PAPO

 

O mundo é mesmo feito de coincidências. Esqueci de contar que chegamos em Curitiba e, quando subíamos no elevador do Edifício Tijucas, até o 29o andar, conhecemos um rapaz e uma moça e entabulamos conversação. Na rápida conversa, minha mulher falou que tem um filha na Alemanha. A moça então disse que também mora lá. Minha mulher informou que Ana Rosa reside em Berlim. A moça retrucou: “Eu também”. Ai entrei na conversa e contei que nossa filha é secretária na Charitê. Ela comunicou-me: “Tenho um amigo que é fisioterapeuta na Charitê”. Perguntei se é brasileiro e ela respondeu: “Brasileiro-francês”. Estão no 30o andar e ainda vamos nos encontrar para aprofundar o papo.


PROPRIETÁRIO


Fomos às compras no supermercado na Praça Osório. Era Mercadorama e mudou de nome. Agora é Nacional. Nas etiquetas consta Carrefour. Adquirimos o que achamos que era necessário para comermos à noite e termos para o café da manha do dia seguinte. Estávamos voltando, quase entrando na Rua XV, onde está o nosso prédio, quando lembramos da água mineral. Deu preguiça de voltar ao supermercado e resolvemos comprar numa das barraquinhas de lanches e refeições instaladas na praça. Morremos com 9 reais por uma garrafa de água. Demos uma pequena ajuda para o faturamento do proprietário.


TELEFONE


No meu celular encontrei uma mensagem do Dr. Luiz Renato Mello, que por sinal é de Curitiba, como eu. Mandou-me a extensa programação cultural que vai ter início no dia 13 de Março e termina em 27 de Abril com o pedido de divulgação no Blog. Pois não é que na hora de irmos dormir verificamos que não veio o “Clonazepam” da Dona Zulma. Lembrei-me de pedir uma receita para o Renato Mello. Não tinha o receituário em casa. Mandou comprar Miosan 10 gramas, que dispensa ordem médica e é tiro e queda. Ela teve um sono repousante como não tinha há muito tempo e cananizou o médico que realizou o milagre pelo telefone.


TORRÃO


Trouxe na mala para leitura o “Livro sobre livros”, volume 2, de Enéas Athanázio, sobre escritores catarinenses. Não conheço pessoalmente o segundo focalizado. Trata-se de Fernando Tokarski, que fez detida pesquisa dos regionalismos de Serra Acima.Região isolada, no centro da trilha dos tropeiros que procediam do Paraná e Rio Grande do Sul, desenvolveu um linguajar que difere – e muito – do português do litoral. Elaborou um dicionário que explica muitos dos termos usados por Enéas Athanázio, a quem dedicou a sua obra. Eu, que sou oriundo de Curitiba, conheço muitas das palavras elencadas que os catarinenses não imaginam o que seja. Destaco bocó, cetra, embombachado, escrespar, entojado, guapeca, homarada, jaguara, lombeira, macaio e matear. Uma obra indispensável para quem quiser conhecer a fundo o nosso torrão.


IMAGINA


Dizemos que Deus é brasileiro. Mas ele também tem ajudado e muito os chineses. Assim é que pesquisadores de Hunan revelaram que localizaram uma enorme reserva de ouro estimada em 83 bilhões de dólares. O ouro está depositado no solo da mina de ouro de Wangu e representa um marco para a indústria da mineração. A China se destacando no campo da exploração mineral, que abre novas possibilidades para o futuro econômico do país. O ouro está localizado a menos de dois mil metros de profundidade. Projeções apontam que há mais ouro em camadas mais profundas, sugerindo que a riqueza dessa reserva pode ser bem maior do que se imagina.


PORTUGUESA


O ministro Alexandre de Moraes está deitando e rolando no STF. Agora, porém, virou alvo da Justiça Federal dos Estados Unidos. Em tribunal na Flórida é “paciente” de uma ação conjunta da empresa Trump Media, de Donald Trump, e da plataforma Rumble. A acusação é de violação à soberania americana. A notícia foi veiculada pela Folha de São Paulo pelo que deduzo que não se trata de boato, de “fake news” como preferem os puristas da língua portuguesa.

 

GENTE


A vitória espetacular de João Fonseca em Buenos Aires fez com que grandes tenistas mundiais rasgassem elogios ao nosso jovem e nos deixaram convictos de que ele se tornou imbatível. Pois foi derrotado pelo francês Alexandre Mller, número 60 do mundo, e já na primeira partida foi eliminado do Rio Open 2025. torneio que o revelou para o mundo. Lutou bastante, mas cansado, perdeu de 2 a 0, com as parciais de 6 a 1 e 7 a 6, diante de uma quadra superlotada. O garotão descartou o cansaço, mas admitiu a tensão com o enorme público e confessou: “Medo de jogar com tanta gente!”.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTINUA

RETALIAÇÃO

JANEIRO