ESPETO
Estamos acostumados a ouvir notícias a respeito de empresários denunciando órgãos do poder público por prática de corrupão. Pois em Santa Catarina acaba de acontecer o contrário. Pela primeira vez na história do GAECO aconteceu que uma Prefeitura denunciou um grupo de empresários. O “modus operandi” deve ter começado na Antiga Roma. As empresas que concorrem por um mesmo contrato se unem e combinam propostas para escolher entre si quem vencerá a licitação. Fazem um rodízio de vencedoras nos editais. A Prefeitura de Concórdia fez a denúncia ao Grupo de Apoio ao Combate à Corrupção e empresários são o alvo da investigação e de mandados de busca, apreensão e prisão. Inverteram o espeto.
JEITINHO
Especialistas ouvidos em audência pública na Comissão de Assuntos Econômicos opinaram que a regulamentação da reforma tributária pode ser aprimorada no Senado. Ela institui o Imposto sobre Bens e Serviços, a Contribuição Social sobre Bens e Serviços e o Imposto Seletivo. Entretanto entre os pontos que fizeram reinar preocupação está o período de transição (até 2033) durante o qual dois modelos tributários conviverão paralelamente. Para que facilitar se complicar deixa uma janela aberta para o nosso famoso jeitinho?
SACANAGEM
No STF o ministro Flávio Dino suspendeu o pagamento das chamadas “Emendas Pix”, que apenas neste ano já passaram de 4 bilhões de reais. Elas foram criadas em 2019 por meio de emenda constitucional e são bem diferentes das tradicionais existentes. Com elas parlamentares mandam recursos aos estados e municípios de forma direta, sem a necessidade de veiculação a projetos específicos. Ficamos sabendo que o deputado tal mandou dinheiro para este ou aquele município. Mas não sabemos o que foi feito com o dinheiro. Na época da criação argumentaram que era para agilizar a execução de políticas públicas locais. Isto, no mínimo, é bastante discutível. Dino também está invocado com as Emendas de Comissão e deu 10 dias para a Câmara e o Senado enviarem informações sobre quem são os autores das emendas. A falta de transparência tem sempre o cheiro de sacanagem.
HONROSA
Na Cidade de Nova York, há quase 60 anos, uma emissora de rádio se dedicava a transmitir apenas notícias. Relatava o que acontecia nos bairros e dava informações sobre o trânsito e o transporte público. Para não fechar, decidiu mudar o foco da sua programação. Em vez de noticiário, agora só se dedica ao esporte. Não resisitiu aos “podcasts” e à “internet”. Nos Estados Unidos o empresariado não deixa a situação se agravar. Trata de buscar uma saída honrosa.
REINCIDÊNCIA
O sol abrasador e a longa estiagem fizeram secar os bosques gregos e acabou irrompendo um incêndio de grandes proporções que escureceu o céu e chegou a causar mortes e danos enormes nos bairros da capital da Grécia. O fogo, soprado pelo vento forte, chegou a ameaçar o Centro de Atenas. O governo grego pediu ajuda de outros países e França, Itália, República Tcheca, Romênia e Turquia mandaram homens e equipamentos para o combate às chamas que ultrapassavam os 25 metros de altura. 500 bombeiros, 152 caminhões com jato de água, 29 aviões, 18 helicópteros e grande número de voluntários na luta contra o fogo que começou a 35 quilômetros da Acrópole. Inúmeras casas e automóveis foram carbonizados. Na quarta-feira apagaram o último foco de incêndio florestral. As equipes continuam atentas para evitar uma reincidência.
FRACASSA
O primeiro-ministro japonês, Fumio Kushida, anunciou publicamente que vai renunciar em Setembro. Ele assumiu o cargo em Outubro de 2021 e tem lutado para superar os índices ruins de aprovação. O problema é que a inflação continua em alta, eclodiu o escândalo da arrecadação de fundos políticos, 80 parlamentares, membros do seu partido foram implicados e 4 ministros do seu gabinete renunciaram. Há apenas 3 meses proclamou que não se afastaria e prometeu adotar medida anticorrupção e reformas políticas. Por isso Fumio Kushida surpreendeu ao jogar a toalha. Em todo caso, pelo menos por enquanto, não partiu para o tradicional “Harakiri” de quem fracassa.
LÍNGUA
Começaram os duelos das oitavas de final da Taça Libertadores. O Brasil compete com 7 dos 16 que se classificaram. 2 dos nossos times serão eliminados por compatriotas. Botafogo, Palmeiras, Grêmio e Fluminense estão decidindo entre si a sua sorte e os milhões da premiação da Conmebol. O Botafogo acabou com a longa invencibilidade palmeirense. Ganhou no Estádio Nilton Santos de 2 a 1 e vai para São Paulo com a vantagem de poder empatar com o Palmeiras e voltar Glorioso para o Rio de Janeiro. O Grêmio de virada também derrotou o Fluminense por 2 a1 e vai jogar no Rio de Janeiro com pequena vantagem. Seu torcedores que até a pé foram ver a primeira partida em Curitiba não deixarão de seguir na caminhada para dar uma força ao tricolor gaúcho. O Flamengo pega nesta noite o Bolivar da Bolívia. Precisa conseguir uma boa vantagem, pois o segundo jogo será disputado na altitude de 3.640 metros de La Paz. Os dois já se defrontaram na fase classificatória. Lá o Mengão perdeu de 2 a 1 e no Maracanã, em exibição de gala, goleou por 4 a 0. O Atlético Mineiro jogou em Buenos Aires, empatou e decide em BH. O São Paulo está em Montevidéu para o primeiro encontro com o Nacional do Uruguai. Depois receberá os uruguaios no Morumbi. Acredito que vamos com 5 para as quartas de final. Tomara que eu não queime a língua.
Comentários
Postar um comentário