APOIADO
O professor Lauro Bacca anuncia que terminou o seu recesso natalino ambiental e que está de volta com os artigos bem elaborados de defesa da natureza. Na sua última contribuição para o Município Blumenau havia afirmado que temos condições para restaurar a casa simples de Fritz Mueller transformada em museu do nosso maior cientista. Na primeira de 2025 cita que o Hospital Veterinário da FURB, em 2024, atendeu 894 animais nativos. A maioria por traumatismos, causados por choque de aves com janelas e superfícies espelhadas, eletrochoques em fiação elétrica, atropelamentos em vias públicas e ataques de animais domésticos, como cachorros e gatos. Apesar dos cuidados dispensados 60% morrem em consequência dos ferimentos ou sofrem eutanásia por conta da gravidade das lesões. Os que sobrevivem sem condições de voltarem à natureza são encaminhados para zoológicos ou criadouros. Sómente 8,5% são soltos na natureza. São poucos, mas seriam todos se não fosse o serviço que vale muito e deve ser apoiado.
ELETROCUTADOS
Depois o apaixonado ambientalista, que não cansa de bradar no meio do deserto, comentou que além da ideia de se ter ambulância veterinária para melhor atender aos nossos bravos animais silvestres é preciso que se adotem algumas medidas para a proteção do que resta da nossa depauperada fauna. Comenta que se deve enfocar na espécie e não tanto nos indivíduos, como ocorre com os humanos. Antes, porém, é preciso resolver o problema do choque de aves com vidraças e superfícies espelhadas; implantar muito mais “passa fauna” para permitir a travessia segura dos bichos nas estradas e fazer campanhas de conscientização dos motoristas; erradicar das proximidades de ambientes naturais animais domésticos, como cães e gatos; preservar o que restou da Mata Atlântica. Os menos de 5% que restam da área original no país são fundamentais para que não se perca 100% da fauna, flora e funga. Conclui afirmando que não basta preservar as florestas e outros ambientes naturais se não houver permanente alerta, fiscalização e rigorosa punição aos covardes que insistem na prática anacrônica da caça ilegal em pleno Século XXI. Vão matar dentro do mato os bichos que não saíram para morrer atropelados, batendo nas vidraças, mordidos por bichanos e totós, ou eletrocutados.
PREFEITURAS
Na manhã de terça-feira o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas de Santa Catarina, o GAECO, deflagrou a segunda fase da operação Unidade Móvel. Os agentes cumprindo 50 mandados de busca e apreensão na investigação que apura possíveis crimes de fraude em licitações públicas e associação criminosa que teriam sido praticados no período de 2021 a 2024 em 18 prefeituras.
TRAÇADA
Saiu do Banco Central o presidente nomeado por Jair Bolsonaro e assumiu o da cota do Lula. Mas a política do banco não mudou. Na primeira reunião dirigida por Gabriel Galípolo, a Taxa Selic aumentou um ponto passando de 12,25% para 13,25%. Agora foi publicada a ata do Copom e este já antecipou que a situação inflacionária no país obriga o órgão a aumentar os juros para 14,25%. Não adianta chiar. O mais importante é conseguir controlar a inflação e fazê-la ficar dentro da meta traçada.
BOLA
Na Câmara Federal deputados bolsonaristas estão buscando concretizar um truque para permitir que o Mito possa ser candidato à presidência da república em 2026. O projeto é de redução do período de inelegibilidade de 8 para 2 anos. 76 deputados federais já assinaram o pedido. O novo presidente da casa legislativa, Hugo Motta, declarara que sendo em ano pré-eleitoral não iria pautar tal matéria, que é mais do que polêmica, mas atenuou a declaração,dizendo que 8 anos são demais, pois incluem 4 eleições. Só não sabe se devem ser 2, 4 ou 6 anos. Há vozes que são contra a pena da inelegibilidade e a favor da prisão dos políticos que pisarem na bola.
REGISTRADOS
Quem foi aos EUA pedir a benção a Donald Trump, no Capitólio, foi o primeiro ministro de Israel, Benjamin Netanyahu. Em entrevista coletiva no final do encontro, Trump declarou que os Estados Unidos vão tomar a Faixa de Gaza e se tornar os donos do território. Antes o chefe do governo norte-americano manifestou sua opinião de que os Palestinos devem ser relocados definitivamente em outros países, cortou a verba de ajuda aos palestinos e aproveitou para assinar decreto retirando oficialmente os Estados Unidos do Conselho de Direitos Humanos da ONU. Vai economizar retirando seus representantes na entidade, em Genebra, na Suíça, onde está sediado o órgão que não tem mesmo força para obrigar as nações a respeitarem os direitos humanos. Na minha humilde opinião, a própria ONU deixa muito a desejar. Tem elevado custo para as nações e fica nos discursos, pois resultados práticos consistentes não são registrados.
MEDITERRÂNEA
A ilha turística grega de Santorini foi abalada por uma centena de tremores de terra. Alguns chegaram a 4,9 graus e provocaram uma debandada geral. Todos os voos para Atenas saíram lotados e as balsas que fazem a ligação entre a capital da Grécia e Santorini também navegaram superlotadas. Turistas e a população trataram de cair fora abandonando a beleza da ilha mediterrânea.
Comentários
Postar um comentário