FERIADÃO
Minha mãe tinha uma irmã chamada Elvira, que casou com um Mueller. Deve ter assimilado a franqueza brutal germânica porque costumava dizer para as visitas: “Eu vou deitar às 9:30 porque amanhã preciso levantar cedo”. Com outras palavras, estava mandando o pessoal embora. Ouvi o Valmir Zanetti, do Empório Vila Germânica falando do comportamento blumenauense quanto ao turismo. Falou da organização e mudança de hábito que seu grupo implantou e que agora tem seguidores no Norden e na Rua Curt Hering. Espera que a mesma coisa aconteça com os empresários da Rua XV. Lembrou que tivemos época em que os hoteleiros davam férias coletivas para os empregados no período entre o Natal e o Ano Novo. Eu sempre disse que o nosso alemão afirmava: “Se o turrista quer vir a Blumenau que venha segunda-feira, porrque sábado e domingo querremos descansar”. O turismo era apenas o de vendas para a indústria e compras no comércio. Realmente, quem trabalha com turismo não pode fazer feriadão.
PUBLICADO
Entre o Maranhão e Tocantins caiu uma ponte. Em Araquari, aqui em Santa Catarina, uma moça caiu da ponte. Foi de uma ponte de ferro centenária, estreita, por onde passa trilho de trem. Ela ia tirar fotografia junto do namorado quando se desequilibrou, caiu no rio e não sabe nadar. Segurou num pilar e foi salva pelo cadarço do tênis do namorado improvisadamente amarrado no seu braço, evitando que fosse arrastada pela correnteza ou afundasse. Um bombeiro resgatou a moça de 27 anos, como mostra um vídeo publicado.
CLARO
A grife italiana Armani pretende vender apartamentos em Balneário Camboriú. Vai investir 1,5 blhão de reais na construção de um edifício de 270 metros de altura, sete vezes o Cristo Redentor do Rio de Janeiro. Serão 78 andares e 113 apartamentos de alto luxo. Basta dizer que 31 unidades terão 1.100 metros quadrados e “layouts” personalizáveis, que incluem piscinas e jardins privativos. O prédio ocupara terreno de 3.500 metros quadrados, na Avenida Atlântica, de frente para o mar, na Barra Sul. Oficialmente o projeto só será divulgado em 2026, pelo que a Embraed, incorporadora de imóveis para a elite, não informa o prazo de entrega. Estou pensando seriamente em adquirir um dos apartamentos de 1.100 metros. Isto se acertar os seis números da Mega Sena na virada, é claro.
COMERCIAL
Segundo o IBGE, em Novembro o desemprego evidenciou o menor índice da série histórica iniciada em 2012, quando começou a ser feito o levantamento. 6,8 milhões estavam sem emprego. Trabalhando no setor privado temos 39 milhões com carteira assinada e 14,3 milhões sem carteira assinada. Temos 25,4 milhões de trabalhadores por conta própria e 5,9 trabalhadores domésticos. O número de empregados no setor público atingiu 12,8 milhões. População ocupada 103.900 pessoas outro recorde. O bom resultado pode-se notar no movimento comercial.
PÚBLICO
Já estão especulando que o presidente Lula planeja publicar até 31 de Dezembro decreto presidencial com o aumento do salário mínimo para 2025. De acordo com fontes do governo, o reajuste será de 7,5%, representando aumento de 106 reais. Passa de 1.412 para l.518 reais, com ganho real, acima da inflação. Pela regra anterior deveriam ser 3,2%. Entretanto, com a aprovação do corte de gastos, ficou limitado ao teto de 2,5% acima da inflação. Assim o trabalhador do salário mínimo contribui com 10 reais mensais para ajudar o governo a equilibrar as contas. Assim não precisa mexer nos supersalários, que em 2023 custaram mais de 11 bilhões de reais à administração pública, com o pagamento dos salários do Judiciário e do Ministério Público.
INTERINA
Na Coreia do Sul a situação está complicada. O presidente caiu em desgraça e foi “impeacheado”. Assumiu o posto interinamente o primeiro-ministro. A Oposição não gostou e apresentou o pedido de seu impedimento. Dos 300 parlamentares 192 votaram a favor da moção e nova queda presidencial. Pela lei sul coreana o próximo na linha sucessória é o ministro da economia, Choi Sang-mok. Ele é bacharel em direito formado pela Universidade Nacional de Seul. Sua carreira no serviço público foi principalmente no ministério da economia, supervisionando a formulação de políticas econômicas, políticas de mercdo financeiro e relações comerciais externas. Ele pediu à Oposição para que retirasse o pedido de “impeachment” do primeiro-ministro porque iria prejudicar seriamente a credibilidade do país. Mas não foi ouvido e teve que assumir a presidência interina.
TRANSPARENTE
A Alemanha também está mergulhada em crise política. O presidente Frank-Walter Steinmeier decidiu dissolver a Câmara Baixa do Parlamento, que corresponde à nossa Câmara Federal. Opinou que para haver establidade exige-se governo capaz de agir e maiorias confiáveis no Parlamento, razão pela qual as eleições antecipadas são o caminho certo para a Alemanha. Decisão que foi amplamente aprovada pela imprensa e pela população. O jornal Bild publicou que foi “um dia histórico”. O cargo de presidente é cerimonial na era pós-guerra. Mas ele teve pulso para tomar a iniciativa e voz forte para recomendar que a campanha eleitoral seja conduzida de forma justa e transparente.
EXTERNA
Pelas pesquisas o conservador Friedrich Merz será o sucessor de Olaf Scholz que impôs regulamentações excessivas e sufocou o crescimento. Os conservadores (CDU) aparecem com 33% da intenção de votos bem na frente dos social-democratas (SPD) com 16%, um pouco atrás do Alternativa para a Alemanha (AfD), partido da extrema direita, com 18%. Os Verdes, parceiros de coalizão no governo, estão em quarto lugar com 13%. O BSW da extrema esquerda está com 6%. Os democratas-liberais (FDP) que foram os artífices da desestabilização do primeiro-ministro quando se retiraram da coalizão, porque Olaf Scholz demitiu o ministro das finanças, o democrata-liberal Christian Lindner tem 4%. Parece que vão entrar pelo cano, sem participação no Bundestag, pois lá existe a barreira dos 5%. Os alemães estão convidados a irem votar no dia 23 de Fevereiro. Só quero ver se haverá influência externa.
Comentários
Postar um comentário