NECESSIDADE

 


Um programa que já existe em Blumenau foi lançado em Indaial. Foi iniciativa de Elton Possamai, farmacêutico que foi reeleito vereador, e está fazendo o maior sucesso. Estou falando da Farmácia Solidária. A administração pública recolhe amostras grátis junto aos médicos e os medicamentos que sobraram, que não estão mais sendo usados e seriam descartados. Professores e alunos da faculdade de farmácia fazem a análise e selecionam os medicamentos que estão com validade para a posterior distribuição às pessoas que tenham necessidade.


ANTERIOR


A Argentina ficou cara para os brasileiros e o Brasil barato para os argentinos. É o resultado do vai e vem de economias fracas, sujeitas a qualquer tipo de turbulência. Nos últimos 12 meses caiu 40% o interesse dos brasileiros por Buenos Aires, apesar da redução de até 22% no custo das passagens aéreas de Florianópolis para a capital argentina. A nossa queridinha passou a ser Santiago do Chile. As passagens aéreas para lá baixaram 9% e as buscas pelo Chile aumentaram 25%. O Serviço Nacional de Turismo chileno verificou que a chegada de turistas brasileiros por via terrestre e aérea aumentou 75% em um ano, quase dobrando em relação ao período anterior.


PIADA


Naquele tempo em que não havia censura para o humorismo e podia-se contar piada de afeminado, mulher macho, português e outras etnias surgiu a pergunta: “Qual a diferença entre árabe e judeu?” A resposta hilária era: “Ambos vendem a mãe. A diferença é que o judeu não entrega”. Numa outra versão os árabes que não entregavam, para poderem vender outra vez. Agora, no acordo de trégua, os árabes entregaram 6 reféns e esperavam a soltura de 600 palestinos presos em Israel. Acontece que o Benjamin Netanyahu decidiu não fazer a entrega. Os árabes haviam entregado o corpo de uma palestina em vez da israelense sequestrada. Será que era para negociar nova troca? Lembrei-me então das duas versões da velha piada.


ENTENDE


Não sei se o Lula tira as ideias da sua cabeça rachada ou se tem um estrategista ou uma estrategista doméstica a lhe orientar. Mas, mexendo nas pedras do tabuleiro ministerial, vai tentando conseguir conquistar apoio parlamentar para seus projetos. O ministro das relações institucionais, Alexandre Padilha (PT) desde o início sofria críticas de deputados federais da situação e da oposição. Como Padilha é médico vai para o ministério da saúde. Para as relações com o Congresso Nacional deve puxar o ministro dos portos e aeroportos, Silvio Serafim Costa Silva, que é do mesmo partido de Hugo Mota, novo presidente da Câmara Federal. Acredita que “será fim” da animosidade. Nísia Trindade deve voar e não será para a área dos aeroportos. A vaga vai servir para acomodar algum “companhero” do Centrão. Como se aprende na velha cartilha: “É conversando que a gente se entende”.


POPULAR


Terminada a novela Volta por Cima, o presidente Lula apareceu para dar, em rede nacional de rádio e televisão, o seu recado com a mesma intenção do título da novela. Comunicou aos amigos e amigas que mais de 90% dos alunos inseridos no programa Pé de Meia passaram de ano e que serão depositados, nesta terça-feira, os 1.000 reais do prêmio para os que concluíram o ensino médio e já podem sacar o dinheiro. Depois anunciou que o seu governo vai distribuir gratuitamente, pela Farmácia Popular, todos os 41 medicamentos para o tratamento de diabetes. asma e pressão alta. Como temos 16,8 milhões de diabéticos adultos (20 a 79 anos), que devem ser eleitores, pode mesmo conseguir sacudir a poeira e dar a Volta por Cima na aprovação popular.


COMPENSA


Ouvi uma notícia que me deixou estupefato. As empresas seguradoras, no Rio de Janeiro, estão negociando diretamente com os ladrões para conseguir o resgate dos carros furtados ou roubados. Assim não precisam pagar o valor dos veículos para os segurados e conseguem um boa economia. Os bandidos não precisam mais procurar receptadores. É a criatividade do brasileiro conseguindo provar ao mundo que, nas Comunidades da Região Norte da Cidade Maravilhosa, o crime compensa.


VESTIBULAR


A presidenta do Banco dos Brics, Dilma Rousseff (77), teve um piripaque e foi internada, às pressas, num hospital de Xangai, na China. Estava com pressão alta, teve ânsias de vômito e tonturas. Foi diagnosticada com neurite vestibular. Trata-se de uma inflação no nervo do equilíbrio. Conforme a tradução do boletim médico, do chinês para o português, Dilma responde bem ao tratamento e deve receber alta nos próximos dias. Quando chefe do governo brasileiro era acusada de desequilibrada. Vai ver que já tinha problema no ouvido, no nervo vestibular.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTINUA

RETALIAÇÃO

JANEIRO