SETEMBRO

 


Em Blumenau tivemos feriado no dia 2. Em Florianópolis teve início a Semana Estadual do Pescado. Uma iniciativa para promover a venda de peixes e frutos do mar. Afinal Santa Catarina é grande produtora de peixes, camarões, ostras e mariscos. A semana foi instituída em lei pelo governador Jorginho Melo, mas no Mercado Municipal os entrevistados pela reportagem da NDTV não se mostraram entusiasmados com o movimento. Em todo caso a semana vai até o dia 7 de Setembro.


BRINCADEIRA


A Cidade de São Paulo sofreu um apagão que teve a duração de três horas. A concessionária do fornecimento de energia elétrica explicou que o problema foi causado por um pipa (pandorga, papagaio, raia ou arraia). Ainda que não se estivesse em período pré-eleitoral não deixariam de surgir as críticas até questionando a explicação como desculpa esfarrapada. Vídeo, contudo, mostrou o brinquedo provocando curto circuíto e depois causando o apagão porque a rabiola que tinha um fio metálico. Mais de 940 mil usuários ficaram no escuro por causa de uma brincadeira.


CINEMA


Foi ovacionado no Festival de Cinema de Veneza, o filme Ainda Estou Aqui produção de Walter Salles baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva contando a luta de sua mãe, Eunice, buscando descobrir o paradeiro do marido, o ex-deputado Rubem Paiva, desaparecido na ditadura militar. Durante 10 minutos a película foi aplaudida em pé pelos espectadores. Foi o retorno do cineasta com o primeiro longa-metragem narrativo em 12 anos. Na imprensa internacional a atriz Fernanda Torres foi elogiada pela sua atuação como Eunice. O jornal britânico “The Guardian” definiu o filme como “um drama sombrio e sincero sobre os desaparecidos do país” e sobre Fernanda Torres afirmou que foi “performance incrível”. Os críticos acreditam que após o longa ela deve figurar entre os concorrentes a prêmios de cinema.


MENTIRINHA


O povo da Venezuela está passando fome. Seu amado presidente, Nicolás Maduro, porém, tem 3 aviões particulares. Um, que foi comprado nos EUA por 13 milhões de dólares, em nome de um laranja habitante da República de São Marino, foi apreendido pelas autoridades norte-americanas na República Dominicana e levado para a Flórida. Dá para entender porque ele não quer largar a rapadura e seu obediente Ministério Público pediu a prisão de Edmundo González, que insiste em dizer que com 78% dos votos ganhou o pleito presidencial feito de mentirinha.


EFICIENTES


Quando eu vivia na Alemanha, aquele país tinha o problema da falta de mão de obra. Não havia trabalhadores para o chão de fábrica, a limpeza pública e mão de obra braçal. Então começou a importar trabalhadores principalmente da Iugoslávia, Turquia, Grécia, Espanha e Portugal. Fui à Estação Ferroviária de Colônia para fazer a reportagem da chegada do português que foi o que atingiu o número 5 milhões. Como boas vindas ganhou uma bicicleta. Os estrangeiros receberam o apelido simpático de Gastarbeiter (Trabalhador Hóspede) e de hóspede nada tinham. A Alemanha voltou a procurar pessoas que queiram ir ocupar as mais de 630 mil vagas que estão sobrando nas áreas da saúde, tecnologia e engenharia. Agora busca, portanto, mão de obra qualificada. Provavelmente é a consequência do decréscimo populacional. As alemãs evitam filhos e faltam aqueles que realizem os trabalhos especializados e recolham para a previdência o indispensável para pagamento dos aposentados, que estão vivendo e recebendo por mais tempo. Nós estamos seguindo o mesmo caminho. Os japoneses ou os chineses precisam criar robôs que sejam pau para toda obra. A previdência então terá que pagar os idosos com a contribuição da robótica, que depois de alguns anos de atividade poderá aposentar os robôs adquirindo, com recursos dos institutos de aposentadoria, modelos mais novos e mais eficientes.


BERLIM


Por falar em Alemanha, o seu governo central recomendou a todos os políticos que não façam coligação com a AfD, partido da extrema direita que venceu a eleição na Turíngia. É a primeira vez desde o fim da II Guerra Mundial que extremistas conseguem êxito eleitoral. Acendeu a luz vermelha em Berlim.


DESPAUTÉRIO


O Brasil continua a sua trajetória gloriosa na Paralimpíada de Paris. Nesta terça-feira logo pela manhã conquistou 3 medalhas. 1 de ouro, 1 de prata e 1 de bronze. Segue no quarto lugar. Nas medalhas de bronze estamos liderando. Pena que não sejam elas que definem a classificação. À tarde subimos no pódio 1 vez para o ouro e 1 para a prata e 2 para o bronze. No quadro de medalhas ocupamos o quarto lugar com 14 ouro, 11 prata e 23 bronze. O público já ouvi 14 vezes o Hino Nacional, que tem gente querendo mudar a letra para obedecer a tal da linguagem neutra, que reputo como verdadeiro despautério.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTINUA

RETALIAÇÃO

DEMITIDOS