BANANA

 


Não posso deixar faltar banana em minha casa. Minha mulher tem por hábito, no café da manhã, comer pão com margarina e banana cortada em rodelas. Acabo de ler que, ainda que empiricamente e só por prazer, ela está agindo corretamente. A ciência diz que comer uma banana logo no início do dia oferece muitos benefícios à saúde, pois é rica em potássio e fibras. Inúmeros estudos afirmam que o alimento fornece os nutrientes necessários para começar o dia com bastante energia e disposição. Acho que vou aderir ao costume de comer pão com banana.


POTÁVEL


O químico francês Lavoisier, que viveu de 1743 a 1794. pronunciou uma frase lapidar: “Na natureza nada se cria e nada se perde, tudo se transforma”. Algumas transformações, para serem benéficas à humanidade, precisam ser recicladas. Em Blumenau temos uma empresa, a Eurofios, que se especializou em reciclar anualmente 6 toneladas de excedentes têxteis. Sobras de tecidos são transformadas em fios e barbantes sustentáveis para o artesanato. No processo faz uso consciente dos recursos naturais. Mais de 90% dos seus produtos não utilizam água ou agentes químicos na sua produção. Meu sogro, que era técnico em tratamento de água, dizia que é possível até transformar esgoto em água potável.


AMBIENTE


Como o Brasil produz anualmente 11 milhões de toneladas de lixo de origem plástica e apenas 2% são reciclados, uma outra empresa blumenauense, que atua há 20 anos no mercado de embalagens, produz sacolas, envelopes de “e-commerce” e sacos industriais 100% compostáveis, por meio do bioplástico. A Viva Embalagens utiliza na sua produção o polímero de ácido láctico, que tem como matéria-prima principal vegetais como milho, mandioca, batata e beterraba. A vantagem, certificada nos EUA e na Áustria, é que se decompõe em matéria orgânica em180 dias. Torna-se adubo, sem gerar microplásticos e auxilia na redução do volume de resíduos acumulados em aterros ou descartados na natureza. É possível encontrar soluções para enfrentar a poluição do meio ambiente.


PAULISTA


São Paulo é a maior e mais rica cidade do Brasil. Por isso a sua eleição de prefeito municipal virou alvo da batalha entre bolsonarismo e lulismo. O governador Tarcísio de Freitas, eleito nas costas de Jair Bolsonaro, e o Capitão ex-presidente estão apoiando Ricardo Nunes (MDB), que na Convenção do PL chamou de vagabundo o seu principal adversário. Lula apostou todas as suas fichas em Guilhermo Boulos (PSOL). Segundo as pesquisas os dois estão tecnicamente empatados. Elas indicam que haverá segundo turno na capital paulista.


RECEBIDOS


O Maduro é um presidente original. Como domingo haverá eleição presidencial mandou fechar as fronteiras da Venezuela até as 8 horas de segunda-feira. Os ex-presidentes do México e do Panamá, que foram convidados da Oposição, não puderam voar para Caracas e parlamentares estrangeiros reclamaram que foram deportados na chegada ao aeroporto da capital venezuelana. O assessor especial do presidente Lula, Celso Amorim, conseguiu comparecer para a “festa da democracia”. O TSE decidiu não mandar observadores após a “bolsonarizada” de Maduro atacando as nossas urnas eletrônicas. O pleito foi antecipado para a data do aniversário de Hugo Chaves, 28 de Julho. Se for derrotado, Nicolás Maduro, pela Constituição, terá até o dia 5 de Janeiro para largar a rapadura. Eu acredito que o bolivariano não acha que esteja maduro para cair do galho. Todavia, se ganhar na marra outros 14 milhões de venezuelanos pretendem deixar o país, juntando-se aos 7,7 milhões que já saíram. Para território brasileiro vieram 568 mil e foram bem recebidos.

 

ROUBO!


Ursula von der Leyen, presidente da União Europeia anunciou que a sua entidade transferiu para a Ucrânia 1,5 bilhão de euros dos rendimentos de ativos russos congelados no âmbito das sanções contra Moscou. Segundo ela: “Não existe melhor símbolo ou uso para o dinheiro do Kremlin do que fazer da Ucrânia e de toda Europa um lugar mais seguro para se viver”. Vladimir Putin rebateu: “É roubo!”.

