CORRENTEZA

 


Vi na televisão uma reportagem revelando espírito solidário de um jovem que se tornou herói. Graças a um vídeo feito, não permaneceu anônimo. Marcus Vinícius pendurou-se à porta do ônibus que o transportava, em Nova Iguaçu, pisando no pneu e agarrando-se na antena de um carro que estava preso à água do temporal, que transformou a rua em caudaloso rio, para sua ação corajosa. Foi assim que conseguiu resgatar duas criancinhas, suas mochilas e a desesperada mãe, a enfermeira Berlândia Coutinho. Assim que a mulher foi salva o automóvel foi carregado pela correnteza.


POTÁVEL


Por falta de planejamento, os prefeitos preferem mandar construir uma praça bonita ou uma fonte luminosa e não se interessam pelo tratamento do esgoto ou a drenagem das ruas. Privilegiam as obras que aparecem aos olhos do eleitores. Na Baixada Fluminense, para citar apenas uma região, pessoas estão perdendo a vida em inundações catastróficas causadas pela falta de drenagem. Melhor nem falar sobre as doenças pela falta do tratamento do esgoto e a falta de água potável.


PICANHA


Uma das promessas de campanha do Lula foi a volta do povo comer picanha. Até agora ela continua sendo produto de luxo. Mas, viralizou na Internet o vídeo feito por um brasileiro num supermercado da Walmart, nos Estados Unidos. Ele mostrou que lá a picanha está mais barata do que no Brasil. Então, para agradar ao povão, o Joe Biden está em melhor situação do que o Lula. O problema é que, pelos habituais esquecimentos, o Biden pode já não se lembrar do que seja “sirloin cap” ou “rump cap”, como eles chamam a picanha.


DINHEIRO


Blumenau ganhou fama de seriedade quando há anos um cidadão da Vila Itoupava enfrentou todos os problemas de uma grande enchente para vir ao Banco do Brasil e pagar uma duplicata que estava vencendo. Os tempos e os hábitos mudaram. A Polícia Civil acaba de revelar um esquema de falsificação em nossa cidade que transformava camisetas simples em roupas de grife. Na Operação Policial foram bloqueados 85 milhões em bens e sequestrado até um iate no valor de 3 milhões de reais. Com estampas de renomadas marcas eram vendidas em São Paulo e no Ceará. Crime contra a propriedade industrial, tributário, contra o consumidor, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Em 3 galpões eram feitas as falsificações. Os empresários ainda sonegavam impostos e ocultavam a origem do dinheiro.


VERTICAL


Segundo a Organização Mundial da Saúde, a dengue ainda deverá atingir o pico e a prioridade é evitar mortes. O mais preocupante, contudo, é a descoberta feita pela Universidade Federal de Goiás. Os pesquisadores encontraram a presença de vírus em ovos antes do nascimento dos mosquitos. O Aedes Aegypti já nasce infectado pela zika e chikungunya, não havendo necessidade de hospedeiro. É a chamada transmissão vertical, que leva muita gente para a horizontal.


ISRAEL


O Lula saiu de Pernambuco ainda criança, mas quer mostrar que é cabra da peste. Não pediu desculpas a Israel, como exigiram Benjamin Netanyahy e o chanceler Israel Katz e voltou a acusar o governo israelense de genocídio. Ao afirmar que é a favor da criação do Estado Palestino livre e soberano, que possa viver em harmonia com o Estado de israel, Lula declarou que o que o governo israelense está fazendo não é guerra, é genocídio. “Crianças e mulheres estão sendo assassinadas”, concluiu a sua acusação. Talvez ficou mais macho quando, na Argentina, o secretario de estado norte-americano, Antony Blinken, declarou estar “desapontado com a construção de mais 3,3 mil casas nos assentamentos ilegais na Cisjordânia, contraproducentes para se alcançar a paz duradoura e que enfraquecem a segurança de Israel”.


HEXA


No futebol de campo andamos capengando. Mas, no futebol de areia, o “Beach Soccer”, como o brasileiro prefere denominar, estamos com a bola cheia. Neste domingo, em Dubai, nos Emirados Árabes, com a arquibancada cheia de brasileiros, derrotamos a Itália por 6 a 4 e conquistamos o nosso sexto título mundial. Agora somos Hexa!

 

GUANABARA


Em São Paulo teve comício pró liberdade e democracia. No Rio de Janeiro aconteceu o Fla-Flu. Primeiro tempo de muita marcação das duas esquipes. O único lance de real perigo foi na cobrança de uma falta para o Fluminense. John Arias cobrou e Rossi fez grande defesa, espalmando para escandeio. 0 a 0 diante dos mais de 50 mil espectadores no Maracanã. Dois terços flamenguistas. Os tricolores devem ter guardado o dinheiro do ingresso para quarta-feira, quando vão decidir com a LDU do Equador a Recopa Sul-Americana. Em Quito o Flu perdeu de 1 a 0. No segundo tempo Pedro e Cebolinha marcaram e deram a vitória e a liderança isolada da Taça Guanabara.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONTINUA

RETALIAÇÃO

JANEIRO