JÚRI

 


Na quinta-feira vai ter início no Fórum de Blumenau o julgamento do homem que invadiu a creche Cantinho Bom Pastor com o desejo obsessivo de matar crianças a golpes de machadinha. Luiz Henrique Lima, então com 25 anos, vai ser submetido ao Tribunal do Júri.


SENTENÇA


Às 8 horas da manhã serão chamados os jurados e suplentes previamente convocados para decidir o futuro do réu. O primeiro passo no rito processual será o sorteio dos sete jurados que irão compor o Conselho de Sentença.


CALADO


Em seguida serão ouvidas as testemunhas de acusação e, por último as de defesa. Os jurados também podem fazer perguntas, que devem ser encaminhadas por meio da juíza. Se estiver presente, o acusado será interrogado, com o interrogatório conduzido pela juíza, após o qual o Ministério Público e a defesa fazem perguntas. Os jurados também podem voltar a formular perguntas, via juíza presidente da sessão. O réu tem o direito constitucional de ficar calado.


RÉU


Após os depoimentos e na ausência de requerimentos terá início a fase de debates entre acusação e defesa. Pode haver réplica da acusação e tréplica da defesa, caso desejem. No fim dos debates, os quesitos serão apresentados à acusação e defesa, para ponderações, caso haja algumas. A juíza lerá os quesitos definidos para a votação. Se não houver pedidos de esclarecimentos, o plenário será esvaziado, permanecendo apenas os jurados, a escrivã, os promotores de justiça e a defesa do réu.


REPORTAGEM


O voto dos jurados é secreto e decidido pela maioria. Feita a votação, há intervalo para a juíza elaborar a sentença. Por fim, todos retornam ao plenário para ouvir da juíza a sentença final. Apenas familiares das vítimas e do acusado dos 4 homicídios e 5 tentativas de homicídio poderão ter acesso, com cadastro prévio, e também a reportagem.


IMPRENSA


Foi montado um esquema de segurança nas imediações e no interior do prédio da comarca. No início do júri a rua em frente ao fórum será interditada. Liberada durante o decorrer e fechada novamente ao término do julgamento, inclusive para veículos da imprensa.


BARATAS


Nícolas Horácio do ND+ se reportou ao levantamento feito pela Associação Brasilera das Empresas de Benefícios ao Trabalhador que coloca Florianópolis no topo de um “ranking” nada simpático. Ele comenta que embora se diga que “não existe almoço grátis”, na Ilha da Magia tem. É no Restaurante Popular, uma estrutura pública. Mas a verdade é que Floripa se destaca negativamente por ter o almoço mais caro do país. Na média os manezinhos estão pagando 62,54 reais por refeição, mais do que nas grandes metrópoles. Interessante é que o segundo e o terceiro lugares são ocupados por cidades do interior paulista: Barueri com R$ 60,95 e Taboão da Serra com R$ 60,91. Só depois é que aparecem o Rio de Janeiro (60,46) e São Paulo (59,67). Qual será a posição de Brasília com a maior renda per capita? Vai ver que está entre as mais baratas, com seus 13 restaurantes comunitários.


SUL-AMERICANO


O Vasco da Gama está subindo a ladeira. Na noite de segunda-feira ganhou de virada do Athlético por 2 a 1. Com 31 pontos ganhos subiu para a 8a colocação no Brasileirão. Está escapando do risco de voltar a cair para a segunda divisão e dependendo do sucesso das equipes brasileiras na atual Libertadores, com o oitavo lugar, até pode se classificar para em 2025 disputar o maior torneio sul-americano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTINUA

RETALIAÇÃO

JANEIRO