na rua, nem deixar de tomar banho. Entrementes foram feitas duas internações compulsórias, agora permitidas legalmente. Tem equipe procurando inserir essas pessoas no mercado de trabalho. Existem empresas com vagas abertas há mais de um ano, esperando trabalhadores”. Está auxiliando desde a documentação até a intermediação com os empregadores. A largada está excelente. Tomara que tenha preparo físico para aguentar toda a Maratona.


PEPINO


Tomei conhecimento de que existe em âmbito nacional o Prêmio Educação para Gentileza e Generosidade. Acontece que o Centro de Educação Integrada Pastor Nirton dos Santos, na Velha Central, tornou-se destaque ao conquistar a categoria “Diversidade”. Responsáveis as professoras Nadine de Andrade, Ana Paula Bertolini e Cleonice Ringenberg com a sua proposta “As crianças e a pluralidade das infâncias: transições entre o passado e o presente”. O projeto valoriza a convivência, o afeto e o respeito às diferenças desde a primeira infância. De fato, é de pequenino que se torce o pepino.


PROCESSO


Escutei o comentário de Walter Maierovicth sobre a ação contra Jair Bolsonaro e mais 7 proeminências. Achei interessante quando afirmou que houve transbordamentos, principalmente por parte do ministro Alexandre de Moraes com relação ao mérito. Na sua opinião, ele nunca foi juiz e, como promotor público que foi, mesmo em fase preliminar, partiu para a acusação. Inovou porque o juiz nunca revela o que está pensando, a não ser ao prolatar a sentença. É uma verdade, que justifica certas críticas, e que levou o seu colega Luiz Fux a botar reparo no tempo de prisão da cabeleireira, com pena de 14 anos. Disse que vai revisar a condenação pedida por Alexandre de Moraes. Concordo com o jurista que faz comentários para a CBN. Como afirma a velha máxima: “Nunca se sabe o que tem dentro da bolsa da mulher e da cabeça do juiz”. Do ministro careca a gente sabe e por isso Walter Fanganiello Mairovitch tem toda razão quando afirma que ele deveria ter sido impedido de participar do referido processo.


MILITARES


O jurista comentarista também disse que Jair Bolsonaro ficou apavorado com o que viu pela televisão. Sabe que não terá chance de ser inocentado na justiça e partiu para a política. No Senado Federal, onde tem a maior força, protestou contra a decisão do STF de torná-lo réu. Espera que o projeto de lei da anistia seja aprovado no Congresso Nacional e faça justiça. O Brasil tem uma tradição de dar anistia a todos os que tentaram dar golpe de estado frustrado no país, principalmente militares.


TOSSE


Revoltado com o resultado da sessão do STF, que por unanimidade aceitou a denúncia contra o Mito e o tornou réu, o caminhoneiro Marcio Pinheiro Saldanha, tomou umas e outras, embarcou no seu caminhão e avançou contra a base da PRF no Distrito Federal. Não deu outra: foi preso e complicou-se. Ao ser abordado declarou que teve a ideia de atingir a estrutura do prédio em protesto ao que considera uma “tentativa de prender” o ex-presidente. A sorte dele é que o caso não será julgado no STF. Nele veria o que é bom para a tosse.


PRESIDENTE


O Banco Central do Brasil anunciou que reduziu a estimativa de crescimento econômico para o ano de 2025. O nosso Produto Interno Bruto não terá aumento de 2,1% e sim de 1,9%. Houve uma desaceleração inesperada no último trimestre de 2024 e no primeiro deste ano a economia foi impactada pela queda no consumo das famílias e a formação bruta de capital fixo. A previsão para a inflação é de aumento de 0,6% em comparação com relatório anterior. O IPCA-15 desacelera 0,64% em Março, mas os alimentos pressionam. Ovo, tomate e café aparecem como os grandes vilões. A imagem do Lula continua caindo. Duvido, contudo, que tenhamos gente comprando ovos para jogar no presidente.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTINUA

RETALIAÇÃO

JANEIRO