MUNICÍPIO
Nos Estados Unidos a candidata a presidente dos Democratas, Kamala Harris, anunciou como seu companheiro de chapa o governador de Minnesota Til Walz porque tem penetração no eleitorado rural e branco. Em Blumenau os candidatos a prefeito também já escolheram com quem vão concorrer. Egídio Ferrari (PL) vai com Maria Regina Soar (PSDB), Odair Tramontin (Novo) abraçou o vereador Carlos Wagner, popular Alemão, Ricardo Alba (Podemos) em chapa pura com Percy Borba, Rosane Magaly Martins (PSOL) buscou a professora Jaisa Dolzan da Rede Municipal de Ensino e Ana Paula Lima (PT) indicou o sindicalista Leo Bittencourt (PSB). Eles ou seus partidos sabem o motivo da escolha no sonho de governar o nosso município.
VOCAÇÃO
É sobejamente sabido que o Brasil tem problema de desemprego e também da falta de mão de obra. Por outro lado, temos uma instituição, o SENAI, que está preparada para acolher a juventude e prepará-la para uma carreira profissional na indústria. Infelizmente a maioria não sabe disso ou não se sente movida a se inscrever nos seus cursos, que são gratuitos, e que garantem um contrato com empresa como menor aprendiz. Por este motivo o SENAI decidiu abrir suas portas em todo o Brasil para visitação e conhecimento da entidade. Está em curso até sexta-feira, inclusive, o Mundo Senai. Jovem aproveite e pais mandem seus filhos irem despertar sua vocação.
VAGAS
No primeiro semestre de 2024 foram abertas 95 mil vagas de trabalho em Santa Catarina. A maior parte 47,7% na área industrial. O número das novas oportunidades de emprego em nosso estado apresentou um crescimento de 35% acima do alcançado em 2023. Não há estatística de quantas vagas já puderam ser preenchidas. Aqui em Blumenau tenho visto placas na frente de empresas anunciando: “Temos Vagas”.
ALIMENTAR
Santa Catarina é amplamente conhecida pelo seu destaque na área econômica. Um estado territorialmente pequeno com produção e rendimento acima da média nacional. Mas, também temos nossas mazelas. Uma delas é a constatação de que temos cerca de 60 mil crianças flagradas no ilegal trabalho infantil. A maioria ná área rural. Não faltam, porém, menores trabalhando em lavação e em pequenas oficinas. Eu até acho que nas pequenas propriedades familiares as crianças deveriam poder ajudar, como acontecia antigamente. A fiscalização controlaria a questão da escolarização e de tempo para o lazer. Só as famílias pobres sabem o que é a luta pela sobrevivência e as mães solteiras e abandonadas pelos maridos conhecem a agrura de criar um ou mais filhos e não veem outra saída que não seja arrumar um trabalho para eles, para pagarem as contas e poderem se alimentar.
ÁRABES
Algum parlamentar se lembrou de pedir que o presidente Lula também fosse concitado a devolver o relógio de ouro Cartier, que vale 70 mil reais, que recebeu de presente quando exercia a presidência,em 2005. O Tribunal de Contas da União decidiu que ele não precisa se separar do seu relógio de ouro, porque “não há lei específica” neste caso. Abriu-se uma porta para que o ex-presidente Jair Bolsonaro também não precise entregar, nem prestar contas das joias, avaliadas em 15 milhões de reais, ganhas dos benevolentes soberanos árabes.
OBJETIVOS
Na Europa faz tempo que o clima para os imigrantes e refugiados não anda bom. Uma “fake news” postada nas redes sociais afirmando que era um muçulmano o rapaz de 17 anos, educado na fé cristã, que invadiu aula de dança e matou a facadas três meninas provocou revolta popular na Inglaterra. Grupos da direita radical foram para as ruas promover protestos violentos. Incendiaram automóveis, quebraram vitrines e usaram o crime cometido por um rapaz que não professa o islamismo para intimidar as comunidades de cor e imigrantes. Atiraram tijolos, bombas de fumaça e outros projéteis contra a polícia e solicitantes de asilo foram alvo de ataques em hotéis. O tumulto espalhou-se por outras partes do Reino Unido. Os europeus, nas suas dificuldades, foram buscar vida melhor nos outros continentes. Agora, na riqueza, não querem dar abrigo para os que tem o seu antigo objetivo.
