RECADO
Outro dia entrevistei o professor Leandro de Assis no meu programa Mesa de Bar. Ele foi estudar artes cênicas no Rio de Janeiro e voltou disposto a implementar o teatro nas nossas escolas. Sabe que poucos se tornarão atores e atrizes. Mas todos irão desencabular e aprenderão a importância da representação para qualquer atividade humana. Ele passa o ano correndo as escolas e fomentando a formação de grupos para a apresentação de “Sketches” na mostra anual que acontece pouco antes do período de férias escolares e que em 2025 alcançará a sua décima edição. No ano passado, no evento estudantil, foram 34 “sketches”, peças teatrais curtas que dão o seu recado.
FLORIANÓPOLIS
Pego o “Livro sobre livros”, Volume 2, e vejo que o primeiro dos 50 selecionados por Enéas Athanázio é Jair Francisco Hamms, que conheci muito bem. Irmã dele casada com primo irmão da minha mulher. Irmão dele casado com Carla, viúva, vizinha da minha filha e filha de uma mulher admirável, que foi secretária do Conservatório Musical Curt Hering, chamada Edazima, amizade de trás pra frente. Jair Hamms também foi meu companheiro de trabalho na Habitasul. Eu era supervisor regional da Crédito Imobiliário e ele foi contratado para diretor do Banco, em Florianópolis.
DICIONÁRIO
Como comenta a respeito de Jair Hamms o Dr. Enéas: “Amável e simpático, além de escrever bem, foi hábil narrador de casos envolvendo a gente de Florianópolis, da qual foi atento observador”. Advogado, professor universitário, publicitário, empresário, bancário, secretário de estado e redator de jornal. Sua pena era leve e criativa. Assim é que nos legou crônicas e contos encantadores e criou o Detetive de Florianópolis que se chamava Domingos Tertuliano Tive e se anunciava D. T. Tive, o qual foi transformado em filme que pode ser visto no You Tube. O personagem usava da malandragem de ilhéu para resolver mistérios. Lendo descubro que Jair Hamms colaborou com Aurélio Buarque de Holanda esclarecendo os regionalismos catarinenses colocados no seu dicionário.
ÔNIBUS
Madrugada desta sexta-feira, por volta de 7:20, um avião de pequeno porte, que levantou voo no Campo de Marte e tinha como destino Porto Alegre, tentou aterrissagem forçada numa avenida de São Paulo. Segundo o relato de testemunha, que viu o acidente aéreo, o aeroplano bateu num coqueiro, em placas de transito e chocou-se com a traseira de um ônibus parado no ponto, explodindo. Os dois ocupantes, advogado dono do avião e o piloto, ambos de Porto Alegre, morreram carbonizados. Segundo a polícia e os bombeiros, seis pessoas saíram feridas. Um motociclista atingido por placa de transito e cinco que estavam no ponto ou dentro do ônibus.
COISAS
A CIA, Agência Central de Inteligênca dos Estados Unidos, também está de olho nos aeroportos do mundo. Assim é que constatou que três países latino-americanos situam-se entre os que possuem os maiores números de campos de pouso e decolagem à disposição da aviação. Pela notícia fiquei sabendo que o Brasil tem 4.919 aeroportos, o México 1.485 e a Argentina 756. Na América Latina lideramos. A nossa malha aeroportuária, porém, representa apenas 31% do total da norte-americana, que lidera o “ranking” mundial. Guarulhos registrou 43,5 milhões de passageiros em 2024, um recorde no setor. O aeroporto da capital mexicana movimenta cerca de 50 milhões de passageiros e é o aeroporto mais movimentado da América Latina. A Argentina se destaca por uma peculiaridade. O principal “Hub” internacional não é o aeroporto mais movimentado do país. O Ezeiza, a apenas dois quilômetros de Buenos Aires recebeu 10,3 milhões de passageiros e perdeu para o Aeroporto Jorge Newbery, o AEP, que registrou 15,6 milhões. Como se vê a CIA sabe das coisas.
ELEIÇÃO
Pesquisador e ex-funcionário do Departamento de Estado, Mike Benz, secretário de estado no primeiro governo Trump, denunciou a interferência eleitoral da Usaid contra Jair Bolsonaro. Ele afirmou que se não fosse a Usaid o Mito ainda seria o nosso presidente. Os deputados federais Guastavo Gayer (PL-GO) e Eduardo Bolsonaro (PL-SP) já protocolaram requerimento solicitando uma CPI para discutir o assunto. Será que a Usaid foi a responsável pela vitória do Lula, tal qual os russos são acusados pela derrota de Hillary Clinton para Donald Trump na sua primeira eleição?
Comentários
Postar um comentário