SUBSTITUIR
O nosso prefeito, Mário Hildebrandt, recebeu o honroso convite para ir a Nova York e participar como palestrante da “Brazilian Week” (Semana Brasileira) que também comemora os 200 anos das relações diplomáticas entre o Brasil e os Estados Unidos. Inicialmente estava disposto a viajar. Mas, acabou declinando alegando questões particulares. Seguirá com as agendas de Blumenau, talvez lembrando que em Outubro teremos eleições municipais e quer eleger quem o irá substituir.
RECEITA
Blumenau continua sonhando com o seu Centro de Eventos. No ano passado a Prefeitura anulou o contrato com a empresa que havia ganho a licitação para a construção do espaço que seria destinado às exposições, feiras e congressos. Um ano já passou e até agora nada. Será que são as forças ocultas que estão impedindo que tal aconteça, para não prejudicar o vetusto Teatro Carlos Gomes e não reduzir drasticamente a sua receita?
SABONETES
Leo Fará experiente bombeiro reformado é co-fundador e líder da ONG Humus, composta por antigos bombeiros, que atua no trabalho voluntario nas catástrofes nacionais e internacionais. Ele está com sua equipe no Rio Grande do Sul e expôs opiniões interessantes. Disse que o auxílio monetário é importante para que se compre o que realmente está sendo necessário e para movimentar o comércio local. Contou que está em Cruzeiro do Sul onde chegou uma carreta carregada de doações e que não pôde ser descarregada. Tudo estava em paletes e na cidade não há maquina para movimentá-los. Outra chegou com tantas roupas que no depósito não havia lugar para colocá-las. O ideal é doarmos o que necessitam de verdade e não o que achamos que precisem. Assim por exemplo, como no abrigo não estão podendo tomar banho, é melhor receberem lenços umedecidos do que sabonetes.
MORTAL
Comovente o que Leo Fará falou sobre um cidadão idoso que se lamentava da perda de tudo e de não poder dar um bolo e um presente para a filha que estava aniversariando. Sua turma comprou o bolo e o presente para o pai dar para a filha. Este declarou: “Agora eu confio na humanidade”. Mais ainda a história da mulher que estava chorando porque o filho é autista, estava em surto, o medicamento caríssimo foi levando pela enchente e ela não tinha dinheiro para comprar novamente. Seu pessoal arrumou a receita e comprou o remédio. A experiência, dedicação e espírito solidário dos ex-soldados do fogo auxiliando as vítimas da água, vital para a nossa vida, que está mostrando aos gaúchos a sua força destruidora e mortal.
INDICAR
A minha leitora Rose Della Giustina mandou-me uma mensagem que pode ser de real valia para ajuda ao Rio Grande do Sul. Informa que quem faz a declaração completa do Imposto de Renda pode destinar o percentual permitido pela Receita Federal para a cidade gaúcha que for escolhida. Quem ainda não declarou ou não fez a entrega da sua declaração basta clicar na aba DOAÇÕES DIRETAMENTE NA DECLARAÇÃO. Vai aparecer o valor que pode ser doado para criança ou idoso, do Estado e da Cidade que você escolher e indicar.
SOL
13 de Maio de 1888 foi o dia em que a Princesa Isabel assinou o decreto que trouxe a abolição da escravatura no Brasil. O seu ato também significou a impossibilidade de um dia colocar na cabeça a coroa que já estava pronta e iria torná-la imperatriz, porque desencadeou o processo da Proclamação da República, em 15 de Novembro de 1889. O resultado foi que Dom Pedro II, acredito que o melhor governante que já tivemos, teve que partir para o exílio com toda a família imperial. 136 anos já passaram e os negros, maioria da nossa população, continuam lutando por um lugar ao sol.
UNIDOS
Dois homens receberam coração de porco e não passaram de semanas até perderem a vida. Richard Slayman, 62 anos, foi o primeiro a ter transplante de rim recebendo órgão suíno. A cirurgia foi comandada pelo médico brasileiro Leonardo Riella, no Hospital Geral de Massachusets, em 16 de Março. O paciente morreu sábado, quase dois meses após a cirurgia. A equipe médica do hospital lamentou a morte e afirmou que não havia qualquer indício de que ele faleceu como resultado do transplante. Leonardo Riella formou-se na Universidade Federal do Paraná. Vou investigar para saber se é blumenauense e filho do comerciante Carlos Riella, que conheci muito bem. Outro médico de Curitiba, Miguel Carlos Riella nasceu em Blumenau, é fundador da Fundação Pró-Renal, membro da Academia Nacional de Medicina e de inúmeras sociedades médicas no Brasil e no Exterior. Como está com 79 anos pode ser pai do Leonardo que atua nos Estados Unidos.
Comentários
Postar um comentário