DEUS
No seu livro Enquanto Isso em Dom Casmurro, o autor José Endoença Martins sofre crítica da Capitu quando incluiu em sua história uma grande enchente em Blumenau. Capitu, personagem principal da história, afirma: “Esta enchente pode ser invenção desse romanceiristazinho de primeira viagem”. Tem que mudar de opinião quando um casal bate à porta para pedir abrigo. Aí, na hora em que estão tomando café, o homem abrigado faz referência à cheia do Rio Itajaí: “Você sabia, Dona Capitu, que a enchente é um negócio lucrativo para muita gente?” Aí a sua acusação: “Ladrões e assaltantes ganham uma nota preta depois da enchente, vendendo o produto do roubo. Comerciantes remarcam os preços assim que as águas baixam, ou mesmo durante a enchente. Os produtos de limpeza sobem imediatamente. As autoridades saqueiam as doações. É a indústria da cheia, que passa bem longe dos que realmente necessitam de auxílio e proteção”. Dizem os antigos que a voz do povo é a voz de Deus.
ESCOLA
A Texneo, empresa têxtil sediada em Indaial que é referência em inovação e sustentabilidade lançou oficialmente o Instituto Texneo. Sem fins lucrativos, este surge como associação privada de caráter assistencial, educacional, cultural e beneficente. O Instituto nasce com a missão de fortalecer o desenvolvimento humano e a inclusão social na comunidade em que a empresa está inserida. Belo exemplo que deveria fazer escola.
CULTURAL
Deu gosto ver a alegria das fiéis católicas de Sabará com a volta à sua igreja da imagem de Nossa Senhora do Carmo que havia sido furtada há 30 anos. Não foi por um milagre. Foi porque estava à venda num leilão em cidade do interior de São Paulo. A mesma coisa aconteceu com objetos desaparecidos há mais de 40 anos da Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, no Rio de Janeiro, e da Catedral de Belém, no Pará. O IPHAN procura 300 objetos tombados desaparecidos e calcula que 1.000 foram subtraídos sordidamente do nosso patrimônio histórico, arquitetônico e cultural.
PROFISSIONAIS
Durante cerca de dois meses a Terra terá uma segunda lua. O asteroide 2024 PT5, recém descoberto, está a caminho do nosso planeta e será capturado temporariamente pela nossa atmosfera, ficando preso em órbita por quase 60 dias. Depois o asteroide retornará à órbita do Sol e continuará sua jornada pelo Sistema Solar. Mas a segunda lua, muito pequena, não poderá ser vista a olho nu, nem com binóculos ou pequenos telescópios. Só será acompanhado pelos telescópios usados por astrônomos profissionais.
ALIADOS
Até parece que se trata de filme de ficção científica. Os Estados Unidos dispõem em cavernas geladas da Noruega de um vasto complexo subterrâneo com investimentos de bilhões de dólares em equipamentos militares. O Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA mantém um dos maiores segredos militares do mundo. Tudo cuidadosamente armazenado e pronto para ser mobilizado a qualquer momento. Logística meticulosa e treinamento militar rigoroso em condições árticas extremas para sua defesa e de seus aliados.
NOJENTO
Alexandre Herculano, poeta, escritor e historiador português viveu de 1810 a 1877. É dele a frase: “Quanto mais conheço os homens, mais admiro os animais”. Veio da França notícia que comprova a assertiva do representante do romantismo lusitano. Giséle Pelicot vai depor sobre o que sofreu na mão do marido, Dominique Pelicot. Durante pelo menos dez anos ela foi dopada, com potentes tranquilizantes, e estuprada por muitos homens. Por acaso, no celular do marido, descobriu o crime de violência contra ela e resolveu se expor publicamente para que isto nunca mais aconteça. Eles foram casados durante 50 anos e ela foi estuprada 92 vezes. O crime foi cometido por 72 homens, com idades entre 21 e 68 anos. 50 são réus em julgamento e 22 abusadores não foram formalmente identificados. O marido tinha um arquivo com 4 mil fotos e vídeos mostrando a mulher visivelmente inconsciente sendo estuprada por estranhos, dentro da casa da família. No celular a polícia encontrou conversas de Dominique convidando homens para terem relações sexuais com sua esposa. Sujeito nojento.
FOGO
Noite de sábado e teve futebol. O Fortaleza ganhou de 4 a 1 do Bahia e continua candidato ao título de campeão brasileiro. Só não conseguiu chegar pertinho do Botafogo porque este derrotou o Fluminense aos 5 dos 8 minutos do desconto, em falha infantil de Felipe Melo, que entrou em campo porque Nonato, que havia substituído Marcelo já cansado, bateu a cabeça contra adversário e saiu de ambulância. Com a derrota o Flu caiu para o 18o lugar com 27 pontos ganhos, atrás de 4 times que estão com 28. O Corinthians bateu o Atlético Goianiense, lanterna absoluto, por 3 a 0 mas continua na zona do rebaixamento pelo critério das vitórias e saldode gols. Quem conseguiu um refresco foi o Vitória que ganhou de 1 a 0 do Juventude e pulou para o 15o lugar. Neste domingo, às 16 horas, com transmissão pela Globo, na TV aberta, Vasco x Palmeiras. O Verdão vencendo reassume a vice-liderança, que na noite de sábado passou para o Fortaleza, e fica a 3 pontos do líder, o Fogão. Em BH, 16 horas, Atlético Mineiro x Bragantino. Às 18:30 Grêmio x Flamengo, Cuiabá x Cruzeiro, São Paulo x Internacional e Criciúma x Athlético. O Brasileirão também está pegando fogo.
Comentários
Postar um comentário