INIMIGO
Em Itajaí, no bairro Cordeiros, depois de feito um levantamento estrutural, ao ver o laudo que apontou vários problemas de construção, como rachaduras nas paredes e portas não fechando por causa do afundamento dos blocos, a Defesa Civil determinou que 48 famílias desocupassem 3 prédios de um condomínio fechado e procurassem outro local para morar, pois os edifícios correm o risco de desabamento. Os imóveis já sofreram uma inclinação de 4 centímetros. Eles são financiados pela Caixa Econômica Federal que orientou os atingidos para que procurem a seguradora. Triste situação que não se deve desejar nem para o maior inimigo.
IGNIÇÃO
Fogo no mato e a polícia prendendo incendiários. Um deles disse que seu ato foi pela revolta com a morte do filho. Outro afirmou que resolveu incendiar a floresta quando soube que tem câncer em metástase. Pelo jeito os motivos são variados e nenhum justificável. Já que o STF está com a bola cheia, o Ministro Flávio Dino mandou o governo convocar mais bombeiros para combater as chamas e fiscalizar a situação no Pantanal e na Amazônia. Quer que sejjam enviados brigadistas de Estados que não estão sendo afetados pelas queimadas. O nosso presidente foi com alguns ministros verificar os incêndios naquela terra arrasada . Viu os rios secos, as árvores em chamas e os indígenas no sufoco da fumaça. Tomou uma decisão: criar uma Autoridade Climática e um Comitê Técnico-Científco para apoiar e articular as ações do governo federal de combate às mudanças climáticas. As políticas públicas serão guiadas pelo Plano Nacional de Enfrentamento aos Riscos Climáticos Extremos. O nome é bonito. Espero que funcione pois chega de tanta ignição.
BOTECO
Não adianta o Lula espernear. O Banco Central se preocupa mais com a inflação do que com os juros. Como as famílias começaram a gastar mais surge o perigo dos preços dispararem e fazerem a inflação estourar a meta. Comenta-se, e nem é a boca pequena, que teremos um ciclo de quatro altas dos juros. Vamos ficar na espera das reuniões do Copom. Confirmado o que circula nos meios econômicos, para quem deve não vai restar outra coisa a não ser vociferar e tomar um Copão de Pinga no boteco.
REPÚBLICA
Com as mudanças climáticas há muito tempo previstas e agora concretizadas, muitas cidades brasileiras nem parecem estar localizadas em área tropical úmida. Nelas estão sendo constatados níveis de umidade idênticos ao do Deserto do Saara. Na normalidade, cada vez que ia a Brasília eu começava a sentir os lábios partindo e precisava umedecê-los com saliva. Imagine o que vai acontecer comigo agora só com 7% de umidade no ar se eu tiver que me deslocar até a capital da república.
FALHA
Na campanha eleitoral de 2022 a equipe do então candidato Lula entrou com representação contra Jair Bolsonaro e a rádio Jovem Pan alegando abuso dos meios de comunicação e disseminação de desinformação, favorecendo o adversário político. O processo ficou nas mãos do juiz Raul Araújo, que passou 4 anos na TSE e só na sua saída, no último dia da sua atividade na Corte, negou o pedido e mandou arquivar. Como bem diz o ditado: A Justiça tarda, mas não falha.
LEVOU
Aconteceu o debate Donald Trump x Kamala Harris. As pesquisas indicam Kamala pouco à frente e mesmo que isso se confirme nas urnas ela pode perder a eleição. Os EUA tem um sistema complicado de eleição presidencial. Um candidato pode vencer no voto popular e não ser eleito porque quem garante a vitória de democrata ou republicano são os delegados dos estados federados. Estes tem números diferentes de delegados, que votam conforme a vontade dos eleitores de cada estado. Independente do percentual dos votos, vão para o Colégio Eleitoral todos os delegados de cada unidade federativa. Este é composto por 538 delegados. 435 sendo 1 para cada membro da Câmara dos Deputados, 100 representando o número de senadores e mais 3 de Colúmbia, o Distrito Federal dos norte-americanos. O número de delegados é determinado pela população registrada no Censo. Assim é que o pequeno Wyoming tem apenas 3 delegados e a populosa Califórnia 55. Para ser eleito o candidato precisa pelo menos de 270 votos. Se nenhum candidato passar dos 269 ou se há empate a Câmara Federal decide quem será o presidente. Quem vota não são os deputados no cargo e sim os eleitos em Novembro. Isto já aconteceu duas vezes, em 1800 e 1824. Cinco vezes o candidato mais votado pela população não foi o eleito. A última vez foi em 2016 quando a democrata Hilary Clinton foi a mais votada pelo povo e o republicano Donald Trump foi eleito pelo Colégio Eleitoral. Ela ganhou e não levou.
FACIL
Precisamos nos convencer de que acabou o tempo em que Garrincha, Pelé e outros craques brasileiros saíam dando aulas de futebol pelos países sul-americanos. Tempo em que nossa seleção ia jogar nas altitudes da Bolívia e goleava de 7 a 0. Aconteceu uma globalização do esporte rei. Hoje jogadores da Venezuela, Equador, Peru e demais jogam e brilham pelo mundo a fora. Então não podemos mais esperar que o Brasil vá a Assunção e dê um baile nos paraguaios. Eles aprenderam a se defender, a armar jogadas e a finalizar com sucesso colocando a bola no fundo da rede adversária. Foi exatamente o que aconteceu na noite de terça-feira. Nosso time já não consegue mais se impor porque do outro lado tem gente em igual nível e até superior, como foi o caso do lateral Cáceres, que joga no modesto Vitória anulou o famoso Vini Jr. e Diego Gómez, companheiro de Messi nos EUA, marcou o golaço que derrotou o Brasil. Nossa crônica esportiva fala em apresentação vexatória. Eu digo que não. O que aconteceu foi a pura realidade. E no dia 10 de Outubro vamos jogar em Santiago contra o Chile. Podemos até vencer. Mas que ninguém espere jogo fácil.
Comentários
Postar um comentário