VIVER
Neste dia 2 de Setembro tenho que render homenagem a Blumenau que me acolheu e proporcionou grande felicidade pessoal e progresso profissional. Aqui constitui minha família e dei minha contribuição para que a antiga Colônia Alemã do Dr. Blumenau continue merecendo a admiração de todos os que a conhecem e motivo de orgulho para todos os seus habitantes. Parabéns Blumenau na comemoração dos seus 174 anos e Obrigado Blumenau por todos os dias aqui vividos. Espero ter honrado o legado daqueles 17 alemães que vieram plantar uma comunidade e das gerações que se seguiram e não mediram esforços para fazer desta cidade uma das melhores para se viver.
FALTOU
O normal aqui em Blumenau é chover no dia 2 de Setembro. Aniversário da cidade e São Pedro nos brinda com banho de água fria. Isso contudo não impede a realização do desfile cívico-militar e o comparecimento de grande multidão. Este ano, porém, o dia começou com sol radiante e assim tudo transcorreu de forma maravilhosa. Fico até perguntando: Será que foi milagre do Santinho? Na comemoração dos 174 anos, no Viva Blumenau, o agradecimento a Deus não faltou.
MODELO
Outro dia, comentando sobre o livro alemão “Linkshaender” (Canhotos) comemorei a companhia que tenho de Ludwig Beethoven, Leonardo da Vinci e Albert Einstein. O Dr. Bernd Westermann, leitor atento na Alemanha, mandou-me mensagem citando outros canhotos famosos: Aristóteles, Isaac Newton, Goethe e Friederich Nietzsche. Fiquei feliz, embora o seu renome não é devido ao fato de escreverem com a mão esquerda e sim ao seu cérebro, que deve ter sido maior e mais pesado do que o normal. Mas, continuando sobre o que estou lendo, o autor menciona o psicólogo infantil canadense Lee Salk que fez uma pesquisa e descobriu que 83% das mulheres destras e 80% das canhotas seguram seus bebês do lado esquerdo do corpo. É que elas observam que os recém-nascidos ficam mais tranquilos quando ouvem a batida dos seus corações. Eles se acostumaram quando habitavam o útero materno e do lado esquerdo a pulsação cardíaca e ouvida mais fortemente. Já nas imagens de Nossa Senhora os pintores e escultores colocam o Menino Jesus do lado direito. O motivo não se sabe. O que se sabe é que o pequenino é sempre feio porque inventado ou com o uso de boneco. As criancinhas não param quietas e não podem servir de modelo.
CASA
No projeto orçamentário para 2025 o Governo Federal incluiu um aumento de 6,87% no salário mínimo. Isto significa dizer que, se aprovado pelo Congresso Nacional e sancionado pelo Presidente da República, o trabalhador brasileiro vai receber no mínimo, mensalmente, 1.509 reais. O reajuste anual voltará a ser maior do que a inflação oficial, com a qual não concordam as donas de casa.
ALCANÇA
Em Março de 2024 o STF reviu a sua decisão de 2022 e derrubou a possibilidade do recálculo da aposentadoria pelas contribuições da vida toda. Recursos contra a decisão da Corte apresentados pelo Instituto de Estudos Previdenciários e pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos argumentam que a revisão seja garantida para quem está com processos na justiça, pois instâncias inferiores do judiciário já garantiram o direito à revisão. O relator no STF ministro Nunes Marques votou contra. Cristiano Zanin, Flávio Dino e Cármen Lúcia votaram no mesmo sentido e negaram os recursos. O ministro Alexandre de Moraes fez o pedido de destaque e suspendeu o julgamento virtual. Não há data definida para a retomada do julgamento. Para os aposentados, que podem ser beneficiados, só resta acreditar no velho ditado popular que afirma: “Quem Espera Sempre Alcança”.
MERECEMOS
No STF o ministro Nunes Marques voltou atrás e deu esperança aos aposentados que desejam a aposentadoria da vida toda. Abriu exceção para a Defesa Pública da União entrar no processo em julgamento na Suprema Corte. A DPU não pretende entrar na disputa para ajudar o Lula e o Haddad. Sua posição é clara quanto à defesa dos interesses dos aposentados por idade, contribuições ou invalidez. Quer que seja respeitada a decisão de 1o de Dezembro de 2022, que dava aos aposentados o direito de optar pela antiga ou pela nova forma de cálculo. Entre seus argumentos a decisão dos togados que beneficiou os aposentados do judiciário e da promotoria pública e os números apresentados pelo INSS que não conferem com a realidade. O ministro Alexandre de Moraes, que já deu o voto decisivo nos 6 a 5 a favor, posteriormente modificado para 7 a 4, pediu destaque. A decisão terá que ser na votação presencial e não mais virtual, em data ainda desconhecida. Vamos continuar rezando para obtermos o aumento justo e o pagamento atrasado dos valores reajustados, desde que nos aposentamos, que realmente merecemos.
SEMIFINAL
Na noite desta segunda-feira São Paulo e Ferroviária de Araraquara jogarão a primeira partida da sua fase semifinal.
FUTEBOLÍSTICA
Na noite de domingo aconteceu a complementação da 25a rodada do Brasileirão da Série A. O Palmeiras foi a Curitiba e ganhou de 2 a 0 do Athlético. O Vasco, em Salvador, derrotou o Vitória por 1 a 0 e em Caxias do Sul deu Inter contra o Juventude. 3 a 1 para o Colorado. Nos outros dois jogos os times da casa venceram. O Fluminense de 2 a 0 do São Paulo e o Bragantino de 2 a 1 do Bahia. O Corinthians, que a tarde havia deixado a zona do rebaixamento, com a vitória do Fluminense voltou ao 17o lugar e sua próxima partida é contra o Botafogo que lidera a maratona futebolística.
LEMBRANÇA
Estou impressionado com a presença do público em todas as competições paralímpicas. Acho que está batendo o recorde de participação das torcidas. Vibrei com a vitória da catarinense Bruna Alexandre contra a adversária sueca no tênis de mesa. Bonito foi ver as gêmeas Débora e Beatriz Carneiro ganhando prata e bronze na natação e dedicando as medalhas para o pai aniversariante e presente na arquibancada. Gabrielzinho, o mineirinho de Corinto, que conquistou o coração de todos com a sua dancinha após o sucesso de uma prova e fez a alegria do povo ao ganhar seu terceiro ouro, nos 200 metros nado livre. Carolina Santiago recebeu a sua segunda medalha de ouro em Paris e é a brasileira com mais ouro da história dos Jogos Paralímpicos. Beth Gomes ganhou ouro no arremesso de disco e prata no de peso. Claudiney Batista foi o campeão do arremesso de disco. Aser Ramos foi prata no salto em distância ao ser ultrapassado pelo russo da equipe independente na última tentativa. Já temos 12 medalhas de ouro, 8 de prata e 18 de bronze para trazer de lembrança.
VISUAL
No futebol de cegos Ricardinho o melhor do mundo em três anos consecutivos, numa jogada brilhante abriu o marcador para o Brasil contra a França. Depois Jardiel de pênalti marcou o segundo e o primeiro tempo terminou com 2 a 0 para o nosso time paralímpico. Na segunda etapa Nonato, o artilheiro, marcou o terceiro. Há 20 anos o Brasil está invicto. São 23 vitórias e 6 empates. Um baita rendimento para servir de exemplo para a seleção brasileira de futebol de jogadores sem deficiência visual.
Viva os canhotos. Somos diferenciados.
ResponderExcluir