 

TATAME

 

No judô, modalidade que já deu a maioria das medalhas para o Brasil, o japonês Nagayama, algoz do brasieiro Michel Augusto, depois perdeu para o esspanhol Francisco Garrigos, não aceitou a derrota, não cumprimentou o adversário e recusou-se a deixar o tatame.

 


GERAL


O namorado do ginasta Arthur Nory foi a Paris para dar uma força. Chegou na véspera,  deu entrevista, mas não adiantou. Nory não conseguiu a classificação para a disputa das medalhas. Está fora da barra fixa. Diogo Soares terminou na sexta posição e tem a chance de disputar a final do individual geral.


MORTE


Na Olimpíada de Paris o voleibol masculino do Brasil pegou na estreia a Itália, campeã mundial da modalidade. No primeiro “set” fomos na frente até 20 a 19 e tomamos a virada. 25 a 23 para os italianos. No segundo tivemos a possibilidade de ganhar de 26 a 24. Mas, Flávio sacou na rede e a Itália na titubeou. Venceu por 27 a 25. Deslanchamos no terceiro e ganhamos de 25 a 18. Esperança despertada na torcida e não deu. Perdemos de 25 a 21 e a partida de 3 a 1. O próximo adversário é outra pedreira: a Polônia. Caímos no Grupo da Morte.

 

JOGO


No vôlei de praia a dupla brasileira não tomou conhecimento da marroquina. Foram dois “sets” a zero. George e André derrotaram Abicha e Elgraoui por 21 a 18 e 21 a 10. Desculpe-me o trocadilho. Nem Elgraoui, nem Abicha conseguiu endurecer o jogo.


ALEMANHA


No baquetebol pegamos a França. Até começamos bem e chegamos a abrir 10 pontos na frente. Mas, apoiada pela torcida a equipe da casa nos derrotou por 78 a 66. Nosso próximo compromisso será na terça-feira, 16 horas, contra a campeã mundial, a Alemanha.


UNIDOS


Na natação, nos 400 metros de nado livre o brasileiro Guilherme Costa, apelidado Cachorrão, bateu o recorde sul-americano, com 3,42 minutos. Entretanto ficou em quinto lugar. Ouro para a Alemanha, prata para a Austrália e bronze para a Coréia do Sul. No naipe feminino desde 1948 não tínhamos uma nadadora entre as 8 disputando a prova final. Maria Fernanda Costa, 22 anos, deu o que podia e não foi além do sétimo lugar. Ouro para a Austrália, prata para o Canadá e bronze para os Estados Unidos.


FINAL


No surfe, no Taiti, a 16 mil quilômetros de distância de Paris, Gabriel Medina mostrou porque é favorito para abiscoitar o ouro. Na primeira onda obteve a pontuação que lhe deu a vitória na bateria. Vai direto para as quartas de final.


CÂNTAROS


A chuva que na abertura molhou até piano de cauda continua caindo em Paris e acabou obrigando a organização a suspender as partidas de tênis que seriam realizadas nas quadras de Roland Garros. Cancelada a estreia da dupla brasileira Bia Haddad e Luisa Stefani. Cobriram as quadras com lonas plásticas e vão ficar torcendo para que pare de chover a cântaros.


PONTES


No quadro de medalhas a Austrália aparece em primeiro lugar com 2 medalhas de ouro e 1 de prata. Em segundo a China com 2 de ouro e em terceiro a França com uma de ouro, uma de prata e uma de bronze. Mas ainda há muita água no Sena para passar por baixo de suas pontes.

Comentários

  1. A eleição em São Paulo vai ser acirrada entre Boulos e Nunes, Tabata e Datena sem chances.
    Mas ao contrário de Nunes o Boulos leva vantagem com o apoio do Presidente Lula.

    ResponderExcluir
  2. A presidente da União Européia Ursula Von Der Leyen foi corajosa com essa decisão impondo mas uma derrota para tirano Wlademir Putim que está cada vez mais isolado do resto do mundo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

CONTINUA

RETALIAÇÃO

JANEIRO