FORÇA

 


Na Noite do Nhoque, no Circolo Italiano, Norberto Mette, o ex-secretário de turismo de Blumenau, que assumiu a organização da Festitália, anunciou que este ano teremos em Blumenau os três maiores tenores brasileiros, grupos de canto, dança e música italiana. Tudo acompanhando a gastronomia e bons vinhos. Serão 10 dias de festa mostrando a alegria peninsular. A 29a edição da Festitália vai acontecer de 13 a 23 de Junho. Norberto Mette declarou alto e bom som que o objetivo é fazer da atual maior festa italiana de Santa Catarina a maior do Brasil. Em núcleo puramente germânico, a italianada quer mostrar a sua força.


DEUS


Os brasileiros agnósticos aproveitaram o feriado de Corpus Christi para fazer passeios. Os católicos comemoraram com procissão de tapetes e recolhimento para rezar nas igrejas. Os evangélicos promoveram a Marcha para Jesus. Os fiéis demonstrando a sua crença, os pastores mostrando a força das suas igrejas e os políticos aproveitando para aparecer no meio de grande público professando a sua fé em Jesus e esperança de que melhores dias virão, principalmente se forem eleitos, com a graça de Deus.


CRIANÇAS


Declarações feitas pelo presidente Lula a respeito da ação bélica de Israel na Faixa de Gaza acabaram azedando o clima das nossas relações diplomáticas com o governo israelense. A crise se aprofundou com a ordem para que o embaixador do Brasil deixasse Tel Aviv e fosse para Genebra, na Suíça. É bem verdade que cresce o número dos países que criticam Benjamin Netanyahu, que obstinadamente quer eliminar o último integrante do Hamas e que, até por erro confesso, o seu exército matou civis palestinos, inclusive mulheres e crianças.


PREÇOS


A Associação Brasileiras das Indústrias do Arroz afirma que “não procede a informação de que o Brasil vai importar arroz da China, menos ainda arroz artificial”. A origem do milhão de toneladas que pretendemos importar é de países do Mercosul (Argentina, Paraguai e Uruguai) e, eventualmente o grão “premium” da Tailândia, por se aproximar mais da qualidade do arroz brasileiro. O presidente da agroindústria do Rio Grande do Sul declarou que a importação é desnecessária. 84% das lavouras gaúchas já haviam sido colhidos quando começou a tragédia. O Rio Grande do Sul produz 70% do nosso arros e os 30% restantes procedem de regiões que não foram atingidas pelas chuvas. O governo federal argumenta que a medida provisória para a importação de arroz é para evitar o desabastecimento e a especulação com alta de preços.


DISTÂNCIA


A Arauco, grande empresa chilena, vai investir 28 milhões de reais para instalar em Inocência, no Mato Grosso do Sul, uma fábrica de celulose, que vai oferecer 500 empregos. Como a cidade só tem 8.404 habitantes, seu prefeito tem um misto de satisfação e preocupação. Toma por base Ribas do Rio Pardo, onde foi instalada fábrica de celulose da Suzano. Rapidamente a população cresceu de 21 mil para 35 moradores. O aluguel subiu de 700 para 2,5 mil reais e exigiu mais policiamento, mais médicos e mais programas sociais. O prefeito de Inocência, mostrando que não é inocente, já baixou resolução para que os operários que vão construir a nova fábrica do município sejam alojados a 40 quilômetros de distância.


AÇUCAREIRA


Os Estados Unidos vão ajudar os pequenos empresários cubanos. O Departamento do Tesouro dos EUA incrementa mudanças regulatórias para permitir apoio financeiro para pequenas empresas privadas de Cuba, reforçando os serviços baseados na “internet” na ilha e expandindo o acesso do povo cubano a determinados serviços financeiros. Os pequenos empresários da ilha comunista poderão abrir contas em bancos norte-americanos e a fazer operações de pagamentos e financiamentos, inclusive usando plataformas online com sede nos EUA. Uma autoridade declarou: “Estamos dando um passo importante para apoiar a expansão da livre iniciativa e do empreendedorismo em Cuba”. O presidente Biden prometera flexibilizar as restrições para ajudar os empreendedores emergentes de Cuba. Cuidaram para não beneficiar as autoridades cubanas. Os cubanos se tornarão autossuficientes e não dependerão do governo para todas as suas necessidades diárias. O apoio ao setor privado de Cuba também ajudará a conter a imigração irregular da ilha açucareira.


EXCLUÍDOS


O Papa Francisco teve uma reunião a porta fechadas com 200 bispos italianos. Na ocasião um deles perguntou-lhe como proceder com um homossexual que queira ingressar no seminário. O bispo, usando a palavra “frociaggine”, do dialeto italiano, que corresponde a bichiche ou viadagem, quis saber quanto a aceitação de abertamente “gay”. O Papa, talvez não sabendo que o termo “frociaggine” é pejorativo, disse que existe “frociaggine” (bichice) demais nos seminários. Muitos prelados não gostam dele e um soprou para a imprensa. A notícia ganhou manchetes internacionais. O Papa teve que pedir desculpas e, embora seja o que mais tem acolhido os homossexuais, ficou mal com os excluídos.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTINUA

RETALIAÇÃO

JANEIRO