PACÍFICO

 


Continuo a minha viagem imaginária através do livro que estou lendo e saboreando. Os dois personagens que acompanho Cláudio e Thomas Koglin, tiveram que levantar às 3 da manhã, pois a Van ia passar às 4 para seguir até outra atração: os Gêiseres de Tatio. Eu tranquilo na minha poltrona e também vou, de graça, para a água fervente jorrando do solo a 80o centígrados, no campo geotérmico que fica a 90 quilômetros de distância. Bonito e perigoso. Em 2015 uma turista belga foi fotografar e caiu na água. Morreu poucos dias depois. Foi a última turista a ter este destino. O café da manhã foi ali mesmo e o guia disse que havia uma piscina natural à disposição para um banho. Ninguém se arriscou. Depois de uma hora e meia começou a volta a San Pedro. Duas paradas no caminho. A primeira no Vado Putana, um grande lago encravado na montanha e deserto. A segunda em Machuca, uma pequeníssima aldeia que estava abandonada e começa a ser repovoada. Tem cerca de 20 casas e uma igreja rústica de 1890. Sua população diurna é de 20 habitantes e a noturna de 3 apenas. Voltaram cansados, foram tirar um cochilo e mais tarde saíram para tomar umas cervejas “Kunstmann Miel” com os amigos motoqueiros Álvaro e Alexandre, que também estavam na cidade e juntos deram uma voltinha pelo centro, passando pela praça central, a igreja e o mercado. À noite se despediram com um jantar. Motos preparadas, foram dormir cedo pois no dia seguinte seguiriam para Antofagasta, na costa chilena. Finalmente o Oceano Pacífico.


CHEIA


Por coincidência, há duas semanas, eu havia convidado Airton Floriani, diretor fundador do jornal A Voz da Razão para gravarmos o Mesa de Bar, meu programa na TV Galega. Pois no TEDxBlumenau aconteceu a palestra da pesquisadora Letícia Sallorenzo, mestra e doutoranda em linguística, que estuda e analisa processos cognitivos e discursivos de manipulação, o que inclui processos de disseminação de “fake news”, tema que está diretamente ligado ao cotidiano da democracia no Brasil e em todo mundo. Falando da diferença da mídia impressa e as redes sociais comentou que a impressa tem responsabilidade sobre o que publica e nas redes sociais mentiras anônimas causam grandes dissabores. Para citar um exemplo da seriedade dos jornais impressos no papel mencionou e mostrou o jornal A Voz da Razão. O Airton Floriani está com a bola cheia.


CONTEÚDO


No Balneário Piçarras, a juíza Cristina Bogo determinou a retirada de dois comentários nas redes sociais contra o prefeito Tiago Baltt (MDB) considerando-os difamatórios. Os dois sobre a localização dos pneus doados para o município pela Receita Federal. A magistrada também exigiu que o Facebook forneça os dados necessários para identificar os responsáveis pelo perfil autor das opiniões, sob pena de multa diária. Ao falar em “Tiaguinho mãos leves”, “mãozinhas vorazes” e “mãozinhas mais ligeiras do litoral norte ataca novamente”, segundo a juíza causou repercussão negativa ao prefeito, atingindo a honra, a imagem e o exercício profissional e empresarial. Concordo que as opiniões postadas podem gerar “justiciamentos e linchamentos sociais com manifesta ilicitude ou abuso do direito”. A maioria dos internautas não afere a veracidade das informações e nem contata com o autor para maiores esclarecimentos. Simplesmente compartilha o conteúdo.


CASTRO


Avião particular saiu de Governador Valadares, em Minas Gerais, com destino a Florianópolis. Quando passava por Joinville o piloto pediu para descer no seu aeroporto. Mas, antes de tocar a pista, arremeteu e foi cair na localidade de Barrancos, perto de Itapoá. Iniciada a busca pelo aparelho, a força aérea e os bombeiros localizaram o aeroplano na madrugada desta terça-feira. Infelizmente, com os dois ocupantes mortos. As vítimas foram identificadas como Geraldo Cláudio Lima, o piloto, e o empresário Antônio Augusto Castro.


PROFESSORAS


Blumenau está cuidando bem das suas crianças. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) apresentou o levantamento da situação nas escolas públicas municipais do país. Em Santa Catarina, entre as cidades com mais de 250 mil habitantes, Blumenau aparece no terceiro lugar com 63,9% dos alunos da rede de ensino municipal sabendo ler e escrever no final do 2o ano do ensino fundamental. Somos superados por Joinville com 65,9% e São José com 65,4%. Mas, estamos acima da média catarinense, que é de 61%, e dos 56% que é a média nacional. Podemos comemorar, pois estamos acima da média. A meta do Ministério da Educação é que o Brasil alcance os 80% até 2030. Um desafio para as professoras.


NEPOTISMO


Para escapar de uma ação judicial por danos morais, o governador Jorginho Mello teve que ter a humildade de ir ao Tribunal de Justiça e pedir desculpas ao desembargador substituto João Marcos Buch. O magistrado desistiu da ação após a inesperada visita do governador, que o havia chamado de “boca torta”, em alusão a uma cicatriz no seu rosto, quando concedeu liminar impedindo nomeação do filho do filho do chefe do gverno por nepotismo.


ABSURDO


Está em discussão no Congresso Nacional um projeto de emenda constitucional do senador Flávio Bolsonaro que permite a privatização de praias. Eu acho que a praia pública é o local mais democrático do país. Nela convivem, de calção e de biquini, tanto membros de famílias milionárias quanto de favelados. Imagino o problema social que será criado se as praias do Rio de Janeiro forem privatizadas e os donos começarem a cobrar ingresso. O Piscinão de Ramos não será suficiente para conter a grande massa humana que irá frequentá-lo. Os parlamentares, que terão como pagar, que me desculpem: é um absurdo.

 

RÁPIDO

 

Em Fukuoka, no Japão, a seleção masculina de voleibol do Brasil não teve dificuldades para despachar a da Alemanha. Logo com grande atuação de Lukas Bergmann foram 3 a 0 com parciais de 25/15, 25/16 e 25/15. Foi jogo rápido.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTINUA

RETALIAÇÃO

DEMITIDOS