RELiGIÕES
Estamos nos aproximando do início do ano 2025. Seguimos o calendário gregoriano que foi uma adaptação do juliano, criado pelo imperador romano Júlio César, acrescentando o ano bissexto, de quatro em quatro anos, por causa da sobra anual de 6 horas. Os judeus tem o seu calendário e vão entrar no ano 5785. Seu ano novo tem dois dias de celebração e varia anualmente porque é um ano lunar. Em 2025 será nos dias 22 e 23 de Setembro marca o fim do calendário judáico e comemora o aniversário da criação do Universo. O calendário islâmico é lunar e começou no ano 622, ano em que Maomé fugiu de Meca para Medina. Seu ano novo será em 26 de Junho e terá a passagem de 1447 para 1448 . O budista é lunissolar e baseado na morte de Buda em 483 antes de Cristo. Seu ano novo será comemorado entre 13 e 15 de Abril o ano 2567. Dos calendários africanos e indígenas nada sabemos. Precisamos começar a conhecer, aprender e respeitar como os das demais religiões.
EXPLICAÇÃO
A economia é uma ciência difícil de entender. Assim por exemplo, como explicar que no Brasil está diminuindo o número dos desempregados e aumentando o dos moradores de rua. Em Agosto de 2024 foram registradas 308.000 pessoas em tal condição. São 66.000 a mais do que no ano anterior. A maioria encontrada nas ruas são jovens analfabetos e negros e indígenas. Nos albergues brancos são a maioria. Os sociólogos devem ter uma explicação.
GASOLINA
Cidadão de Celson Ramos esteve no Morro do Baú e comprou a Trivale para o sorteio de 1 milhão de reais neste domingo. Não estava assistindo ao sorteio porque sua cidade não tem a programação da NDTV de Blumenau. Por isso foi surpreendido pelo telefonema da Rose Leite anunciando que ele foi um dos dois ganhadores. Vai receber 500 mil reais e contou que comprou o seu bilhete num posto de gasolina.
EXPULSAR
Cidadão da Califórnia foi abastecer combustível e aproveitou para comprar no posto de gasolina um bilhete da Mega Millions dos EUA. Pois não é que posto de gasolina dá sorte. Acertou as 6 dezenas sorteadas e ganhou 1,56 bilhão de dólares. Se o sortudo não foi o Elon Musk ou outro norte-americano aquinhoado pela fortuna, o país das oportunidades passa a ter mais um bilionário. O meu desejo é que tenha sido um dos latino-americanos ilegais que o Donald Trump prometeu expulsar.
DESTRUIÇÃO
Por falar no presidente eleito dos Estados Unidos, estou acreditando na sua promessa de acabar com a guerra da Rússia com a Ucrânia no primeiro dia do seu governo. Ele vai assumir no dia 20 de Janeiro e estou esperando que no dia 21 o mundo possa festejar o fim do conflito, que já custou tantos bilhões de dólares em armas e munições, sem preocupação com as vidas humanas e a desenfreada destruição.
VERDADE
Donald Trump é um fanfarrão e faz declarações jocosas que muitos levam a sério, como quando falou do Canadá anexado como o 51o dos Estados Unidos da América. Só não sei se foi brincadeira quando falou em buscar a devolução do Canal do Panamá para a administração dos EUA porque o governo panamenho está cobrando taxas de trânsito naval muito elevadas. Nesta ameaça verbal pode estar falando a verdade.
Comentários
Postar um comentário