EFICIÊNCIA
Blumenau vai receber 15,8 milhões de reais para ficar melhor preparada contra as enchentes. No dia 6 de Janeiro serão abertas as propostas da licitação promovida pelo governo estadual beneficiando três dos cinco diques instalados em Blumenau. Os diques da Fortaleza, Vila Nova e 25 de Julho vão receber as melhorias. Conforme o edital são duas bombas, um inversor de frequência e um transformador para o dique da Fortaleza; um nova bomba, um inversor e um transformador para o da Vila Nova; e um gerador para o da 25 de Julho, já que o atual é emprestado de uma empresa privada. O secretário da Defesa Civil de Blumenau, Coronel Olímpio Menestrina, informou que todos os diques da cidade estão em pleno funcionamento, com manutenções preventivas e corretivas em dia. Mas é preciso reforçá-los para maior garantia da eficiência.
FILHO
Dia 1o de Janeiro posse dos 5.570 prefeitos brasileiros. Em Blumenau o delegado Egído Ferrari foi empossado e terá ampla maioria na Câmara Municipal. Ailton Souza, o Ito, que é do seu partido (PL) foi eleito presidente com 11 dos 15 votos. Já Leonel Pavan, que foi prefeito de BC e governador de SC, não pôde comparecer à posse da filha Juliana, em BC, porque estava assumindo a prefeitura da vizinha Camboriú. Em Oroz, no Ceará, Simão Pedro assumiu o cargo solenemente e ato contínuo renunciou em favor da vice-prefeita, Teresa Cristina, que por coincidência é sua mãe. Não foi por amor filial. Renunciou porque era primeiro suplente na Assembleia Legislativa e foi aberta vaga definitiva para ele. Em outra cidade cearense, Santa Quitéria, o prefeito eleito, José Braga Barroso, popular Braguinha, não pôde assumir. Foi preso pela PF por ligação com o Comando Vemelho, que agiu na campanha eleitoral comprando votos e fazendo uso da força. O vice também não assumiu pelo mesmo motivo. Terceiro na linha de sucessão, o prefeito interino é o reeleito presidente da câmara de vereadores, Joel Barroso, por coincidência, filho do Braguinha. No Ceará de filho pra mãe e de pai pra filho.
SANTO
Outro dia, por indicação do meu amigo Carlos Braga Mueller, o jovem Paulo Henrique Peruzzo me procurou para dar um depoimento sobre O Menino Santo. Eu não conheci o Vilmar. Todavia acompanhei o final da sua trajetória milagrosa, que aconteceu em Londrina. Estava sendo produzido um pequeno documentário para o portal do Alexandre José. Agora está no You Tube e quem quiser acompanhar o começo, meio e fim da história é só buscar O Menino Santo.
ENFERMIDADE
Interessante o vídeo que recebi falando do que o futebol pode fazer com os torcedores. Mostra um menino excepcional inglês, chamado Isaac, que é torcedor do Liverpool. Ele é levado para o estádio e no vestiário solta a voz ao reconhecer e chamar pelo nome todos os jogadores da equipe do seu coração. O futebol é mesmo o esporte mais emocionante e envolvente que existe. Não foi por menos que outro garotinho, Guilherme Gandra, que é torcedor do Vasco da Gama recebeu da FIFA o troféu de Torcedor do Ano. Ele é portador de epidermólise bolhosa, uma doença rara, cuja expectativa máxima de vida é por volta dos 30 anos. Ainda não há cura para esta enfermidade.
ANÔNIMO
Renato Vianna compartilhou a mensagem de Natal que recebeu e que achou a mais bonita de sua vida. Realmente, um jovem de boné evidenciou toda sua sabedoria cristã ao declamar uma poesia que merece ser ouvida, mesmo já passado o Natal. Está num vídeo de um minuto e cinquenta e seis segundos. Vou transcrever o que disse o rapaz, para mim anônimo.
NOEL
“Feliz Natal! É pra ver ou comer. A piada é sempre igual. Rabanada, panetone, uva passa. Passou minha fome. Seu tio que veio de longe, que se acha o engraçado. A família reunida, histórias já esquecidas, mas que no dia de Natal são resgatadas do passado. A árvore já está enfeitada e o pisca-pisca com defeito. Pisca, para, funcionou, não esquecemos de nada. Está tudo perfeito. Presentes, lembranças, família, crianças. Pavê, pudim, ceia, cuscuz reúne a família. Um saudável tumulto. Hora do amigo oculto. Mas oculto ficou o amigo Jesus. Feliz Natal. Mas saiba que não foi touca, foi coroa. Não foi trenó, foi majedoura. Foi ouro, incenso e mirra em uma data especial. E o que o Natal ensina a gente é que Jesus não quer presente. Ele quer ser presencial. Não foi pela chaminé, foi pelo ventre de uma virgem. Não veio do Polo Norte, veio de Deus, sua própria origem. Não carregou um saco de presentes, carregou o pecado da gente, no peso de uma cruz. É o choro de nascimento e não o hohoho de uma voz. É o verbo que se fez gente e habitou entre nós. Não é sobre ter presente, mas é sobre ser presente na presença de Jesus. Então abrace, ame, seja, cuide, perdoe, ouça, doe, ajude, cante “Jingle Jingle Bell”, mas o seu Natal só terá luz quando colocar Jesus no lugar do Papai Noel!
ISLÂMICO
Nos EUA virou costume invadir escolas atirando e matando. Mas, desta vez, em Nova Orleans, o bandido resolveu imitar os atentados da Alemanha. Na madrugada do dia primeiro invadiu a “Bourbon Street” que estava com o trânsito bloqueado e atropelou os populares que festejavam a chegada do novo ano. 35 pessoas feridas, 15 mortas e ele também, ao iniciar tiroteio com policiais. Lá não atiram nas pernas. As balas vão para o peito, como medida de economia. O Estado não precisa alimentar um facínora na prisão. O nome do autor do atentado Shamsud Din-Jabbar revela origem árabe. Ele, porém, era cidadão norte-americano, nascido no Texas, e serviu o exército do seu país natal. No seu carro, contudo, os policiais encontraram bandeira do Estado Islâmico.
Comentários
Postar um comentário