QUEIROZ

 



Aqui em Blumenau o frio voltou. Em Paris está reinando uma onda de calor que preocupa a organização dos Jogos Olímpicos com as disputas a céu aberto. Nesta manhã resolveu dar um banho de mangueira nos torcedores do vôlei de praia, para refrescar. O Ministério da Saúde da França está recomendando hidratação e cuidados com a cabeça e a pele. Os termômetros estão marcando 35o e a sensação térmica passa dos 40. Tomara que o calorão europeu não prejudique o desempenho na canoagem do nosso campeão baiano Isaquias Queiroz.


ESQUECI


Faleceu em Timbó o pastor emérito Nelson Weingaertner. Eu o conheci quando era o pastor luterano na igreja centro da ICLB. Nunca esqueci da descoberta que ele fez no meio dos papéis do arquivo evangélico. Sempre se divulgou que o Dr. Blumenau não permitiu a escravidão na sua colônia. O Pastor fez pesquisas históricas e encontrou uma carta do fundador para a mãe contando que havia comprado dois negros muito bons para o trabalho. A descoberta passou sem ser considerada. Hoje poderia ser incluída entre as “fake news”. Mas ... eu nunca esqueci.


CIENTÍFICO


Ouvi na CBN a Dra. Laide Braguerolli informando que um estudo científico apontou que quando se escuta o barulho da mastigação come-se menos. Por isso não é bom comer se distraindo com a televisão, conversando com familiares ou amigos ou devorando pipoca assistindo a filme no cinema. Quando eu vivia no Norte do Paraná e tinha muitos conhecidos japoneses sempre os achei escandalosos quando almoçavam ou jantavam. Faziam um verdadeiro barulhão. Vai ver que não era falta de educação e sim conhecimento científico.


ANIMAL


Tubarões capturados no litoral do Rio de Janeiro foram submetidos, no Instituto Oswaldo Cruz, a exames que revelaram algo surpreendente. Em seu organismo foi encontrada substância nunca antes vista em animais marinhos. Os tubarões das águas cariocas estão contaminados por cocaína. Pode ser que, para escapar da polícia traficantes joguem grandes quantidades de droga no mar e esta seja consumida pelos peixes. Todavia, com a cocaína anda rolando à solta pelos barracos das favelas e pelos apartamentos de luxo da Zona Sul, acredito que a urina dos drogaditos é que está causando o problema sanitário animal.


ATIVA


A Paraná Pesquisas divulgou o resultado do seu levantamento de opinião a respeito do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele tem 47,2 de aprovação e 48% de desaprovação. Os percentuais indicam que a divisão nacional permanece estável. A oscilação ficou dentro da margem de erro na comparação com o último levantamento nacional. O instituto frisou que numericamente a pesquisa foi positiva para Lula pois interrompeu uma sequência de queda na aprovação e de crescimento da desaprovação. Sua maior aprovação foi em Agosto do ano passado com 54,3% e o pior desempenho em Maio último com 46,2%. A pesquisa foi realizada na segunda-feira, depois de Lula falar para o país através de rede nacional de rádio e televisão. Pode ser o primeiro sinal de que o governo caminha para um cenário de recuperação da popularidade. Lula tem mais apoio entre as mulheres, os eleitores jovens, brasileiros mais velhos e aqueles com ensino fundamental e não fazem parte da população economicamente ativa.


MACAÚBA


Macaúba, também conhecida como bocaiúva, é uma palmeira das regiões tropicais e subtropicais do Brasil. Os árabes estão investindo 15 bilhões de reais na Bahia para o cultivo da planta que pode virar uma “nova soja”. O coquinho produz de 6 a 8 vezes mais óleo por hectare do que a soja. Os investidores árabes vão produzir em larga escala diesel verde e combustível sustentável de aviação. A primeira fábrica para a exploração da macaúba está sendo construída em Mataripe. O que seduziu o Fundo Mabadala, dos Emirados Árabes, que tem uma refinaria de petróleo na mesma cidade baiana, foi a ausência de impeditivos ambientais, pois a macaúba é nativa, e a plantação só ocupará áreas de pastagens degredadas. O óleo dos coquinhos da macaúba também serve para o consumo humano e a indústria química, de cosméticos e combustíveis. A farinha, rica em proteínas, pode ser incorporada à alimentação humana e das criações. As fibras aproveitadas para cordas e tecelagem e a casca do coco para carvão vegetal que sequestra carbono do solo. 200 mil hectares de macaúba entrarão em produção dentro de cerca de três anos e meio. Já há estudos para ampliar o cultivo da macaúba de 200 mil para 1 milhão de hectares. Viva a Acelen Renováveis, empresa controlado pelo fundo árabe, Viva a Bahia e Viva a Macaúba.


ALEGRIA


Sou jornalista e condeno o estardalhaço que os homens da imprensa fazem em torno da participação na Olimpíada. Tornam a conquista da medalha de ouro uma questão de honra. Os outros países vão para competir, que era a proposta do Barão de Coubertin. Jogo é sinônimo de brincadeira e sempre tem um ganhador e um perdedor. Não é desonra ser superado por outro que tenha mais força, maior velocidade ou melhor estratégia. O atleta brasileiro chora de vergonha quando só conquista a medalha de prata e torna-se um infeliz fracassado se volta com a mão vazia. Pela infância pobre e subnutrida é uma grande façanha da maioria dos nossos atletas conseguirem marcas que lhes dão o direito de desfilar carregando a nossa bandeira. São herõis e devem continuar esbanjando alegria.


OLIMPÍADA


O lutador de judô argelino Dris Messaoud não foi para o tatame a fim de enfrentar o israelense Tohar Butbul. O árbitro declarou o judeu vencedor por “ippon” e ele avançou para as oitavas de final da competição. Gostei do que ele disse após sofrer o boicote árabe: “Quem sabe um dia eu possa apertar sua mão”. É a política do Oriente Médio levada para a Olimpíada.


MASCULINO


Brasil em Paris nesta terça-feira: Ginástica Artística, Judô, Tênis de Mesa, Remo, Natação, Hipismo, Boxe, Vela, Tiro ao Arco, Tênis, Badminton, Canoagem “Slalon”, BMX estilo livre masculino, Vôlei de Praia, Surfe, Handebol feminino e Basquete masculino.


TRAVE


Graças principalmente ao desempenho espetacular de Rebeca Andrade o Brasil conseguiu a medalha de bronze da ginástica por equipe. Ouro para os Estados Unidos e prata para a Itália. Na disputa individual vai ser sensacional a disputa entre Rebeca Andrade e Simon Billes, no dia 1o de Agosto, ambas no salto, no solo e na trave. Ficaram fora das barras. Júlia Soares, brasileira competindo pela primeira vez, também estará na final da trave.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTINUA

RETALIAÇÃO

JANEIRO