QUESTÕES
A unificação do concurso nacional para provimento de vagas no serviço público federal e a expansão dos locais de prova para além das capitais, beneficiando as maiores cidades de cada região das 27 unidades federativas foi bem recebida e amplamente aplaudida. Ninguém imaginou que um desastre natural no Rio Grande do Sul, com enorme destruição e grande número de mortes, poderia levar ao adiamento do concurso. O governo federal inicialmente não queria porém acabou atendendo ao apelo do governador gaúcho. 2.144.000 candidatos inscritos para disputar uma das 6.640 vagas oferecidas por 21 órgãos públicos federais. Prejuízo para a organização, decepção para a maioria dos candidatos, entretanto prevaleceu o bom senso. Agora é marcar uma nova data e decidir se continua válido o material já distribuído ou se serão buscados novos temas e novas questões.
TERRA
Nem mesmo os membros da Defesa Civil Municipal de Gramado imaginaram que pontos até então nunca atingidos duramente pelas chuvas iriam causar desbarrancamentos e provocar nove mortes por soterramento. Tinham registrados 12 pontos de risco e no desastre atual surgiram 42. A vizinha Canela também não escapou. No Alto da Serra, as duas cidades não sofrem alagamentos. O problema são os deslizamentos de terra.
TRAFEGAR
Porto Alegre registrou o mais alto nível do Guaíba nos últimos 83 anos. A estação rodoviária ficou inundada e o Aeroporto Salgado Filho teve que interditar as partidas e chegadas dos aviões. A prefeitura pediu aos cidadãos que busquem locais seguros para ficar e a cidade, bem como o estado, sofre problema de falta de energia elétrica e de água potável. A população corre para os supermercados e postos de gasolina e isso pode provocar o desabastecimento, até que a chuva de uma trégua e os caminhões com alimentos e combustíveis possam trafegar.
INDISPENSÁVEL
O Brasil inteiro começa a se movimentar para auxiliar os atingidos pelo desastre climático no Rio Grande do Sul. São feitas campanhas para recolher recursos financeiros para a limpeza e reconstrução, bem como para angariar alimentos não perecíveis e material de higiene e limpeza. Das mais importantes foi a ajuda dos corpos de bombeiros de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e até de Estados do Norte do país. Minas Gerais, cujo rompimento da Barragem de Brumadinho lhe deu experiência para enfrentar catástrofes, enviou bombeiros de helicóptero e veículos por rodovia com equipamentos especializados para o resgate e salvamento. Neste momento a solidariedade é indispensável.
PRIVILEGIADO
O maior “show” de Madonna aconteceu em Paris e foi assistido por 130.000 pessoas. Vai se tornar fichinha perto do que está previsto para a noite deste sábado no Rio de Janeiro. Em Copacabana são esperados 2.000.000 de espectadores. Brasileiros de perto e de longe seguiram para a Cidade Maravilhosa a fim de ver de perto a Diva da Música Pop. Ouvi um cabeleireiro paulista dizendo que já na madrugada se posicionou perto do palco, levando barrinhas de alimento e vestindo um fraldão para não ter que sair e perder o lugar privilegiado.
JOGO
Apesar dos gatos pingados que compareceram ao comício do dia 1o de Maio, no Estádio do Corinthians, o Lula, que criticou a organização por falta de divulgação, deve estar respirando aliviado. A Paraná Pesquisas divulgou na quinta-feira o resultado de seu levantamento de opinião dos eleitores paulistas em que constatou índices estáveis de aprovação e desaprovação. A gestão de Lula foi aprovada por 52,1% e desaprovada por 45% dos paulistanos. 2,9% não souberam responder ou esconderam o jogo.
BUGRES
Por falar em jogo, tivemos o clássico Fluminense x Atlético Mineiro. Os cariocas venciam por 2 a 0 e os mineiros buscaram o empate de 2 a 2, com 2 gols de Vargas. 18:30 horas, em Bragança Paulista, Tite, enfrentando seu inferno astral, levou o elenco milionário do Flamengo para enfrentar o time do Caixinha. Às 21:00 o Corinthians, que anda mal das pernas e das finanças, pegando o Fortaleza, que tem honrado o nome. Neste domingo jogam Athlético e Vasco, Vitória e São Paulo, Botafogo e Bahia e Cuiabá e Palmeiras. Os jogos dos três clubes gaúchos foram adiado, tal qual o concurso nacional. O Inter não foi para Belo Horizonte para a partida contra o Cruzeiro. O Criciúma não teve como ir a Porto Alegre para o confronto com o Grêmio e o Juventude não pôde recepcionar o Atlético Goianiense no Campo dos Bugres.
Comentários
Postar um comentário