INFORMADO
A Festa do Divino Espírito Santo de Blumenau já foi a maior festa religiosa de Santa Catarina. Muito tempo antes movimentava toda a sociedade. As mulheres faziam bonecos de palhaços e muitas famílias doavam perus, que eram uma grande atração do festejo. Enquanto um fiscal da Receita Federal, em férias aqui, não denunciasse a rifa católica tinha o sorteio de um carro zero. Mas o entusiasmo arrefeceu e não sei se porque a mídia está concentrada na catástrofe do Rio Grande do Sul, se não tivesse ouvido na CBN a entrevista do Padre Marcelo Martendal nem ficaria sabendo que a Festa do Divino deste ano acontece neste sábado e domingo. Faltou divulgação ou eu é que estou mal informado?
GRANDEZA
Há 30 anos existe globalmente o selo entregue para “Empresa com Melhor Gestão”. No mundo mais de 1.300 já receberam o selo. A pesquisa é feita, há 3 anos, pela consultoria Deloitte, uma das maiores do planeta. Do Brasil, na última edição, 112 companhias foram analisadas e 71 delas convidadas a participar. Depois houve uma triagem até que restaram 17 vencedoras. 10 delas já haviam recebido o prêmio em edições anteriores. São elas Cooperativa Agrícola, Cocamar, Farmácias Nissei e Gazin do Paraná, Coco Bambu e Café Três Corações do Ceará, Santa Helena e Usina Cocal de São Paulo, Farmax de Minas Gerais e Masterboi de Pernambuco. Mais sete conseguiram o destaque. Baterias Moura e Grupo Cornélio Brennand de Pernambuco, Enxuto, UPL e Copersucar de São Paulo, Petrobahia da Bahia e SLC do Rio Grande do Sul. Elas passaram por rigorosa auditoria e podem se gabar da sua grandeza.
MILITAR
Conforme notícia do UOL, 51 dos condenados pelos atos de 8 de Janeiro de 2023 ainda estão soltos ou romperam a tornozeleira eletrônica e fugiram do Brasil. Dez escaparam pelas nossas fronteiras com a Argentina e Uruguai. São 6 mulheres e 4 homens. Dentre estes está o músico Ângelo Sotero (54), nascido em Urubici e há mais de 20 anos morador de Blumenau. Ele foi condenado a 15 anos de prisão e mandou-se para a Argentina passando pela fronteira seca de Dionísio Cerqueira. Ele é um dos autores da letra do hino oficial de Itapema e na nossa região apresentava-se em bares e restaurantes com a dupla Ângelo e Cristina. Foi detido por publicar fotos e vídeos participando dos atos golpistas, incitando cassação de ministros de STF e pedindo intervenção militar.
PAMPAS
Dilma Rousseff nasceu em Minas Gerais, viveu muito tempo no Rio Grande do Sul e considera-se gaúcha. Tem lá o seu acervo, que foi atingido pela inundação. Reúne cartas de Joe Biden e da Rainha Elizabeth II, bem com obras de Brennand e Romero Brito, que podem ter sido prejudicadas pela enchente. O temor é que haja saque, pelo valor histórico. O acervo estava num Galpão do MST. Não imaginou que haveria o dilúvio nos pampas.
SUFOCANTE
Dilma Rousseff, que agora é a presidenta do Banco dos Brics, anunciou nas redes sociais que vai destinar 1,115 bilhão de dólares para o Rio Grande do Sul. São cerca de 5,750 bilhões de reais. O banco já procedeu a liberação do dinheiro que deverá ser utilizado em obras de infraestrutura e prevenção de desastres e deverá chegar sem burocracias. Quero crer que seja uma doação a fundo perdido, pois se for um empréstimo, mesmo que subsidiado, vai aumentar a dívida do Rio Grande do Sul, que já é sufocante.
MODESTO
Eu iria aplaudir se os polítocos brasileiros também decidissem pegar boa parte do Fundo Eleitoral, que foi elevado para quase 5 bilhões, e mandassem para ajudar a reconstrução gaúcha. Os nossos partidos tem 4,960 bilhões para usar nas campanhas durante as eleições municipais deste ano. Poderiam doar 3 bilhões e ainda ficariam com quase 2 bilhões para a “Festa da Democracia”. Eles, contudo, com exceção dos gaúchos por motivos eleitorais óbvios, irão preferir o envio de um PIX individual consideravelmente mais modesto.
BONITOS
Em Bangcoc, capital da Tailândia, no seu Congresso, a FIFA decidiu quem irá sediar a 10a Copa do Mundo de Futebol Feminino em 2027. Por 119 votos a favor e 78 contra o Brasil foi o indicado, superando a proposta conjunta da Alemanha, Bélgica e Holanda. Será a primeira vez que a competição vai acontecer num país sul-americano. Como será organizada pelas mulheres, acredito que não serão cometidos os erros ocorridos na Copa do Mundo Masculina de 2014 e nos Jogos Olímpicos de 2016. A vitória na escolha já evidenciou que elas tem um projeto consistente e do passado só irão aproveitar os estádios, que deverão passar por pintura e melhorias, para ficarem mais bonitos.
Comentários
Postar um comentário