RESSURJA

 


O médico judeu polonês Albert Sabin, casado com uma brasileira, criou a vacina que baniu do Brasil e de boa parte do mundo a terrível paralisia infantil, a poliomielite. Minha mulher tem um primo irmão farmacêutico que por relaxamento ou descuido não vacinou o filho e a filha e ambos estão caminhando com dificuldade auxiliados por muletas ou se deslocam em cadeiras de rodas. Um guru iluminado inventou que as vacinas são prejudiciais para a saúde. O nosso ex-presidente acreditou e difundiu o negacionismo. Bons discípulos, os catarinenses se voltaram contra as vacinas. Em Joinviile, nossa maior cidade, apenas 20% das crianças foram vacinadas em 2024. Em Blumenau 24%. Em Florianópolis 17% e o pior resultado foi o de Lages com 13%; Santa Catarina está abaixo dos 50%. Mas, graças à volta do Zé Gotinha, a vacinação das crianças aumentou em 2023 no país e o Brasil saiu da lista dos 20 países com a menor imunização. Desde 1990 não temos a circulação do vírus da poliomielite em nossa nação. Espero que não ressurja.


VOTOS


Quem acompanhou a trajetória de Ivan Naatz tinha a certeza de que ele estava politicamente semeando o terreno para uma candidatura a prefeito de Blumenau. Advogado paladino de ações de interesse público, Há tempos fez amizade com Jorginho Mello e trouxe Jair Bolsonaro para visita ao nosso município. Elegeu-se vereador e depois deputado estadual. Mas não pleiteou a candidatura imaginada pelos observadores. Alguém me soprou que ele está de olho numa vaga no Tribunal de Contas. É possível pois tem competência e trata-se de um cargo vitalício. Bem melhor do que a cada dois ou quatro anos estar correndo atrás de votos.



TURÍSTICA


O volume e a violência da água levaram casas, veículos e a vida de pessoas no Rio Grande do Sul. Até mesmo o solo foi revolvido e isso acabou colocando à disposição dos arqueólogos o fóssil quase completo de um dinossauro que teria vivido há 233 milhões de anos. A descoberta foi feita em São João do Polêsine, no interior gaúcho. “O excesso de chuvas acelerou os processos erosivos nos sítios fossilíferos, fazendo com que novos fósseis surgissem em meio às rochas”, explicou para o UOL o paleontólogo Rodrigo Temp Mueller, da Universidade Federal de Santa Maria. “Importante porque está entre os mais antigos, está no topo da cadeia, era um predador e está em ótimo estado de preservação”. Vai auxiliar os estudos sobre a anatomia desses animais e colocar o nome de São João do Polêsine nos livros da história natural e tornar a pequena cidade de 2.649 habitantes uma grande atração turística.


IMPONDO


A língua portuguesa, a última flor do lácio, está repleta de armadilhas para quem fala e escreve. Tenho ouvido pessoas cultas cometerem erros, tal qual as que escrevem no nosso idioma. Também não é fácil escolher a terminação do plural das palavras terminadas em “ão”. Muitos usam artesões e cidadões, quando o correto é artesãos e cidadãos. É preciso sempre tomar cuidado com capitão cujo plural é capitães, de mão é mãos e de mamão que é mamões. Da mesma forma não há regra única para as palavras terminadas em “l”. Os substantivos terminados em “al”, “el”, “ol” e “ul” tem o plural formado com a substituição do “l” por “is”. Os terminados em “il” tem a substituição desta terminação por “s”, se forem oxítonos e por “eis” quando paroxítonos. É por isso que o inglês vai se impondo.


MELHOR


Quando a Presidenta Dilma falou em estocar vento virou motivo de piadas e de gozação. Pois não é que, na verdade, ela não disse besteira. Em breve, no próximo leilão marcado para o dia 30 de Agosto, o Ministério de Minas e Energia incluiu baterias capazes de armazenar e distribuir eletricidade gerada por fontes intermitentes como turbinas eólicas e painéis solares. As baterias representam uma solução eficiente, permitindo o armazenamento da energia nos momentos de maior geração para distribuição conforme a demanda, evitando desperdĩcios e aumentando a previsibilidade do fornecimento. Quem ri po último ri melhor.


TOUCA


A China quer mostrar que está preocupada com o futuro do planeta. Está construindo uma megausina de produção de energia a uma altitude de 4.300 metros acima do nível do mar, a mais alta do mundo. Estrutura com capacidade total de 2,1 milhões de quilowatts e concebida para gerar 3 bilhões de quilowatts por ano de energia sustentável. Serão seis unidades motor-gerador reversíveis podendo armazenar 12,6 milhões de KWH por dia, suficientes para abastecer 2 milhões de residências. O país asiático estima que poderá reduzir 2,58 milhões de toneladas métricas de consumo do poluente carvão e pelo menos 8,16 milhões de toneladas de dióxido de carbono, gás que está elevando o alerta das mudanças climáticas. Os chineses demonstrando que tem um dos melhores sistemas de engenharia e que não dormem de touca.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTINUA

RETALIAÇÃO

ARRANHA--CÉU