DESENTENDIMENTO
Em Bangla Desh, que tem maioria da população muçulmana e budista, a primeira-ministra teve que fugir de helicóptero e a perseguição religiosa aos cristãos eclodiu em cenas de barbárie. Igrejas e residências de cristãos foram incendiadas. Tudo começou há um mês quando ocorreram protestos pacíficos de estudantes universitários contra as autoridades que se recusaram a abandonar o sistema de ingresso no ensino superior por cotas. Foi decretado o toque de recolher e a população só tem duas horas, entre meio-dia e duas da tarde, para sair de casa e fazer a compra de bens essenciais. Perseguidos num lado são perseguidores do outro e o mundo passa por um período de divisão e desentendimento.
JUDÔ
Os judocas brasileiros que foram para a Olimpíada em Paris já retornaram e foram recebidos com festa em São Paulo. Foram os que reuniram o maior número de medalhas conquistadas. Trouxeram uma de ouro, uma de prata e duas de bronze. Foi a melhor campanha olímpica do nosso judô.
CANADÁ
Ana Marcela Cunha era esperança brasileira de medalha olímpica. Bateu na trave porque ficou no quarto lugar. - Na canoagem a nossa dupla Izaquias e Jacky também não vingou. Ficou no oitavo e último lugar da final dos 500 metros. Já a brasileira Valdenice Conceição do Nascimento remou nos 200 metros, chegou em segundo lugar na sua bateria e vai disputar a final no sábado. - Na repescagem do Taekwondo o Edival Pontes (Netinho) derrotou o competidor turco e chegou à disputa do bronze. Classificouse para dar pontapés num espanhol. 2 a 1 para o paraibano e Medalha de Bronze para o Brasil. - Depois de 92 anos, pois desde 1926 não tínhamos arremessador do dardo lutando por um lugar no pódio, Luís Mauricio da Silva foi a Paris, obteve o oitavo lugar e classificação para a final da modalidade. Não conseguiu chegar a uma medalha. - Nos 400 metros com barreiras dois brasileiros vão correr na final de sexta-feira: Alisson dos Santos e Matheus Lima. - Barbara Domingos ficou em nono lugar na Ginástica Rítmica e vai disputar a final individual geral. O melhor desempenho olímpico de uma ginasta brasileira na história. - No voleibol feminino mais uma vez os Estados Unidos nos eliminam. Perdemos de 3 a 2 e vamos voltar sem medalha. - Decisão do vôlei de praia com as invictas Ana Patrícia e Duda contra dupla australiana. No primeiro “set” vencíamos por 19 a 16 e deixamos a Austrália virar para 22 a 20. O primeiro “set” perdido em toda competição. Vencemos o segundo por 21 a 15 e a decisão foi para os 15 pontos do “tie-brake”. 15 a 12 para o Brasil que vai jogar a partida final nesta sexta-feira, às 17:30 horas, contra Brandle Wilkerson e Melissa Paredes do Canadá.
FAVORITO
Na quarta-feira, à noite, houve a classificação de 6 equipes que se juntaram ao Vasco para as quartas de final da Copa do Brasil. Foram elas o Bahia, eliminando o Botfogo, o Juventude despachou o Fluminense, o Corinthians derrotando nos pênaltis o Grêmio, O Flamengo mesmo perdendo de 1 a 0 do Palmeiras, porque no placar agregado venceu por 2 a 1, o Athlético que venceu as duas partidas contra o Bragantino e o Atlético Mineiro goleando o CRB de Alagoas. Ainda falta um time para as quartas de final. Este será decidido entre São Paulo e Goiás, na noite desta quinta-feira. O São Paulo é o franco favorito.
Comentários
Postar um comentário