CRESCENDO
Um agricultor paranaense embrenhou-se na mata densa e descobriu seis marcos delimitadores da fronteira entre o Paraná e Santa Catarina. O achado histórico é de 1916 e 1918 e vai dar ao território de Santa Catarina 490 hectares, que correspondem a 490 campos de futebol. A coleta das coordenadas foi realizada com tecnologia avançada de alta precisão e constatou as inconsistências nos marcos físicos usados para fixar nos mapas a fronteira entre os dois estados. A área situa-se no limite entre Guaratuba e Tijucas do Sul, no Paraná, e Garuva, Campo Alegre e Itapoá, em Santa Catarina. Não há litígio. O Paraná aceita a perda numa boa e Jorginho Mello vai festejar que nos seu governo Santa Catarina continua crescendo.
REMUNERADO
Desde 1980 sou crítico quanto à correção do FGTS. 3% ao ano mais a taxa de referência uma forma de enganar os trabalhadores, que ainda ficam felizes quando recebem a oportunidade de saque de uma parte e do total na aposentadoria. Finalmente os “pais da pátria”, em Brasília, decidiram discutir e aprovar uma melhora. Houve os que argumentaram que o FGTS não é um investimento para obter rendimento. Mas, acabaram dizendo sim para uma correção que seja no mínimo igual à inflação do ano. Deveriam ter aprovado a remuneração pela famosa Taxa Selic. Se fosse o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço dos Parlamentares garanto que seria regiamente remunerado.
PÚBLICA
O Brasil é um país laico. Entretanto, graças à Bancada Evangélica, está politizado até o seu âmago. Os pentecostais querem impor leis baseadas nos textos bíblicos. Não interessa que tenham sido escritos há dois mil anos. Mas, o mundo mudou e quando Jesus Cristo voltar não irá se vestir como o Inri Cristo. Em 24 segundos, para agradá-los os nossos parlamentares aprovaram “urgência” para discussão em plenário da lei medieval que torna crime e condena a até 20 anos de prisão as mulheres que abortem depois da 22a semana de gravidez, mesmo que vitimas de estupro. O estuprador, se for encontrado, pegará 10 anos de cadeia. Daqui a pouco vão querer que a mulher adultera seja apedrejada em praça pública.
INJUSTIÇADO
Tenho saudade do presidente Itamar Franco, em cujo governo foi criado o Plano Real e o mérito passado inteiramente para seu ministro da fazendo, Fernando Henrique Cardoso. Quando houve uma denúncia contra Henrique Hargreaves, ministro chefe da Casa Civil, Itamar Franco mandou que se afastasse da função até a conclusão da investigação da denúncia na CPI dos Anões do Orçamento, em 1993. Era suspeito de, na condição de funcionário da Câmara, ter tido conhecimento do esquema. Numa atitude que se tornou referência de boa conduta, Itamar Franco anunciou a decisão em alto e bom tom, da mesma forma que, concluída a investigação sem que algo fosse comprovado, tornou público o motivo da volta de seu velho amigo ao cargo. É o que deveria ter feito o presidente Lula após a acusação contra Juscelino Filho, seu ministro das comunicações, de dar a mão para a irmã prefeita de Vitorino Freire, no Maranhão, e providenciar, via Codevasf, o asfaltamento da estrada que passa pela frente de uma fazenda de da família, com desvio de emenda parlamentar quando era deputado federal. Volta se comprovado que não está certo o indício da PF que o apontou em seu inquérito. Itamar Franco é pouco lembrado e, na minha opinião, injustiçado.
GOTAS
Outra coisa que fedeu foi o leilão para a compra de 263 mil toneladas de arroz. Acontece que três das quatro empresas que ganharam o direito de faturar com a venda de arroz importado despertaram suspeitas. São elas ARS Locação de Veículos e Máquinas, Zafira Tradind e Icefruit Indústria e Comércio de Alimentos. O principal vencedor da licitação, com direito a importar 147,3 mil toneladas de arroz, para receber 736,3 milhões de reais do governo federal é a Queijo Minas, que atua na região central de Macapá. O secretário de política agrícola do ministério da agricultura, Neri Geller, foi exonerado e não aceitou que constasse no documento “a pedido”. Para acabar com o bafafá a licitação foi anulada. Como os gaúchos garantem que tem arroz suficiente para abastecer o mercado brasileiro, o presidente Lula poderia mudar de arroz para azeite, pois a secretaria da agricultura do Rio Grande do Sul acaba de anunciar queda de 67% na sua produção, pelo excesso de chuvas nos olivais. A seca prolongada na Espanha e Portugal também causou problema para a fabricação e fez o preço do azeite de oliva aumentar 50%. Pelo jeito, o produto terá que ser utilizado em gotas.
ENTUSIASMADOS
Graças ao You Tube pudemos assistir ao Concerto de Yamandu Costa com a Orquestra Sinfônica de Xangai, parte da celebração dos 50 anos das relações diplomáticas entre o Brasil e a China. Vimos só a parte inicial na qual foi apresentada a obra Ilha Concertantes, de autoria do extraordinário violonista gaúcho em parceria com Sérgio Assad. A música maravilhosa dividida em três partes. A primeira Itaparica, a maior ilha marítima do Brasil, na Baía de Todos os Santos, na Bahia. A segunda La Graciosa, uma das ilhas canárias, com apenas 700 habitantes e um santuário sem asfalto e sem poluição, com praias de areias brancas e água em tons azul turqueza, com clima agradável o ano inteiro. A terceira é La Invernada, ilha fluvial no Rio Paraná, na Argentina, em frente da cidade de Rosário. Os chineses aplaudiram entusiasmados.
SOFRIDOS
Excepcionalmente tivemos Brasileirão na quinta-feira. Foram seis partidas e o Flamengo reassumiu a liderança ao derrotar o Grêmio por 2 a 1. O Criciúma perdeu em Curitiba do Athlético de 3 a 1. O Vasco segue perdendo. 2 a 0 para o Palmeiras. Em Criciúma, Internacional e São Paulo não saíram do 0 a 0. O Cruzeiro derrotou o Cuiabá por 2 a 1. O Bahia bateu o Fortaleza por 1 a 0 e tem o mesmo número de pontos ganhos pelo Flamengo (17). Fica em segundo lugar pelo critério do saldo de gols marcados e sofridos.
Comentários
Postar um comentário