FOLIA
O Brasil é justamente reconhecido como o País do Carnaval. O povo brasileiro ri do próprio infortúnio e quando chega o tríduo do Reinado de Momo esquece das atribulações, das dificuldades econômicas, do aumento do preço dos alimentos, da descriminação racial e social, da rivalidade clubística e até do ódio político. Vai para as ruas misturar-se com os demais, pulando e cantando. Em blocos e sociedades carnavalescas transforma-se em Rei, Rainha, Palhaço, Pirata, Sai do Armário e festeva o Carnaval com verdadeira devoção. Até esquece do banditismo, que continua atuante. Um ônibus que saiu de São Paulo, com turistas brasileiros e estrangeiros, quando chegou ao Rio, no Piscinão de Ramos, foi parado por dois homens armados que levaram os pertences dos passageiros. Já na manhã do primeiro dia da folia.
FRESCO
Como delegado da Polícia Civil, Egídio Ferrari acostumou-se às operações nos bairros. Como prefeito resolveu fazer o secretariado tirar a bunda da cadeira e ir prestar serviços à população lá onde ela se encontra. Já no segundo mês de gestão decidiu levar a cúpula administrativa para a Escola Adelaide Starke a fim de atender aos moradores da Itoupava Seca e Itoupava Norte. Levou o acompanhamento dos bombeiros e das polícias civil e militar. O Prefeito ficou contente porque 2.757 moradores foram buscar atendimento. Já marcou a segunda operação do seu programa Prefeitura nos Bairros. Será no dia 22 de Março, no Distrito do Garcia. Serão atendidos os habitantes dos bairros Garcia, Progresso, da Glória, Vila Formosa, Valparaíso, Jardim Blumenau e Ribeirão Fresco.
INÉDITA
Volto à leitura do livro de Marco Antonio Arantes e ainda não me deparo com a conversa hipotética dele com Ingo Hering. Após a íntegra da famosa entrevista do empresário conservador com os irreverentes jornalistas de O Pasquim, vejo o depoimento do Cao Hering. Ele confessa que foram curtos os seus contatos com Ingo Hering e a maior parte em encontros de família. O mais longo encontro foi justamente por ocasião da Entrevista para O Pasquim. Não se lembrava a data para buscar um exemplar. Apelou para Deus e todo mundo. Foi à Biblioteca da FURB, onde os ácaros entraram pelas suas narinas e não obteve sucesso. Como Chico Socorro insistiu, acabou indo ao Rio até a Biblioteca Nacional e nada. Um funcionário, contudo, deu um palpite. Talvez na Associação Brasileira de Imprensa. Bingo! Havia a coleção completa e bem encadernada. A secretária foi fazer a consulta e voltou com o número da edição, a data da publicação e o número das páginas onde repousavam para a posteridade as ideias de Ingo Hering, emitidas numa tarde de Agosto de 1985. Depois que recebeu o perseguido documento, Marco Antonio Arantes mandou um “e-mail” para o Cao Hering: “Parabéns pela garimpagem, coisa de Indiana Jones”. Depois disso, Cao passou a sonhar com uma enorme pedra rolando sobre ele, toda impresa com trechos de Ingo Hering. Prometo que na próxima vez focarei a conversa de Seu Ingo com Jaguar, Maria Teresa, Alcione Fontes e Millor Fernandes, para mim ainda inédita.
OPERAÇÃO
Quando o Porto de Itajaí foi federalizado passou a ser comandado pelo Porto de Santos e a decisão caiu muito mal em Santa Catarina. Agora foi adotada medida para agradar a todos. Foi nomeado, pelo Município, conforme convênio, o novo superintendente para o nosso porto. O advogado João Paulo Tavares Bastos Gama foi o escolhido. Acho que tem o dedo do Décio Lima, que é itajaiense. No período de transição a Superintendência Portuária de Itajaí e a Autoridade Portuária de Santos atuarão juntas nos levantamentos necessários para a transição, manutenção de pessoal e empregos, contratos administrativos e licenças de operação.
AMALDIÇOADO
Em questão de dois meses, o Aerolula vai levantar voo novamente para levar o presidente Lula até a Ásia. Ele aceitou o convite da China para uma visita no mês de Maio. Vai também ver a “Companhera Dilma” e saber como vai de saúde. Antes irá ao Japão, em 25 e 26 de Março. Antes, neste sábado, presença na posse do novo presidente do Uruguai, o esquerdista Yamandú Orsi, discípulo do amigo Pepe Mujica. A Oposição vai reclamar do custo das viagens, nas quais, por certo, Lula leva junto a sua amada Janja. Eu reconheço que o nosso presidente, embora aqui muito questionado e em queda livre na opinião pública, é bastante admirado no exterior. Um menino pobre, que passou fome na infância, tornou-se líder sindical e conseguiu se tornar presidente da república pela terceira vez, pelo voto eletrônico, por muitos amaldiçoado.
INTIMIDOU
O presidente Donald Trump chamou Zelensky para a assinatura de um acordo benéfico para os EUA: exploração parcial das terras raras ucranianas. Foi montado um esquema de divulgação, com transmissão ao vivo. Mas o encontro virou um bate boca de Trump, seu vice Vance e o antigo comediante e agora guerreiro Zelensky. Faltou pouco para se pegarem no tapa, principalmente quando o líder da Ucrânia chamou Putin de assassino e terrorista, ofendendo o novo amigo do Big Brother. O resultado foi que o acordo desejado não foi assinado no venerável Salão Oval da Casa Branca. O Baixinho não se intimidou.
Comentários
Postar um comentário